Especialização em Metodologia da Educação à Distância
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Metodologia da Educação à Distância por Autor "Matuzawa, Flavia Lumi"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Comunidades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para docentes e equipes UnisulVirtual(2007) Strambi, Vanessa Francine CorrêaO presente trabalho surge no contexto de oferecer as Equipes UnisulVirtual e seus Tutores uma comunicação efetiva e de qualidade através de Comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Este trabalho visa proporcionar aos docentes e equipes de comunicação com os tutores um espaço comum de ordem institucional e permanente para a qualificação no uso de ferramentas tecnológicas de comunicação. Parte do pressuposto que poderá viabilizar uma interação com colegas tutores de curso e as Equipes UnisulVirtual que trabalham com os tutores, proporcionando a todos uma comunicação rica em troca de experiências, conhecimentos específicos nos assuntos relacionados ao curso, divulgar notícias pertinentes ao meio, sugerir bibliografias, discutir questões de provas, criando desta forma uma comunidade virtual. Aqui focalizamos o aproveitamento educacional destes ambientes virtuais. Pretendemos também utilizar as ferramentas disponíveis para troca de idéias e experiências na área, consolidando a comunicação almejada. Neste contexto, a modernidade tecnológica propicia uma incrível expansão da comunicação e da conexão entre docentes e cria condições para o surgimento de trocas de experiências, tira-dúvidas, fórum, chats, links, sites de conteúdos, criando de certa forma "comunidades virtuais". A UnisulVirtual pode se tornar utilizadora destas salas, proporcionando um espaço de convivência.Monografia Acesso aberto Disciplina a distância para cursos de graduação presenciais: o planejamento de uma disciplina de expressão gráfica digital para o curso de design gráfico(2006) Heidrich, Felipe EtchegarayA Educação a Distância tem se apresentado como uma modalidade de ensino que facilita e viabiliza a continuidade na qualificação de todos os tipos de profissionais, por eliminar barreiras tradicionais de tempo e espaço. Neste sentido, acredita-se que o oferecimento de disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais contribui na preparação dos estudantes para uma modalidade de ensino que cada vez mais possibilita uma atualização constante de conhecimentos tornando-os assim profissionais mais preparados para uma sociedade em permanente mudança. Sendo assim, o presente estudo descreverá como pode ser realizado o planejamento da inclusão de uma disciplina a distância para um curso de graduação presencial, especificando e descrevendo as suas etapas de desenvolvimento. Além desta descrição, o estudo, irá apresentar uma proposta de projeto especifico para a inclusão de uma disciplina a distância de Expressão Gráfica Digital em um curso presencial de graduação em Design Gráfico.Monografia Acesso aberto Interação em ambientes virtuais de aprendizagem : a implantação do EAD no TRE-SP(2009) Silva, Patrícia Quintas Silvestre daThis article describes some precautions to be taken is to create a Virtual Learning Environment. The article involves issues such as choice of platform and tools it offers, the care-student interaction in the interface, until the graphic design of the page. These criteria should be developed aiming to always provide the teacherstudent interaction. However, only the environment is not a synonym for development of learning where teacher and student are not willing to work in this new mode of teaching. The article finally presents the experience of deploying a virtual environment in TRE-SP and describes the care taken in the theoretical foundation presented.