Educação Física - Licenciatura

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  • Artigo Científico Acesso fechado
    Mídia e suas influências: as contribuições da educação física na construção corporal
    (2023-06-26) Bergamini, Keoma Ferreira; Isidoro, Crislaine Santos
    O presente trabalho apresenta a compreensão e esclarecimento sobre os aspectos positivos e negativos da mídia na construção corporal. Partindo da premissa que a educação física contribui significativamente para a formação de corpos saudáveis, esse trabalho, no primeiro momento, traz uma abordagem sobre a manipulação da mídia de forma crítica, uma vez que esta favorece os padrões de beleza que podem levar a transtornos alimentares e complicações. Em contraponto, foi possível demonstrar o outro lado da mídia, mais positivista e que busca influenciar uma imagem do corpo mais real. Depois de avaliar os resultados, foi realizada uma pesquisa sobre como a educação física contribui para a saúde e o bem-estar, bem como a construção corporal. O objetivo geral foi discutir o papel da Educação Física e do profissional na construção corporal, relatando as influências da mídia. Enquanto os objetivos específicos, foi: trazer uma abordagem como a Educação Física na construção corporal em meio social, bem como identificar as formas que a mídia influencia na formação dos padrões corporais. Entender as contribuições do profissional de Educação Física na construção corporal. Quanto a metodologia caracteriza-se por uma revisão de pesquisas bibliográficas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação Física, autismo e inclusão: um olhar pedagógico.
    (2023-06-12) Cardoso, Felype Ramon Viana Silva; Santos, Gabrielle Souza; Reis, Stephanie Bruna Souza
    O aumento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um fato notável, sendo caracterizado como um distúrbio neurológico que causa alterações nos padrões de comportamento, dificuldades na interação social e na comunicação. A inclusão de alunos com autismo requer adaptações e mudanças nas estratégias de ensino, bem como, no envolvimento dos profissionais para uma participação ativa e inclusiva desses estudantes. Sabendo disso, o referido artigo discuti o papel do professor e da Educação Física no desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, é preciso, descrever o (TEA) e suas especificidades, compreender os benefícios e a inclusão das aulas de educação física perante os alunos autistas no processo de ensino aprendizagem e entender a atuação do professor no processo de inclusão nas aulas de educação física para o desenvolvimento de alunos autistas. Nesta revisão bibliográfica foram realizados estudos e análises em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Science Direct, selecionando artigos que respondessem à pergunta norteadora: Qual a importância de haver uma inclusão de crianças e adolescentes com transtorno de aspecto autista nas aulas da unidade curricular de Educação Física? A compreensão adquirida é que crianças com TEA apresentam alterações com aspectos sociais, motores, cognitivos e comportamentais, como dificuldades de interação afetiva, coordenação motora e desenvolvimento de habilidades complexas. Os professores devem estar capacitados para compreender as características do autismo e adotar práticas pedagógicas adequadas, criando um ambiente acolhedor. Programas de formação e sensibilização são essenciais para incentivar abordagens inclusivas. A Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e no condicionamento físico e saúde das crianças com TEA. As atividades físicas contribuem para equilíbrio, coordenação, força, resistência, flexibilidade e planejamento motor. Incluindo, comportamentos estereotipados e agressivos. Portanto, a participação do aluno com TEA nas aulas de Educação Física, juntamente com a presença de professores capacitados para a educação inclusiva, é crucial para o sucesso desse processo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação física no ensino médio: impactos da redução da carga horária para os alunos
    (2022-06-08) Melo, Iasmim Santos; Santana, Jaqueline Gama; Sousa, Paulo Cristiano Silva; Jesus, Vitória Macedo Monteiro Gonçalves de
    A reforma do ensino médio brasileiro, através da Lei 13.415/17, implementou a classificação da Educação Física enquanto itinerário formativo e com isso promoveu a sua flexibilização e a redução da sua carga horária na educação básica nacional. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo discutir os possíveis impactos da redução da carga horária de Educação Física no contexto escolar do ensino médio, diante da reforma do ensino médio promovida a partir da nova BNCC. Desse modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados apresentaram que o componente curricular perdeu o seu status de obrigatoriedade, se tornando flexível, permitindo, assim, que os Estados definam sua forma de aplicação e reduzam a sua carga horária. Logo, conclui-se que a flexibilização da Educação Física traz prejuízo para os discentes do ensino médio, visto que este componente curricular contribui na formação de um cidadão de hábitos ativos e de identidade crítico-analítica, sendo capaz de transformar a sua realidade e da sociedade a qual pertence.
  • Monografia Acesso aberto
    Planejamento nas Aulas de Educação Física
    (2022-06-27) Gomes, Valmiro Alves Ferreira
    O presente estudo tem como temática” Planejamento nas aulas de Educação Física” O planejamento ocorre de maneira coletiva e democrática, entre os atores que estão presentes no contexto escolar. Nesse sentido vale ressaltar a importância do planejamento que serve como meio ou ferramenta de organização para o professor, nessa perspectiva o objetivo do presente trabalho é investigar como o professor realiza o seu planejamento nas aulas de Educação Física, dessa forma, o planejamento é um instrumento de trabalho que vai ajudar ao professor nortear suas aulas. Planejar no sentido autêntico, é para o professor uma porta de preparação para a teoria e o planejamento torna-se uma ferramenta de trabalho intelectual. Portanto tendo como objetivos específicos verificar como ocorre a construção do planejamento durante o ano letivo é uma maneira de ajudar o professor de Educação Física, visto que nem todos os professores que dão aula da disciplina são graduados na área, mas a tem como complementação de carga horária, analisar o tempo disponível para planejar muita das vezes o professor não tem tempo disponível .Tendo como metodologia uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e descritivo no levantamento de dados sobre a temática abordada, o estudo se justifica pela importância do planejamento em todos os níveis de ensino para o bom desenvolvimento das aulas de Educação Física, para o crescimento profissional, buscando uma prática pedagógica consciente, intervindo na realidade escolar e criando condições de maior aprendizagem na formação do indivíduo. Portanto, o planejamento não pode ser uma ação isolada, e sim conjunta, oferecendo a possibilidade de crescimento e desenvolvimento dos alunos, como também a evolução da escola. O estudo se justifica pela importância do planejamento em todos os níveis de ensino para o bom desenvolvimento das aulas de Educação Física, para o crescimento profissional, buscando uma prática pedagógica consciente, intervindo na realidade escolar e criando condições de maior aprendizagem na formação do indivíduo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da aprendizagem: reflexões, defasagens e contextos interligados ao âmbito cultural e social.
    (2022-06-08) Santana, Juliana Andrade; Silva, Leonardo Rabelo; Santos, Liliana Capistrano
    Este artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre a avaliação da aprendizagem e suas nuances no espaço escolar. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica em diversos artigos desenvolvidos por autores que discutem aspectos sobre avaliação da aprendizagem. Por esse viés, é evidente que, ainda, há um julgamento valorativo, a partir de uma escala de satisfação construída, o qual tende a caracterizar o quão apto o aluno está no desenvolvimento do seu aprendizado, por meio de testes e provas avaliativas, desconsiderando o sujeito em sua singularidade, e o real sentido do que seja avaliar. Aponta-se, ainda, que há um processo de planejamento do ano letivo sem contato prévio com o aluno, reforçando a importância de avaliações diagnósticas. Nesse sentido, para a aprendizagem acontecer de forma efetiva, é indispensável que o docente busque manter clareza nos seus objetivos, intencionalidades e planejamentos, como também desprender-se do modelo negacionista que não enxerga as diversas habilidades e competências que podem ser desenvolvidas e exploradas durante a ação pedagógica educativa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Temas contemporâneos transversais: Ģênero e Sexualidade nas aulas de Educação Física.
    (2021-12) Souza, Lucivaldo da Trindade; Silva, Lucivânio Santana da; Santos, Paulo César Romero dos; Nascimento, Washington Santos do
    O presente estudo demonstra uma análise e promove discursão sobre o gênero e a sexualidade como temas contemporâneos transversais presentes nas aulas de Educação Física. A metodologia caracteriza-se por ser de cunho bibliográfico; mediante a presença constante de caráter descritivo explicativo; partindo de uma abordagem qualitativa; e sendo assim, zelando por uma leitura em materiais teóricos sobre a temática. Comunga de um estudo desenvolvido por meio de diagnósticos realizados em artigos e livros, que propõe uma abordagem de consciência corporal e autoconhecimento do aluno, e a fim de obter uma reflexão crítica de si próprio. Por fim, percebe-se que o gênero e a sexualidade na escola possuem importância em plena demasia, tendo em visto que são fundamentais quando se referem ao empoderamento e o convivência social.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação em saúde na perspectiva da Educação Física: impactos do comportamento sedentário na vida de escolares
    (2021) Andrade, José Giovanny Santos; Silva, Humberto Costa; Ribeiro, Josefa Imara Santana; Faustino, Luan de Jesus; Oliveira, Cleiton Antonio de
    Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica cujo objetivo é discutir os impactos do comportamento sedentário na vida de escolares, apresentando possíveis soluções para diminuir a problemática e consequentemente contribuir com a saúde pública positiva. Para isso, utilizamos trabalhos publicados no período de 2017 a 2021 disponíveis nas plataformas Scielo e Google Acadêmico. Dessa forma, faz-se um paralelo entre sedentarismo e obesidade, contextualizados pela Covid-19, apresentando as implicações no surgimento de doenças crônicas. Mediante assim, o estudo visa expor possíveis atitudes capazes de diminuir os níveis de inatividade física, frisando a importância da Educação Física no contexto escolar e extraescolar, pois evidencia-se que esta é uma das formas de conscientizar os alunos a adotar hábitos saudáveis que refletirão nas condutas positivas do futuro, sendo um importante meio de incentivar a prática de atividade física, tendo em vista que, a obesidade e a tendência ao comportamento sedentário não é apenas dominante no público adulto e idoso, mas também é uma problemática que abrange o público de jovens escolares.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Temas contemporâneos transversais: gênero e sexualidade nas aulas de educação física
    (2021-12) Souza, Lucivaldo da Trindade; Silva, Lucivânio Santana da; Santos, Paulo César Romero dos; Nascimento, Washington Santos do
    O presente estudo demonstra uma análise e promove discursão sobre o gênero e a sexualidade como temas contemporâneos transversais presentes nas aulas de Educação Física. A metodologia caracteriza-se por ser de cunho bibliográfico; mediante a presença constante de caráter descritivo explicativo; partindo de uma abordagem qualitativa; e sendo assim, zelando por uma leitura em materiais teóricos sobre a temática. Comunga de um estudo desenvolvido por meio de diagnósticos realizados em artigos e livros, que propõe uma abordagem de consciência corporal e autoconhecimento do aluno, e a fim de obter uma reflexão crítica de si próprio. Por fim, percebe-se que o gênero e a sexualidade na escola possuem importância em plena demasia, tendo em visto que são fundamentais quando se referem ao empoderamento e o convivência social.
  • Monografia Acesso aberto
    JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando
    (2021) Santos, Sibele Pereira dos
    Os jogos e brincadeiras, uma temática de ensino proposta na BNCC, auxiliam no ensino e aprendizagem. São uma ponte para socialização e interação dos alunos, fatores importantes para a formação dos indivíduos. Logo, uma ferramenta importante para desmistificação da separação por sexo dos alunos nas Educação Física, pois a separação, nas aulas, só favorece a discriminação e o preconceito dentro da sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos preconceituosos que não respeitam as diferenças. É claro que esses modelos de aulas são resquícios da Educação Física e seus períodos históricos. Por cerca de 25 anos, de acordo com decreto de número de 69.450, esses modelos de aulas eram defendidos, porém, com PCNS e LBD foram sugeridas a ocorrências de aulas mistas, mas a divisão foi tão enraizada que mesmo não sendo mais obrigatório, continuou com aulas separadas indiretamente, com a exclusão dos menos habilidosos, mulheres ou separação definitiva dos alunos por sexo. Contudo, os modelos de aulas, assim, só potencializam a desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física em relação à vivência nas atividades e, além do mais, já estão ultrapassados.
  • Monografia Acesso aberto
    Brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena em Poço Redondo (SE)
    (2021) Alves, Luzia
    O presente trabalho tem como tema: brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena em Poço Redondo-SE. Dessa forma, Trata das brincadeiras e jogos como manifestações corporais culturais presentes nas diversas etnias e grupos sociais, que representam a cultura corporal de um povo, discorrendo sobre as brincadeiras e os jogos de raízes africana e indígena no ensino da Educação Física no supracitado município. Nota-se que levar para as aulas de Educação Física brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena é uma forma de trabalhar a diversidade cultural, contribuindo, assim, para uma educação intercultural e nas relações étnicos-raciais, com isso, cumpre com a obrigatoriedade representada na Lei nº 10.639/2003 e na Lei 11.645/2008, que vem a ser orientado pelo currículo de Sergipe. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as brincadeiras e os jogos de raízes africana e indígena e sua importância como metodologia de ensino a ser concretizada no planejamento dos professores de Educação Física no município de Poço Redondo-SE. E enquanto objetivos específicos: identificar brincadeiras de raízes ou descendência africana e indígena presentes nas brincadeiras tradicionais/populares; discorrer sobre as brincadeiras, os jogos e o ensino na Educação Física; refletir sobre a utilização das brincadeiras e dos jogos de raízes africana e indígena como instrumento pedagógico para as relações étnicos-raciais; ponderar sobre o documento curricular de Sergipe no campo da Educação Física e do ensino da cultura africana e indígena. A pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, tem como metodologia a natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Perante os resultados, evidenciou-se que as brincadeiras e os jogos são tidos como tradicionais, universais e presentes em todas as culturas, inclusive, os africanos e indígenas deixaram traços marcantes nas brincadeiras e jogos praticados atualmente. Sendo assim, chega a conclusão que as brincadeiras e os jogos são instrumentos de ensino importante para trabalhar, por meio da cultura corporal, a história e a cultura desses povos, contribuindo para o conhecimento, a vivência, a valorização e o respeito à diversidade cultural existente, a qual faz parte da cultura nacional, sendo assim, um meio para a formação de sujeitos críticos e reflexivos perante a história dos povos africanos e indígenas.
  • Monografia Acesso aberto
    A inclusão na educação física do aluno com transtorno de espectro autista
    (2021-06-03) Souza Lima, Ronaldo
    O presente estudo tem por objetivo principal identificar os desafios do professor de Educação Física para incluir socialmente o autista no contexto escolar. Como objetivos específicos: identificar na literatura a importância normativa da inclusão no processo educacional; analisar as contribuições da Educação Física para o aluno com TEA; expor alternativas pedagógicas para inclusão dos alunos com TEA nas aulas de Educação Física. Metodologicamente trata-se de um estudo de revisão da literatura de natureza qualitativa e caráter descritivo, que ocorreu por meio da coleta e análises de artigos, monografias e documentos no período compreendido entre os meses de fevereiro a maio de 2021. Justifica-se a relevância do presente estudo, por contribuir para a formação dos profissionais da Educação Física, pois apesar dos desafios, é certo que o docente deve respeitar as limitações dos alunos com TEA, mas deve também, propor atividades incentivadoras que promovam estímulos e quem sabe, sua superação.Nota-se ainda que, apesar das dificuldades existentes, o processo de inclusão é sim possível, desde que haja comprometimento e envolvimento por parte do professor, de modo a incentivar os alunos a participarem das aulas de Educação Física. Espera-se, com esse trabalho,l compartilhar dados que sirvam de estímulo para a melhoria da educação de crianças e jovens com TEA e, assim, reafirmar e chamar a atenção da sociedade quanto a importância da inclusão do aluno com TEA nas aulas Educação Física em razão dos beneficios psicomotores, sociais e culturais que essas atividades podem proporcionar.
  • Monografia Acesso aberto
    Tecnologias educacionais: o uso das TICs durante a pandemia e suas possibilidades de aplicação nas aulas de educação física
    (2021) Rabelo, Igor Francisco Santos
    As Tecnologias de Informação e Comunicação estavam sendo incluídas na educação de forma lenta, mas com a pandemia do Covid-19 houve um impacto que provocou a interrupção das aulas presenciais e continuidade somente através dessas ferramentas. Elas eram pouco utilizadas nas aulas de Educação Física, visto que, muitas vezes, esse componente curricular é visto como meramente um horário de prática corporal, não havendo espaço para outras atividades. Contudo, pode haver diferentes formas de trabalhar essas tecnologias junto à cultura corporal de movimento. Em relação às aulas remotas, é preciso identificar como estão acontecendo as aulas de Educação Física, especialmente, os instrumentos utilizados e conteúdos propostos, pois a ruptura das aulas presenciais descaracterizou suas principais atividades, antes pautadas no movimento e interação entre os sujeitos, que foi impedido devido à necessidade de distanciamento social. Mediante o exposto, o objetivo almejado é identificar o uso das TICs, durante a pandemia, traçando suas possibilidades da aplicação como metodologia de ensino nas aulas de Educação Física. Para tanto, é preciso discutir o papel das tecnologias educacionais como metodologias e ferramentas de ensino para um novo modelo de educação no Brasil; identificar as plataformas e ambientes digitais mais usados pelos professores de Educação Física; apresentar os ganhos e perdas da disciplina de Educação Física no uso das TICs durante a pandemia e averiguar as limitações e potencialidades do uso das TICs nas aulas de Educação Física em um contexto de aulas remotas e presenciais. Deste modo, foi adotada uma metodologia descritiva exploratória numa abordagem qualitativa com aplicação de questionário aos professores de Educação física, excluindo aqueles que não trabalham com a disciplina e incluindo os formados em outra área ou sem formação completa, mas que trabalham com a Educação Física no município de Paripiranga/BA. As informações foram categorizadas em três etapas: formação acadêmica e conhecimento a respeito das TICs; TICs e estratégias mais utilizadas durante as aulas remotas; dificuldades pedagógicas e conteúdos da Educação Física trabalhados. Logo após a sistematização categórica, foram organizadas em tabelas e gráficos para melhor análise e assimilação do leitor. Com isso, foi identificado que necessitam de melhores formações para manusear as TICS, como também, dos principais aparelhos e aplicativos utilizados, respectivamente: Celular, Notebook; Youtube, Google Forms, Google Meet e o Whatsapp. Além disso, foi percebido que houve adaptação dos conteúdos à nova realidade dos alunos, bem como foi destacado os conteúdos mais abordados: a ginástica e a atividade física, seguido pelos esportes. Assim, conclui-se que as possibilidades do uso das TICs nas aulas de Educação física no município forma limitadas devido à falta de acesso as ferramentas tecnológicas, como também, a pouca instrução dos professores contribuíram. Ademais, é preciso mais ambientes de formação para os professores, como também, maiores condições de acesso à tecnologia básica para os alunos, principalmente nas escolas, pensando em uma pós-pandemia, para que haja maiores possibilidades nas aulas de Educação Física.
  • Monografia Acesso aberto
    As contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo
    (2021) Menezes, Maria Naiara Gonçalves
    Sabe-se que os docentes precisam refletir em relação a suas práticas e conteúdos que venham contribuir para a formação do indivíduo, visto que é necessário o professor de Educação Física buscar alternativas metodológicas que venham a contribuir no desenvolvimento deste ensino e ter um planejamento sólido para, assim, conseguir amenizar as dificuldades do ensino da Educação Física nas escolas. A pesquisa tem como objetivo geral discutir sobre as contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo, possibilitando este ensino de maneira a contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, e como objetivos específicos descrever a Educação Física escolar e seu contexto histórico, visto que a pesquisa trata de identificar os princípios da Educação Física escolar e a transformação social, além das contribuições do professor para a formação integral do aluno, examinar a Educação Física escolar e suas bases legais, identificar abordagens e conteúdos pedagógico-social, como auxiliar na formação do indivíduo. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa de cunho qualitativo. A monografia foi realizada entre os meses de fevereiro e maio de 2021, visto que nesse período foi realizada uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Os limitadores temporais, no que diz respeito ao período de publicação, foram de estudos publicados entre os anos de 1986 a 2019, com exceção da utilização de obras clássicas anteriores ao ano de 2010. Para uma melhor compreensão desta discussão, os artigos teses e livros aproveitados são da pesquisa acervo digital (UNESP) e do Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Multidisciplinary Scientific Jornal (Núcleo do Conhecimento). Perspectiva, o professor de Educação Física deve sempre buscar mecanismos para o melhoramento da sua prática e sempre estar se atualizando frente aos novos recursos tecnológicos e ao uso de abordagens tecnológicas, como se planejar e aplicar atividades que venham trazer prazer, interesse e o real significado para a formação. Sendo assim, o profissional de Educação Física deverá desenvolver conteúdos na qual o aluno entenda o real significado das aulas práticas. A Educação Física escolar é um grande aliado da transformação social do indivíduo, a partir da construção coletiva de conhecimento, formas relevantes de conteúdo para o ensino de qualidade na sociedade. Além disso, vem transformar através do grau de satisfação e do prazer que visa o caminho para novas descobertas, tendo como papel a estratégia e apropriação do desenvolvimento corporal, para que os alunos tenham consciência das contribuições da Educação Física na transformação social do indivíduo.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando
    (2021) Santos, Mônica de Souza
    RESUMO As atividades nas aulas de Educação Física levam o educando a momentos e oportunidades de aprendizagens únicas que nenhuma outra disciplina consegue passar. Oportunidades essas de se expressar não somente por meio da fala mais também de forma corporal, pois a Educação Física é totalmente corpo. Diante disso, é relevante tratar desse assunto para o desenvolvimento da criança nas aulas, uma vez que é necessário e fundamental que elas aconteçam. As atividades são como um passaporte para a inclusão e interação dos alunos na educação básica, pois podem proporcionar benefícios indispensáveis para a construção e desenvolvimento do ser humano, como o biopsicossocial, por meio da vivência de atividades com ações que priorizem práticas físicas, mentais e sociais no processo de ensino-aprendizagem. Nisso, os resultados e discussões apontaram sobre a importância das atividades por meio das aulas de Educação Física, além de discutir e mostrar o quanto a conscientização corporal se faz necessária na aprendizagem dos alunos, e isso deve ser respeitado e refletido aula após aula. Para isso, essa pesquisa foi desenvolvida para destacar a importância da Educação Física escolar e a conscientização corporal do educando, tendo como base os documentos norteadores da BNCC, as DCNs, a LDB e materiais científicos, como livros, revistas e artigos.