Educação Física - Licenciatura
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Navegando Educação Física - Licenciatura por Autor "Carvalho, Fábio Luiz Oliveira de"
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Monografia Acesso aberto As contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo(2021) Menezes, Maria Naiara GonçalvesSabe-se que os docentes precisam refletir em relação a suas práticas e conteúdos que venham contribuir para a formação do indivíduo, visto que é necessário o professor de Educação Física buscar alternativas metodológicas que venham a contribuir no desenvolvimento deste ensino e ter um planejamento sólido para, assim, conseguir amenizar as dificuldades do ensino da Educação Física nas escolas. A pesquisa tem como objetivo geral discutir sobre as contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo, possibilitando este ensino de maneira a contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, e como objetivos específicos descrever a Educação Física escolar e seu contexto histórico, visto que a pesquisa trata de identificar os princípios da Educação Física escolar e a transformação social, além das contribuições do professor para a formação integral do aluno, examinar a Educação Física escolar e suas bases legais, identificar abordagens e conteúdos pedagógico-social, como auxiliar na formação do indivíduo. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa de cunho qualitativo. A monografia foi realizada entre os meses de fevereiro e maio de 2021, visto que nesse período foi realizada uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Os limitadores temporais, no que diz respeito ao período de publicação, foram de estudos publicados entre os anos de 1986 a 2019, com exceção da utilização de obras clássicas anteriores ao ano de 2010. Para uma melhor compreensão desta discussão, os artigos teses e livros aproveitados são da pesquisa acervo digital (UNESP) e do Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Multidisciplinary Scientific Jornal (Núcleo do Conhecimento). Perspectiva, o professor de Educação Física deve sempre buscar mecanismos para o melhoramento da sua prática e sempre estar se atualizando frente aos novos recursos tecnológicos e ao uso de abordagens tecnológicas, como se planejar e aplicar atividades que venham trazer prazer, interesse e o real significado para a formação. Sendo assim, o profissional de Educação Física deverá desenvolver conteúdos na qual o aluno entenda o real significado das aulas práticas. A Educação Física escolar é um grande aliado da transformação social do indivíduo, a partir da construção coletiva de conhecimento, formas relevantes de conteúdo para o ensino de qualidade na sociedade. Além disso, vem transformar através do grau de satisfação e do prazer que visa o caminho para novas descobertas, tendo como papel a estratégia e apropriação do desenvolvimento corporal, para que os alunos tenham consciência das contribuições da Educação Física na transformação social do indivíduo.Artigo Científico Acesso aberto Educação Física, autismo e inclusão: um olhar pedagógico.(2023-06-12) Cardoso, Felype Ramon Viana Silva; Santos, Gabrielle Souza; Reis, Stephanie Bruna SouzaO aumento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um fato notável, sendo caracterizado como um distúrbio neurológico que causa alterações nos padrões de comportamento, dificuldades na interação social e na comunicação. A inclusão de alunos com autismo requer adaptações e mudanças nas estratégias de ensino, bem como, no envolvimento dos profissionais para uma participação ativa e inclusiva desses estudantes. Sabendo disso, o referido artigo discuti o papel do professor e da Educação Física no desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, é preciso, descrever o (TEA) e suas especificidades, compreender os benefícios e a inclusão das aulas de educação física perante os alunos autistas no processo de ensino aprendizagem e entender a atuação do professor no processo de inclusão nas aulas de educação física para o desenvolvimento de alunos autistas. Nesta revisão bibliográfica foram realizados estudos e análises em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Science Direct, selecionando artigos que respondessem à pergunta norteadora: Qual a importância de haver uma inclusão de crianças e adolescentes com transtorno de aspecto autista nas aulas da unidade curricular de Educação Física? A compreensão adquirida é que crianças com TEA apresentam alterações com aspectos sociais, motores, cognitivos e comportamentais, como dificuldades de interação afetiva, coordenação motora e desenvolvimento de habilidades complexas. Os professores devem estar capacitados para compreender as características do autismo e adotar práticas pedagógicas adequadas, criando um ambiente acolhedor. Programas de formação e sensibilização são essenciais para incentivar abordagens inclusivas. A Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e no condicionamento físico e saúde das crianças com TEA. As atividades físicas contribuem para equilíbrio, coordenação, força, resistência, flexibilidade e planejamento motor. Incluindo, comportamentos estereotipados e agressivos. Portanto, a participação do aluno com TEA nas aulas de Educação Física, juntamente com a presença de professores capacitados para a educação inclusiva, é crucial para o sucesso desse processo.