Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Monografia Acesso fechado
    Estratégias de ensino da Física: inserção de metodologias didáticas.
    (2021) Pereira, Janderson Teles
    Em virtude dos conceitos da física serem, teoricamente complexos, a inserção de estratégias de ensino-aprendizagem no processo de construção do conhecimento é primordial. Uma vez que as estratégias de ensino foram criadas com o intuito de promover um ensino mais dinâmico e atrativo. Nessa perspectiva, a pesquisa em questão tem como objetivo principal mostrar e demonstrar que as estratégias de ensino e aprendizagem podem contribuir significativamente na edificação do conhecimento. Ainda nesse contexto, a pesquisa encarrega-se de apresentar uma série de estratégias de ensino e fundamentadamente é demonstrado o quão relevante são no processo de ensino-aprendizagem. Sobretudo, no que concerne a reflexão da importância da internalização dos conceitos da física de forma lúdica. Para isso, a metodologia empregada foi a qualitativa, onde foram realizados em série várias análises de documentos, a fim de coletar e interpretar os dados disponíveis. Logo, esta pesquisa tem como finalidade apresentar algumas estratégias de ensino, trazendo uma reflexão sobre importância dessa no processo de ensino-aprendizagem.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise metodológica do ensino de física no ensino médio
    (2021) Matos, João Mateus dos Santos
    A presente pesquisa tem como principal finalidade compreender a relevância das diferentes metodologias utilizadas para o ensino de Física no ensino médio de cidades do interior de Sergipe e da Bahia, através do contexto histórico e da relação da docência com o cotidiano dos alunos, podendo auxiliar na formação de professores de física. Sendo a compreensão da relevância das diferentes metodologias utilizadas no ensino da física o objetivo geral da pesquisa; entender o contexto histórico do ensino de física; analisar as metodologias usadas no ensino de Física; e discutir o papel do professor ao correlacionar a teoria com o cotidiano dos alunos; são os objetivos específicos da pesquisa. O referido texto foi desenvolvido por intermédio da pesquisa bibliográfica, pois se baseou inicialmente em materiais científicos já produzidos para que deste modo pudesse prosseguir com uma boa base teórica. Foi utilizado um questionário entre os professores e alunos, com cunho qualitativo já que por sua vez não foi intencionado a contagem de dados numéricos, mas sim poder interpretá-los, evidenciar com caráter exploratório, buscando explicar, construir e descrever hipóteses relacionadas aos fenômenos estudados. Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que a pesquisa obteve bons resultados na compreensão das metodologias do ensino de física, além do efeito da experimentação no ensino da física no ensino médio, que se mostrou bem útil e pouco utilizado pelos docentes presentes na pesquisa. A presente pesquisa permitiu perceber que o professor de física deve relacionar a teoria com o cotidiano dos alunos, pois deste modo os alunos passam a observar uma utilidade aos assuntos abordados na física, além da importância da experimentação. Também é possível perceber que por uma bagagem história do ensino tradicional entre outros problemas apresentados, os professores não utilizam experimentos nas aulas de física.
  • Monografia Acesso aberto
    Incandescência e Luminescência: fenômeno luminosos como agentes da interdissiplinaridade
    (2021) Bispo, Gleisiane de Souza Santos
    Quando se fala em fenômenos luminosos, a ciência tende investigar os meios possíveis e viáveis de armazenar, conservar e refletir a luz, da forma mais duradoura possível. Quanto menos se precise produzir a luz refletida, mais sofisticada é a ciência que a explica e/ou produz; por isso, mais de um campo, mais de um conceito, mais de uma forma de descrever o fenômeno é necessário, e assim surgem ideias como as de luminescência e incandescência. Como são várias formas, vários conceitos, várias ciências trabalhando juntas e contribuindo de forma interdependente, então surge a interdisciplinaridade entre as ciências. E essa foi a proposta geral da pesquisa aqui realizada: Entender a contribuição de fenômenos luminosos como a incandescência e a luminescência para um Ensino de Física interdisciplinar. A investigação leva em consideração que a ciência funciona de modo interdisciplinar, uma vez que uma área do conhecimento não contradiz outra, mas sim colabora e a completa; logo, toda e qualquer componente curricular, de acordo com a BNCC, deve ser trabalhada interdisciplinarmente, de modo mais intrínseco, com as demais que fazem parte da grande área que ela compõe e, de modo mais extrínseco, com as demais componentes das outras áreas que formam a unidade curricular da educação, seja ela básica ou superior. A base para fundamentar esse pensamento necessitou ser efetivada por meio de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo em vista que o período de pandemia em 2021 impede o aprofundamento em campo, para dados quantitativos, com referenciais teóricos das Ciências da Natureza, da Educação e da docência, tendo em vista que a problemática propõe uma educação interdisciplinar, tomando como objeto de estudo a luminescência e incandescência, ou seja, conceito das ciências da natureza, colocando a interdisciplinaridade sob jurisdição docente. Desse modo, sujeitos renomados nessas áreas podem ser encontrados fomentando a discussão, bem como: Atvars e Marcelli (2002), Gadotti (2003), Libâneo (2013) e Pombo (2005), por exemplo. Palavras-chave: Luminescência; Incandescência; Interdisciplinaridade; Educação.
  • Monografia Acesso aberto
    Jogos -Aula: uma abordagem simples para desenvolver aulas experimentais com a ferramenta Scratch
    (2021) Queiroz, Diego da Silva
    Essa pesquisa tem por finalidade abordar os Jogos-Aula como uma proposta metodológica para a complementação das aulas de Física no Ensino Médio. Encontra-se a motivação para realização dessa pesquisa no fato de ser imprescindível a aplicação de experimentos nas aulas dessa disciplina, pois temos nela diversos conteúdos extremamente abstratos. A metodologia prega também o ensino por intermédio de problemas no qual os alunos encontram-se frente às questões abstratas que devem ser criticamente interpretadas e transformadas com auxílio dos simuladores construídos pelos docentes em uma visualização próxima da realidade. Esse trabalho tem por objetivo discutir e demonstrar o potencial de aplicação da metodologia de Jogos-Aula no processo de aprendizagem no Ensino de Física. Foi necessário traçar um caminho longo, englobando discussões que já estão praticamente finalizadas, como a importância da experimentação, as dificuldades enfrentadas para implementar aulas experimentais no Brasil, até discussões mais recentes, como problematizando a aula e a dupla Jogo e Aula, para conseguir alcançar o objetivo de discutir a metodologia Jogos-Aula. Quanto ao objetivo de demonstrar a mesma, foi necessário acompanhar o planejamento, construção de disponibilização de um Jogo-Aula, para auxiliar o docente que ler a presente pesquisa na compreensão das habilidades fundamentais para se trabalhar com a metodologia e a ferramenta Scratch (outras podem ser escolhidas). Foi concebida através de uma abordagem qualitativa, pois a pesquisa qualitativa possui uma abordagem descritiva que ajudou nas análises e compreensão dos fenômenos que foram discutidos no decorre do processo de construção do trabalho, atentando para a qualidade da prática pedagógica.