Especialização em Metodologia da Educação à Distância
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Metodologia da Educação à Distância por Autor "Bittencourt, Dênia Falcão de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto O aluno virtual: perfil e motivação(2007) Azevedo, Deleuse Russi deA educação a distância está cada vez mais, no contexto das sociedades contemporâneas, apresentando-se como uma nova forma de aquisição de saberes, atendendo às demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. O presente estudo, que se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, problematizará fatores relacionados ao aluno virtual acadêmico, mais precisamente aos alunos do curso de graduação a distância do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da UnisulVirtual. Que motivações têm estes alunos em estudar? Que características compõem o perfil deste aluno virtual? Estas são algumas das indagações que levaram a realização da pesquisa sobre o aluno virtual, pois vem ao encontro de experiências em Educação a Distância - EaD como tutora em curso de especialização e como aluna de cursos de extensão e de especialização, nesta universidade. Para responder as perguntas acima citadas e mais algumas que certamente surgirão, esta pesquisa ancora-se em entrevistas com alunos virtuais, na literatura existente, que a cada dia ganha mais destaque, pois com a rápida ascensão da internet a mesma contribuiu para a expansão da educação a distância criando com isto, uma 3a. Revolução Industrial - a sociedade da informação - modificando as relações entre indivíduo e máquina, indivíduo-indivíduo, tornando-as virtuais.Monografia Acesso aberto A contribuição da produção audiovisual na EAD(2010) Giron, SérgioDistance learning is growing every day. It is gaining more space and respect in the educational scenario. By joining actors who are geographically separated through the information technology and communication, distance learning has been placed at the forefront of the teaching-learning process. The contemporary society produces an infinite amount of images on daily basis and it is increasingly based on that every day imagery production. In Distance Learning, TIC support education through virtual learning spaces, they create the possibility of interaction and interactivity by intensive teleconference, videoconference, multimedia operating systems and they also show internet videos more frequently. This research, identify the audiovisual production performed within Distance Learning, in their generations and, especially, in the fourth generation online environment. The educational process, despite all of the advances and new educational theories, is still strongly rooted in the academic text. Due to the students’ requests, Distance Education Institutions are increasingly offering audiovisual integration in their teaching strategies, through synchronous and asynchronous activities. This monograph examines, through qualitative research, the students´commentation from the undergraduation course in Technology about Technology Management at the Virtual Unisul, 2010. It started from the institutional self-assessment (IS) under the use of images requested by the students and the available videos at the virtual rooms in the Virtual Learning Space (VLS). The investigation on how the audiovisual might contribute to DL also seeks to bring some viable and practical genera for distance learning institutions and contribute to better explore their potential. Picture and sound along with narrative strategies that blend TV and movies techniques are exponentially powerful, but, they must fit the narrative time needed for learning and the conditions that Internet allows to the students. A major challenge for distance education is to find out its own visual language, in order to use other styles without reproducing them.Monografia Acesso aberto Design moveleiro a distância: uma proposta para a UNINDUS e o SENAI(2007) Batista, Márcia Luiza França da SilvaEste trabalho apresenta um modelo de design de projetos em EaD para o SENAI, em suas diversas etapas. Partindo dos suportes pedagógicos e tecnológicos que embasam o desenvolvimento de um modelo, detalha as etapas necessárias e sugere sua aplicação num curso de design moveleiro, a ser feito por uma parceria entre a UNINDUS e o SENAI e ofertado no nível de Curso Técnico para todo o país. A UNINDUS (Universidade da Indústria) é um projeto educacional do sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), voltado para atender toda a comunidade industrial e sua cadeia produtiva. O SENAI, também do sistema FIEP, é um dos grandes pólos de desenvolvimento de conhecimento aplicado à indústria. O curso sugerido apresenta as etapas, os recursos necessários, e os agentes que devem ser envolvidos no processo.Monografia Acesso aberto Um estudo sobre o perfil do aluno do ensino a distância(2006) Morini, Ana MariaA presente monografia aborda um estudo sobre o perfil psicológico do aluno a distância. O avanço dos recursos tecnológicos de informação e comunicação ampliou as possibilidades de acesso, criação e transmissão de informações e conhecimentos. Aumentaram os relacionamentos mediados pela tecnologia e ampliaram as formas de Ensino a Distância, principalmente tendo a Internet como apoio. A globalização da economia está exigindo dos profissionais maior qualificação em sua formação profissional e educacional. Alguns profissionais encontraram na Educação a Distância a oportunidade de complementarem seus estudos, atualizar-se profissionalmente, usufruindo-se dos benefícios que o estudo a distância proporciona. Estudar sem a presença física de um professor requer que o aluno possua habilidades e comportamentos que facilitarão o acompanhamento do curso. Este trabalho pretende levantar o perfil do aluno a distância através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto e da realização de um pesquisa junto a uma amostra de alunos do curso Gestão Estratégica de Organizações da UnisulVirtual.