Especialização em Metodologia da Educação à Distância

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 12 de 12
  • Monografia Acesso aberto
    Interação em ambientes virtuais de aprendizagem : a implantação do EAD no TRE-SP
    (2009) Silva, Patrícia Quintas Silvestre da
    This article describes some precautions to be taken is to create a Virtual Learning Environment. The article involves issues such as choice of platform and tools it offers, the care-student interaction in the interface, until the graphic design of the page. These criteria should be developed aiming to always provide the teacherstudent interaction. However, only the environment is not a synonym for development of learning where teacher and student are not willing to work in this new mode of teaching. The article finally presents the experience of deploying a virtual environment in TRE-SP and describes the care taken in the theoretical foundation presented.
  • Monografia Acesso aberto
    Design moveleiro a distância: uma proposta para a UNINDUS e o SENAI
    (2007) Batista, Márcia Luiza França da Silva
    Este trabalho apresenta um modelo de design de projetos em EaD para o SENAI, em suas diversas etapas. Partindo dos suportes pedagógicos e tecnológicos que embasam o desenvolvimento de um modelo, detalha as etapas necessárias e sugere sua aplicação num curso de design moveleiro, a ser feito por uma parceria entre a UNINDUS e o SENAI e ofertado no nível de Curso Técnico para todo o país. A UNINDUS (Universidade da Indústria) é um projeto educacional do sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), voltado para atender toda a comunidade industrial e sua cadeia produtiva. O SENAI, também do sistema FIEP, é um dos grandes pólos de desenvolvimento de conhecimento aplicado à indústria. O curso sugerido apresenta as etapas, os recursos necessários, e os agentes que devem ser envolvidos no processo.
  • Monografia Acesso aberto
    EAD e universidade corporativa
    (2007) Araldi, Aracelli
    A economia globalizada em que vivemos e a constante busca de atualização para garantir a qualidade e a produtividade são fatores que obrigam as empresas a repensarem novas estratégias para torná-las cada vez mais competitivas e principalmente vencer a tão acirrada concorrência. Estamos vivendo a Era do Conhecimento e as empresas começaram a perceber que o desenvolvimento de seus funcionários é um fator competitivo e para isso é necessário o investimento na aprendizagem permanente. A importância da capacitação de seus funcionários está fazendo com que com que as empresas repensem seus processos e por isso a Educação Corporativa está crescendo cada vez mais. A educação corporativa tem a finalidade de fazer com que os colaboradores desenvolvam suas competências e habilidades, atuando em sintonia com os objetivos da empresa. As novas tecnologias e o ensino a distância destacam-se como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento e esses recursos tecnológicos estão se tornando indispensáveis. O meio empresarial mais competitivo, aliado à presença das Universidades Corporativas, vem demonstrar que padrões de empregabilidade têm sofrido modificações. O uso das tecnologias, além da vantagem de possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional no local de trabalho, pode resultar em vantagens competitivas, pois a economia e a otimização do tempo e de recursos no setor produtivo são sempre consideradas.
  • Monografia Acesso aberto
    Alfabetização de adultos: cidadania no canteiro de obras
    (2006) Teixeira, José Luiz
    Muitas construtoras brasileiras investem na alfabetização dos seus próprios empregados. Alguns sindicatos de trabalhadores já incluem em suas pautas de reivindicações a obrigatoriedade das construtoras de ministrar cursos de alfabetização. Com o auxílio dos sindicatos patronais deste ramo de atividade, as empresas montam salas de aula nos próprios locais de trabalho. Os resultados contribuem para a redução do índice de analfabetismo entre adultos e pode ser um importante caminho para aumentar o nível escolar do setor.
  • Monografia Acesso aberto
    O aluno virtual: perfil e motivação
    (2007) Azevedo, Deleuse Russi de
    A educação a distância está cada vez mais, no contexto das sociedades contemporâneas, apresentando-se como uma nova forma de aquisição de saberes, atendendo às demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. O presente estudo, que se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, problematizará fatores relacionados ao aluno virtual acadêmico, mais precisamente aos alunos do curso de graduação a distância do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da UnisulVirtual. Que motivações têm estes alunos em estudar? Que características compõem o perfil deste aluno virtual? Estas são algumas das indagações que levaram a realização da pesquisa sobre o aluno virtual, pois vem ao encontro de experiências em Educação a Distância - EaD como tutora em curso de especialização e como aluna de cursos de extensão e de especialização, nesta universidade. Para responder as perguntas acima citadas e mais algumas que certamente surgirão, esta pesquisa ancora-se em entrevistas com alunos virtuais, na literatura existente, que a cada dia ganha mais destaque, pois com a rápida ascensão da internet a mesma contribuiu para a expansão da educação a distância criando com isto, uma 3a. Revolução Industrial - a sociedade da informação - modificando as relações entre indivíduo e máquina, indivíduo-indivíduo, tornando-as virtuais.
  • Monografia Acesso aberto
    Um estudo sobre o perfil do aluno do ensino a distância
    (2006) Morini, Ana Maria
    A presente monografia aborda um estudo sobre o perfil psicológico do aluno a distância. O avanço dos recursos tecnológicos de informação e comunicação ampliou as possibilidades de acesso, criação e transmissão de informações e conhecimentos. Aumentaram os relacionamentos mediados pela tecnologia e ampliaram as formas de Ensino a Distância, principalmente tendo a Internet como apoio. A globalização da economia está exigindo dos profissionais maior qualificação em sua formação profissional e educacional. Alguns profissionais encontraram na Educação a Distância a oportunidade de complementarem seus estudos, atualizar-se profissionalmente, usufruindo-se dos benefícios que o estudo a distância proporciona. Estudar sem a presença física de um professor requer que o aluno possua habilidades e comportamentos que facilitarão o acompanhamento do curso. Este trabalho pretende levantar o perfil do aluno a distância através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto e da realização de um pesquisa junto a uma amostra de alunos do curso Gestão Estratégica de Organizações da UnisulVirtual.
  • Monografia Acesso aberto
    Administração e gerenciamento em EAD: o caso UNOPAR
    (2008) Costa, Alexandre Xavier da
    Esta Monografia trabalha a questão da qualidade dos cursos oferecidos na modalidade Educação a Distância, através de uma análise de uma Franquia em EAD oferecida pela Instituição de Ensino denominada UNOPAR. A unidade franqueada de Guaíba, localizada no Rio Grande Sul, foi utilizada para este estudo de caso que relacionou as expectativas da unidade franqueadora, a realidade da unidade franqueada e as conseqüências em termos de qualidade de ensino em EAD. Os dados foram coletados através de entrevistas e análise ambiental, com pesquisa no local da franqueada, e os dados foram analisados através das idéias de diferentes autores tanto da área da Educação a Distância, como da área de Franquias e Gerenciamento Administrativo de Empresas. As conclusões desta pesquisa devem auxiliar interessados em EAD no sentido de buscar respostas sobre os cursos oferecidos em todo o Brasil e a sua qualidade de ensino, pauta esta que é tema de debates de toda a ordem atualmente.
  • Monografia Acesso aberto
    Comunidades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para docentes e equipes UnisulVirtual
    (2007) Strambi, Vanessa Francine Corrêa
    O presente trabalho surge no contexto de oferecer as Equipes UnisulVirtual e seus Tutores uma comunicação efetiva e de qualidade através de Comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Este trabalho visa proporcionar aos docentes e equipes de comunicação com os tutores um espaço comum de ordem institucional e permanente para a qualificação no uso de ferramentas tecnológicas de comunicação. Parte do pressuposto que poderá viabilizar uma interação com colegas tutores de curso e as Equipes UnisulVirtual que trabalham com os tutores, proporcionando a todos uma comunicação rica em troca de experiências, conhecimentos específicos nos assuntos relacionados ao curso, divulgar notícias pertinentes ao meio, sugerir bibliografias, discutir questões de provas, criando desta forma uma comunidade virtual. Aqui focalizamos o aproveitamento educacional destes ambientes virtuais. Pretendemos também utilizar as ferramentas disponíveis para troca de idéias e experiências na área, consolidando a comunicação almejada. Neste contexto, a modernidade tecnológica propicia uma incrível expansão da comunicação e da conexão entre docentes e cria condições para o surgimento de trocas de experiências, tira-dúvidas, fórum, chats, links, sites de conteúdos, criando de certa forma "comunidades virtuais". A UnisulVirtual pode se tornar utilizadora destas salas, proporcionando um espaço de convivência.
  • Monografia Acesso aberto
    A biblioteca universitária da Unisul e a educação a distância
    (2007) Vicari, Sabrina Rosa
    O aumento dos cursos a distância nas Instituições de Ensino Superior, tem obrigado às bibliotecas universitárias a implementarem seus serviços para atender seus alunos, que, mesmo à distância, possuem necessidades informacionais para elaborar trabalhos acadêmicos. Neste contexto questiona-se o papel do bibliotecário, da biblioteca universitária e seus serviços para o atendimento a essa demanda. Através de uma pesquisa realizada na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com turmas dos cursos de especialização à distância, este trabalho se propõe a identificar quais os serviços estão sendo oferecidos pela Biblioteca da Unisul ao aluno de educação a distância (EAD) e dar sugestões para seu aperfeiçoamento. Além disso, este estudo procura verificar, através de aplicação de um questionário se os alunos procuram os serviços da biblioteca no momento de realizar uma pesquisa acadêmica.
  • Monografia Acesso aberto
    Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância
    (2007) Pamplona, Maria Teresinha
    A educação a distância é considerada por muitos a metodologia de ensino do momento. Graças a fatores como a globalização, houve um despertar das potencialidades da internet para a educação, pois o interesse pelos computadores e a sua influência na sociedade cresceram de forma acentuada. Dessa forma, a EaD surge como alternativa na busca de novas soluções, já que o ensino tradicional em nosso país não consegue atingir toda a demanda de formação e atualização profissional existente. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem tem grande relevância, tendo o condão de possibilitar a verificação das metas e objetivos traçados pelos cursos não-presenciais. Sendo assim, a presente monografia busca apresentar alguns conceitos que possam definir a avaliação da aprendizagem, a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca de sua história, além da identificação das suas funções e objetivos. Também, faz apontamentos sobre alguns aspectos conceituais e legais da educação a distância, suas características, vantagens e desvantagens. Por fim, realiza uma análise da avaliação da aprendizagem na EaD, por meio da discussão de seus fundamentos e de sua abordagem metodológica e função formativa. Demonstra-se assim, que a avaliação deve possibilitar o comprometimento do aluno com o conteúdo ministrado, independentemente da modalidade de ensino, sendo o componente primordial da aprendizagem. Portanto, qualquer modelo de avaliação posto em prática deve acompanhar cada passo desse processo, já que os resultados alcançados vão ser comparados com os objetivos propostos, a fim de se constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções que se fizerem necessárias.
  • Monografia Acesso aberto
    A contribuição da produção audiovisual na EAD
    (2010) Giron, Sérgio
    Distance learning is growing every day. It is gaining more space and respect in the educational scenario. By joining actors who are geographically separated through the information technology and communication, distance learning has been placed at the forefront of the teaching-learning process. The contemporary society produces an infinite amount of images on daily basis and it is increasingly based on that every day imagery production. In Distance Learning, TIC support education through virtual learning spaces, they create the possibility of interaction and interactivity by intensive teleconference, videoconference, multimedia operating systems and they also show internet videos more frequently. This research, identify the audiovisual production performed within Distance Learning, in their generations and, especially, in the fourth generation online environment. The educational process, despite all of the advances and new educational theories, is still strongly rooted in the academic text. Due to the students’ requests, Distance Education Institutions are increasingly offering audiovisual integration in their teaching strategies, through synchronous and asynchronous activities. This monograph examines, through qualitative research, the students´commentation from the undergraduation course in Technology about Technology Management at the Virtual Unisul, 2010. It started from the institutional self-assessment (IS) under the use of images requested by the students and the available videos at the virtual rooms in the Virtual Learning Space (VLS). The investigation on how the audiovisual might contribute to DL also seeks to bring some viable and practical genera for distance learning institutions and contribute to better explore their potential. Picture and sound along with narrative strategies that blend TV and movies techniques are exponentially powerful, but, they must fit the narrative time needed for learning and the conditions that Internet allows to the students. A major challenge for distance education is to find out its own visual language, in order to use other styles without reproducing them.
  • Monografia Acesso aberto
    Disciplina a distância para cursos de graduação presenciais: o planejamento de uma disciplina de expressão gráfica digital para o curso de design gráfico
    (2006) Heidrich, Felipe Etchegaray
    A Educação a Distância tem se apresentado como uma modalidade de ensino que facilita e viabiliza a continuidade na qualificação de todos os tipos de profissionais, por eliminar barreiras tradicionais de tempo e espaço. Neste sentido, acredita-se que o oferecimento de disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais contribui na preparação dos estudantes para uma modalidade de ensino que cada vez mais possibilita uma atualização constante de conhecimentos tornando-os assim profissionais mais preparados para uma sociedade em permanente mudança. Sendo assim, o presente estudo descreverá como pode ser realizado o planejamento da inclusão de uma disciplina a distância para um curso de graduação presencial, especificando e descrevendo as suas etapas de desenvolvimento. Além desta descrição, o estudo, irá apresentar uma proposta de projeto especifico para a inclusão de uma disciplina a distância de Expressão Gráfica Digital em um curso presencial de graduação em Design Gráfico.