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Navegando Unimonte por Autor "AGUILERA, Camila Garcia"
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Monografia Acesso aberto Arquitetura escolar: a influência da arquitetura no aprendizado(2023-12) LOPES, Victoria MateusA educação é a chave principal para um bom desenvolvimento humano e social, portanto esta deve ser desenvolvida de forma séria e objetiva, uma educação de qualidade pode mudar o rumo da sociedade, principalmente daquelas com baixa qualidade de vida e renda. Além disso, as escolas podem ser ferramentas educativas para transmitir assistência e empatia, além disso é de extrema importância respeitar a personalidade de cada indivíduo, estimular o cérebro da criança. Autocontrole, autorrespeito e confiança assim melhorando a convivência interpessoal, estes pontos foram aplicados à metodologia proposta no projeto. Neste contexto, é importante que a arquitetura funcione não apenas para construir, mas também para apoiar a educação e permitir a descoberta e a interação entre os usuários. A Metodologia Montessori é forte aliada da arquitetura para o alcance dessas potencialidades, por ser uma das primeiras tendências pedagógicas a reconhecer a criança como ser individual, portadora de desejos e aspirações. A pesquisa de sua fundadora, Maria Montessori, foi importante na criação de materiais didáticos e orientações para o cotidiano escolar, visando despertar a curiosidade e a descoberta dos alunos. A arquitetura é o ponto mais importante para o ambiente escolar juntamente com a metodologia Montessori, para prover um ambiente mais confortável para os alunos. O presente trabalho apresenta uma proposta de uma escola de ensino fundamental II e médio para a cidade de São Vicente – SP no bairro Jockey Clube, esse bairro foi escolhido pelo fato das outras escolas próximas terem suas salas de aula superlotadas além de não contemplarem os ensinos médio e fundamental dois, através do estudo pude observar que o local conta apenas com escolas de fundamental I gerando assim uma demanda educacional para o bairro em questão, também pelo fato do número de famílias ter aumentado significativamente desde o censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A mancha de expansão dos assentamentos precários como: Dique das Cachetas, do Dique do Bugre, do Dique Sambaiatuba e Batuíra apresentada nas imagens no transcorrer deste trabalho evidencia um maior número de pessoas assentadas no local, apesar disto o entorno é bem servido de comercio e estruturas urbanas que podem ser melhor desenvolvidas. Palavras-chaves: Educação, metodologia, escola, arquitetura.Monografia Acesso aberto As várias interpretações de um mesmo espaço e como incentivá-las(2023-12) CORRÊA, Ricardo Del CorsoEsta pesquisa de Trabalho Final de Graduação tem como intuito criar um espaço urbano público multifuncional na região central de Santos, São Paulo. O projeto parte da necessidade de um local público atrativo para a população da cidade como um todo, e levanta a discussão sobre uma arquitetura mais inclusiva para os mais diversos usos. Assim como em grande parte das cidades do Brasil, o centro de Santos foi se tornando um local em que a população frequenta apenas nos horários comerciais, e pouco atrativo em relação a lazer e cultura, assim tornando a região perigosa. A intenção é, com o projeto da praça, trazer essa população de volta ao centro, com um local gratuito, inclusivo e que atenda diversas necessidadesMonografia Acesso aberto Centro Cultural Esportivo: integrando a comunidade ao esporte(2023-12) RIBEIRO, Felipe de SantanaDe acordo com as condições atuais da cidade de São Vicente, ela defronta-se com a carência de equipamento comunitários culturais e esportivos que proporciona inclusão social, em comunidades que enfrentam o abandono do estado que proporciona desigualdade econômica e o preconceito étnico. O presente projeto teve por objetivo projetar um Centro Cultural Esportivo para as faixas etárias, para proporcionar alternativas de inclusão social atendo as necessidades de melhoria de qualidade de vida e a educação dos indivíduos nas comunidades que serão atendidas pelo empreendimento. Para elaboração deste projeto foi utilizado o método de pesquisa bibliográficos, análise referenciais para geração de dados projetuais, estudo de casos e da coleta de dados serão desenvolvidos programas de necessidades e levantamentos socioeconômicos, espaciais e ambientais. O esporte inclui a dimensões social associada ao fenómeno desportivo e incorpora este conceito nas suas vidas, cultura e, consequentemente, nas suas identidades. Como um fenômeno sociocultural e chega à conclusão de que existem três formas de direito à prática esportiva, sendo eles: esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance. Este tipo de projeto que visa propor um empreendimento especializado em espaços de prática esportivas e culturais, é de imprescindível a aplicação da arquitetura e combiná-la com a tecnologia esportiva para que a obra não passe despercebida. As pessoas estão constantemente expostas à arte e à cultura, mesmo sem saber. Isso é alcançado através da música, arte de rua e outras expressões artísticas. Todas essas artes permitem refletir sobre a vida e, sobretudo, despertar a possibilidade de sentir e se expressar. Após o diagnóstico do entorno do terreno, realizado em um raio de 450 m, que demonstram as características da região, o empreendimento objeto desse estudo está localizado no bairro Vila Jóquei Clube, que conta com três assentamentos precários, como: Dique das Cachetas, do Dique do Bugre, do Dique Sambaiatuba e Batuíra. O entorno do terreno é servido por os serviços de infraestrutura urbano, a regiões que possui condições para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de forma estratégica. O projeto do centro cultural esportivo, veio a apresentar-se como equipamento imprescindível para promover a formação social individual e coletiva e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável na cidade. Palavras-chaves: Esportivo, projeto, educação, arquitetura.Monografia Acesso aberto Edifício inteligente - edifício Smart Praia Grande(2024-01) MENDES, Wagner SantosTrabalho final de graduação referente ao curso de Arquitetura & Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu - Campus UnimonteMonografia Acesso aberto O biomimetismo aplicado na área da arquitetura e urbanismo: centro de cuidado de vida marinha e conscientização ecológica.(2023-12) CARIJÓ, Giovanni Fernandes LevyO conceito de biomimética é contemporâneo e está diretamente relacionado ao período em que a humanidade vive atualmente. É utilizado em diversas áreas de criação e sustentabilidade, com a premissa de voltar-se para o desenvolvimento sustentável em todos os processos, desde o projeto até o material final, utilizando todo o aprendizado que a Terra acumulou em 13 bilhões de anos. Na arquitetura, podemos utilizar a biomimética para ampliar as soluções de design e construção, incorporando formas orgânicas e conceitos únicos. Os impactos de uma arquitetura voltada para a biomimética são de enorme importância, uma vez que o planeta está sendo degradado tão rapidamente por agentes poluentes e necessita urgentemente de mudanças tão grandes que podemos chamá-las de revolução. Não há base melhor do que a própria natureza, uma vez que uma boa arquitetura é aquela que traz saúde, bem-estar e tem o poder de afetar tanto o micro quanto o macro.