Cinema e Audiovisual
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Navegando Cinema e Audiovisual por Autor "Cernicchiaro, Ana Carolina"
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Monografia Acesso embargado O Cinema e Audiovisual como Agente Potencializador do Conhecimento: A Interculturalidade Promovida pela Sétima Arte como Ferramenta de Aprendizado de Novos Idiomas(2020) da Costa, Raquel PitzEsta monografia tem como seu objetivo apresentar a sétima arte como recurso de aprendizagem e aperfeiçoamento no estudo de novos idiomas através da interculturalidade presente. Idiomas expressam-se além do conhecimento linguístico, como a gramática e vocabulário, uma língua está envolta há uma cultura, o ato da comunicação está além da expressão de palavras. O cinema ilustra não somente de maneira exteriorizada, mas de modo imersivo e com carácter muitas vezes didático o espectador, a cruzar de modo transversal seu conhecimento linguístico ao exibido pela sétima arte, a agregar a sua aprendizagem: novas palavras, gírias, modo de falar etc, elementos estes que estão circundados pela cultura. Promover o respeito por outras culturas, quebra de paradigmas e estereótipos, assim como apontar as semelhanças entre os povos.Monografia Acesso aberto Documentário póstumo: o homem ordinário e a memória social(2020) Pereira, Ana Laura DalcinThe main objective of this monograph is to analyze the construction of the ordinary man in national cinema and how he can be immortalized through a documentary film. Within these conceptions, this research obtained as a way to go through the history of ordinary man in modern and contemporary Brazilian documentary, citing and analyzing some productions from these periods; passing through the role of the documentary filmmaker and his responsibilities as a bridge between history and the public; also looking for the concepts of memory and death to understand how the documentary relates to these pointsMonografia Acesso aberto Ruínas no espelho: as distopias cinematográficas e a resistência da linguagem(2020) Goulart, Marina IndalencioO objetivo desta monografia é discutir a distopia, principalmente dentro das narrativas cinematográficas, na sua crítica com o presente. O trabalho tem como referencial a filosofia de Thomas More e John Stuart Mill, as visões do cinema de acordo com teóricos como Edgar Morin e Hugo Munsterberg, e a teorização de cientistas e filósofos ambientais sobre o impacto das ações humanas na natureza, resultando em uma nova era geológica: o Antropoceno. Além disso, o poder do discurso é analisado através da ótica de Michel Foucault e a arte como resistência segundo Gilles Deleuze. Compõem o objeto do estudo obras importantes para o desenvolvimento do gênero distópico, como: O Conto da Aia, série adaptada do livro homônimo de Margaret Atwood; Metrópolis, de Fritz Lang; Blade Runner: O Caçador de Androides, de Ridley Scott; Matrix, de Lana e Lilly Wachowski; Black Mirror, de Charlie Brooker; Um Lugar Silencioso, de John Krasinski e Fahrenheit 451, de François Truffaut. A análise dos filmes foi realizada de forma a ressaltar o que há de comum entre as distopias: uma forma de poder que controla a comunicação e a cultura, em uma tentativa de impedir, portanto, o surgimento de indivíduos questionadores, que ameaçam o sistema. Observando nos filmes cenários desesperadores e, por vezes, muito semelhantes ao que já conhecemos, busco relacionar as distopias a uma forma de diálogo com o presente, alertando sobre o futuro que chega depressa.Monografia Acesso aberto O vídeo-ensaio como ferramenta de discurso político: Uma visão sobre a obra Educação, de Isaac Pipano e Cezar Migliorin(2020) Neris, Marianna HoferO presente trabalho tem como objetivo principal compreender a metodologia, a linguagem e o momento trabalhados por trás do filme Educação (2017), de Cezar Migliorin e Isaac Pipano, que aborda o movimento das ocupações das escolas brasileiras pelos estudantes secundaristas e universitários em 2015 e 2016, que se mobilizaram em busca dos seus direitos de acesso ao espaço escolar. Para isso, será abordado o contexto histórico do cinema buscando elucidar o leitor sobre o surgimento da técnica do vídeo-ensaio empregada pelos autores, além de debater as possíveis pedagogias do cinema, com objetivo de compreender e assimilar com as do filme. Para contextualização da obra, analisarei o cenário histórico nacional que ocorre durante e após o golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma Rousseff, um dos principais fatores que resultou nas políticas de sucateamento da educação brasileira. Ao final, realizarei uma análise fílmica com objetivo de entrelaçar e relacionar os assuntos abordados nesta monografia com a obra escolhida, buscando sempre debater a relação entre política e arte.