Física
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Física por Autor "Queiroz, Diego da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Jogos -Aula: uma abordagem simples para desenvolver aulas experimentais com a ferramenta Scratch(2021) Queiroz, Diego da SilvaEssa pesquisa tem por finalidade abordar os Jogos-Aula como uma proposta metodológica para a complementação das aulas de Física no Ensino Médio. Encontra-se a motivação para realização dessa pesquisa no fato de ser imprescindível a aplicação de experimentos nas aulas dessa disciplina, pois temos nela diversos conteúdos extremamente abstratos. A metodologia prega também o ensino por intermédio de problemas no qual os alunos encontram-se frente às questões abstratas que devem ser criticamente interpretadas e transformadas com auxílio dos simuladores construídos pelos docentes em uma visualização próxima da realidade. Esse trabalho tem por objetivo discutir e demonstrar o potencial de aplicação da metodologia de Jogos-Aula no processo de aprendizagem no Ensino de Física. Foi necessário traçar um caminho longo, englobando discussões que já estão praticamente finalizadas, como a importância da experimentação, as dificuldades enfrentadas para implementar aulas experimentais no Brasil, até discussões mais recentes, como problematizando a aula e a dupla Jogo e Aula, para conseguir alcançar o objetivo de discutir a metodologia Jogos-Aula. Quanto ao objetivo de demonstrar a mesma, foi necessário acompanhar o planejamento, construção de disponibilização de um Jogo-Aula, para auxiliar o docente que ler a presente pesquisa na compreensão das habilidades fundamentais para se trabalhar com a metodologia e a ferramenta Scratch (outras podem ser escolhidas). Foi concebida através de uma abordagem qualitativa, pois a pesquisa qualitativa possui uma abordagem descritiva que ajudou nas análises e compreensão dos fenômenos que foram discutidos no decorre do processo de construção do trabalho, atentando para a qualidade da prática pedagógica.