Cinema e Audiovisual
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Monografia Acesso embargado O Cinema e Audiovisual como Agente Potencializador do Conhecimento: A Interculturalidade Promovida pela Sétima Arte como Ferramenta de Aprendizado de Novos Idiomas(2020) da Costa, Raquel PitzEsta monografia tem como seu objetivo apresentar a sétima arte como recurso de aprendizagem e aperfeiçoamento no estudo de novos idiomas através da interculturalidade presente. Idiomas expressam-se além do conhecimento linguístico, como a gramática e vocabulário, uma língua está envolta há uma cultura, o ato da comunicação está além da expressão de palavras. O cinema ilustra não somente de maneira exteriorizada, mas de modo imersivo e com carácter muitas vezes didático o espectador, a cruzar de modo transversal seu conhecimento linguístico ao exibido pela sétima arte, a agregar a sua aprendizagem: novas palavras, gírias, modo de falar etc, elementos estes que estão circundados pela cultura. Promover o respeito por outras culturas, quebra de paradigmas e estereótipos, assim como apontar as semelhanças entre os povos.Monografia Acesso aberto Borderline e Cinema: entre o estereótipo e a verossimilhança(2020) Leite, João Pedro LoboLa investigación Bordeline y Cine: entre el estereotipo y la verosimilitud tiene como objetivo buscar la compresión del efecto del discurso en la proyección del comportamiento social. Reconocemos en el cine comercial, una herramienta didáctico-pedagógica que interviene en la cultura y reasignan sus sentidos. Reflexionamos, aquí, especialmente sobre los elementos cinematográficos del discurso fílmico que tienden a producir un impacto negativo en respecto de los personajes Bordeline, así como reconocemos otras estructuras que causan aproximación del público, generando empatía. Utilizando el Análisis del Discurso como método mediador de las interpretaciones hechas en este trabajo, entendemos las condiciones de producción del discurso fílmico aquí abordado, así como su interpretación, tanto por parte del autor, que utiliza la intertextualidad en función de los efectos de sentido deseados, tanto por parte del espectador, que consume el discurso vigente en la obra fílmica y tiende a adoptarlo, reverberándolos en la construcción de las estructuras sociales. Los estudios de caso aquí presentados son productos de la industria cinematográfica estadunidense, que impacta mundialmente proliferando su cultura, dictando comportamientos desde el inicio del siglo XX. El trabajo se partirá de la comprensión del discurso cinematográfico, y los interdiscursos que le circundan, para la construcción del discurso fílmico, pudiendo así absorber los sentidos propuestos en cada objeto analizado.Monografia Acesso aberto Documentário póstumo: o homem ordinário e a memória social(2020) Pereira, Ana Laura DalcinThe main objective of this monograph is to analyze the construction of the ordinary man in national cinema and how he can be immortalized through a documentary film. Within these conceptions, this research obtained as a way to go through the history of ordinary man in modern and contemporary Brazilian documentary, citing and analyzing some productions from these periods; passing through the role of the documentary filmmaker and his responsibilities as a bridge between history and the public; also looking for the concepts of memory and death to understand how the documentary relates to these pointsMonografia Acesso aberto Ruínas no espelho: as distopias cinematográficas e a resistência da linguagem(2020) Goulart, Marina IndalencioO objetivo desta monografia é discutir a distopia, principalmente dentro das narrativas cinematográficas, na sua crítica com o presente. O trabalho tem como referencial a filosofia de Thomas More e John Stuart Mill, as visões do cinema de acordo com teóricos como Edgar Morin e Hugo Munsterberg, e a teorização de cientistas e filósofos ambientais sobre o impacto das ações humanas na natureza, resultando em uma nova era geológica: o Antropoceno. Além disso, o poder do discurso é analisado através da ótica de Michel Foucault e a arte como resistência segundo Gilles Deleuze. Compõem o objeto do estudo obras importantes para o desenvolvimento do gênero distópico, como: O Conto da Aia, série adaptada do livro homônimo de Margaret Atwood; Metrópolis, de Fritz Lang; Blade Runner: O Caçador de Androides, de Ridley Scott; Matrix, de Lana e Lilly Wachowski; Black Mirror, de Charlie Brooker; Um Lugar Silencioso, de John Krasinski e Fahrenheit 451, de François Truffaut. A análise dos filmes foi realizada de forma a ressaltar o que há de comum entre as distopias: uma forma de poder que controla a comunicação e a cultura, em uma tentativa de impedir, portanto, o surgimento de indivíduos questionadores, que ameaçam o sistema. Observando nos filmes cenários desesperadores e, por vezes, muito semelhantes ao que já conhecemos, busco relacionar as distopias a uma forma de diálogo com o presente, alertando sobre o futuro que chega depressa.Monografia Acesso aberto O espelho como meio do sensível em varda e plath(2020) Derner, Ariane CostaThe present work proposes a joint analysis of two works whose characters are directly related to the mirror and which see their images reproduced by other people being reflected in the mirrors, also sought to analyze how the jolt ripening and death reverberate in these characters. The first study is about the film Cléo de 5 á 7 (1962), by the French filmmaker Agnès Varda, which uses the protagonist's relationship with mirrors as a means to see and reflect the views of those around her on her personality and, later, how she obtains control over her own image and her relationship with death. The second work under examination is the poem Mirror, written in 1961 by Sylvia Plath, where the mirror is the lyrical voice and who houses the image and anxieties of a woman throughout her life. The poem questions maturity, and consequently death. Both products are analyzed through the eyes of the Italian philosopher Emanuele Coccia, using his book The Sensible Life, from 2010, which proposes a new way of studying and understanding how the reproduction of images and cultural objects arise, remain and influence our world, with the mirror as the main means of this reproduction.Monografia Acesso aberto A importância da trilha musical na construção cinematográfica do filme Submarine (2010)(2020) Rocha, Luan Greg MeloEsta monografia busca destacar a importância da trilha musical, em específico as canções, na constituição do filme e sua narrativa, tendo como objeto de análise o longa metragem britânico Submarine (2010) dirigido por Richard Ayoade. Para isso, foi realizada uma descrição fílmica e, em seguida, uma análise do mesmo utilizando do Sistema de Imagens proposto por Robert Mckee. A partir da trilha musical do longa, fora escolhida uma canção para cada ato da narrativa, sendo elas Hiding Tonight, Glass in the Park e It's Hard to Get Around the Wind, todas compostas e interpretadas por Alex Turner. Tendo isto em vista, apresenta-se a tradução de cada letra e uma análise relacionando-as com as imagens e os acontecimentos do filme. Diante disso foi possível evidenciar que as canções trazem informações sobre o personagem que não estão presentes no roteiro nem nas imagens, refletindo o interior do personagem em cada ato do filme, desta forma constituindo a narrativa, tendo a música como grande ferramenta dramática e descritiva.Monografia Acesso aberto O vídeo-ensaio como ferramenta de discurso político: Uma visão sobre a obra Educação, de Isaac Pipano e Cezar Migliorin(2020) Neris, Marianna HoferO presente trabalho tem como objetivo principal compreender a metodologia, a linguagem e o momento trabalhados por trás do filme Educação (2017), de Cezar Migliorin e Isaac Pipano, que aborda o movimento das ocupações das escolas brasileiras pelos estudantes secundaristas e universitários em 2015 e 2016, que se mobilizaram em busca dos seus direitos de acesso ao espaço escolar. Para isso, será abordado o contexto histórico do cinema buscando elucidar o leitor sobre o surgimento da técnica do vídeo-ensaio empregada pelos autores, além de debater as possíveis pedagogias do cinema, com objetivo de compreender e assimilar com as do filme. Para contextualização da obra, analisarei o cenário histórico nacional que ocorre durante e após o golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma Rousseff, um dos principais fatores que resultou nas políticas de sucateamento da educação brasileira. Ao final, realizarei uma análise fílmica com objetivo de entrelaçar e relacionar os assuntos abordados nesta monografia com a obra escolhida, buscando sempre debater a relação entre política e arte.Monografia Acesso embargado A experiência sonora e suas implicações no audiovisual acessado em dispositivos interativos móveis(2020) Wictor, Pedroso AntunesAs implicações enfrentadas por dispositivos interativos móveis para a experiência de imersão sonora através do conteúdo audiovisual. Apresentando uma pesquisa de campo realizada por meio de um formulário online com questões para o público especializado e profissionais da área de som, auxiliando no debate sobre o que é mais importante e acessível para a experiência sonora audiovisual. Relatando os desafios encontrados pelo público e profissionais da área de som, que visam se aproximar da experiência fílmica das salas de cinema, inserida por meio do novo meio emergente de distribuição de conteúdos audiovisuais, as plataformas de streaming audiovisual. E as possibilidades tecnológicas para mais imersão sonora nos dispositivos interativos móveis, comparando os acessórios para som externo entre os sistemas sonoros nativos dos dispositivos interativos móveis, que alcançam diferentes tipos de experiência sonora.Monografia Acesso embargado A direção de cantoras de música popular massiva sobre seus videoclipes(2020) Espit, Débora GrezeleThe cinema and the audiovisual have several ramifications, within them, the videoclip, a music video use to sell and promote a song, known worldwide for being a space of experimentation, allowing the freedom of visual and narrative creation within a few minutes. With the standardization of massive popular music, many artists seek innovation formats to highlight their work, with some opting for the direction of their own music videos. Within this context, we seek to study the direction of pop singers on their own music videos, focusing on Manu Gavassi’s Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim, and Taylor Swift’s The Man and Cardigan, examining the consequences and influences of the direction of these artists as singers. Thus, we search to understand the history and trajectory of the music video within the cinema and analyze the role of the direction, observing its function and main characteristics to apply these concepts in the analysis of music videos.Monografia Acesso embargado A estética da série boca a boca: uma interpretação sobre o repetível e novo(2020) Paredes, Patricia EspindolaThe main objective of this monograph is to analyze the artistic elements, more precisely those related to the art direction of the Kissing Game series, which achieved success and acclaim, both from the public and from critics in general. To perform the analysis in the field of artistic direction of the series, the theory of discourse analysis was used, nd the movements of paraphrase and polysemy were used for the discernment of paraphrastic elements in relation to other contemporary international series, notably the ones from US; from the polysemic elements related to what we call “Brazilianness”. There was a presumption that more polysemic than paraphrastic elements would be found, to affirm that the success of the series, in terms of artistic direction, would have been given by the innovative element, by the different, by the “Brazilianness” that would be differentiating it from the others series available on the streaming platform, Netflix. However, through the analysis of selected frames throughout the series, it was found that the success of the series was, in fact, by paraphrastic elements that repeat the formula of Netflix series and films. In the moments when the Director Esmir Filho, from the Kissing Game Series, brings Brazilian elements, he fades them through visual cleanliness, symmetry, hygiene, among other artistic treatments so that the series had the power to generate greater identification for a wide and heterogeneous audience.Monografia Acesso aberto A distribuição do curta-metragem lésbico no Brasil: Entre apagamentos e emergências(2020) Oliveira, Anna Catharina Mittmann deEssa monografia trata sobre o cenário de distribuição no Brasil, fazendo um retrospecto histórico, são levantadas questões de acesso e dados sobre os filmes brasileiros. É passado pelo período do surgimento do cinema no Brasil até os tempos atuais, sempre ressaltando a influência política na Indústria Cinematográfica no Brasil. É abordado como o Brasil possui uma dificuldade histórica em manter os incentivos à cultura, e como isso está relacionado a uma falta de entendimento sobre a cultura, de forma que a produção independente fique em risco por falta de capital financeiro para produzir seus títulos. Demostra também a dificuldade de acesso do próprio público as salas de cinema, com uma elitização dos parques exibidores e uma centralização das salas de cinema. Fazendo uma análise mais específica, são usados 3 curtas-metragens lésbicos (Perifericu, Peixe e Rebu - A Egolombra de uma Sapatão Quase Arrependida) para a discussão de como ocorre a distribuição no cenário brasileiro.Monografia Acesso aberto A Árvore de Alfajor: dossiê(2021) Soares, MarcelaA Árvore de Alfajor é um curta-metragem de ficção, de 9 minutos, desenvolvido com técnicas de animação 2D e 3D. Percorre a história de uma Moça que decide entrar pela trilha úmida de uma Floresta de Sequoias Gigantes.Monografia Acesso aberto O cenário que conta a história(2021) Dalmolin, BrunoO propósito desta monografia é fazer uma análise de cenário do longa-metragem Blade Runner (1983), dirigido por Ridley Scott, tendo como principal objetivo, entender quais foram os fatores que levaram o diretor a projetar aquela determinada forma de “futuro”, ou seja, o ano de 2019 . Foram estudadas as referências visuais, os fatores políticos e socioeconômicos da época de produção da obra, e como a junção desses elementos gerou um resultado até então único. Para isso, foi realizada uma pesquisa a respeito do contexto de produção do filme, como os Estados Unidos do governo de Ronald Reagan influenciou o imaginário futurista de Blade Runner; e as referências visuais, quais foram as principais obras que o diretor se baseou para criar a estética e o clima do filme. A partir disso foi possível, através da análise de uma das cenas do longa, identificar, no cenário, a materialização das principais influências. Se sucedeu então, uma comparação entre o futuro de 2019 apresentando no filme, e o presente existente (2021), mostrando que embora não tenhamos o ambiente externo, depressivo de Blade Runner, o longa previu um estado de espírito deprimente, muito semelhante ao atual. Por fim se concluiu que Ridley Scott conseguiu, através dessa junção de referências, e fatores políticos e socioeconômicos, trabalhar os cenários não apenas como uma questão estética, mas também como parte da história que está sendo contada e aprofundamento das questões ideológicas envolvidas.Artigo Científico Acesso aberto A evolução do gênero "mecha" através dos efeitos especiais digitais(2021) Matos, Douglas VieiraNesse artigo tratarei dos efeitos especiais utilizados no filme Pacific Rim, dirigido por Guillermo del Toro em 2013, e como ele adicionou ao imagético do gênero "mecha''. Para isso vou contar o surgimento do gênero e como ele se definiu, através das séries que foram lançadas antes do filme, destacando as características que formaram essas franquias. Analisaremos como o filme de Del Toro consegue adaptar essas características imagéticas para o blockbuster com foco na sua técnica que mescla efeitos especiais práticos com efeitos especiais digitais, ou CGI.Monografia Acesso aberto A cor do cheiro: a sinestesia como objeto de construção da narrativa no cinema(2021) Cordeiro, Gláucia AlvesA presente monografia tem como principal objetivo analisar os elementos simbólicos e artísticos do longa por meio da representatividade do cheiro, mais precisamente os elementos relacionados à concepção de arte do longa sul coreano “PARASITA”. Para iniciar tal análise, parto da teoria das cores para permear a discussão sobre a presença de uma fusão de sentidos, notadamente a audição e a visão, produzindo um efeito sinestésico que leva ao olfato, na construção narrativa e estilística dos frames selecionados. A proposta é identificar o efeito de sentido produzido no longa-metragem selecionado: o sentido de classe materializado no cheiro, como efeito sinestésico. O que se pretende aqui, é aprimorar a percepção de efeito sinestésico visual no audiovisual, através da tentativa de uma elucidação do tema a partir de elementos visuais e estéticos escolhidos no longa PARASITA. Para realizar a análise, a fundamentação teórica norteia a definição parafrástica dos sentidos empregados. Foi utilizado o conceito de figura de retórica ou figura de linguagem para definir o conceito de sinestesia, através da semântica e semiótica das cores e o contexto inserido através da mise-en-scène em relação às demais narrativas contemporâneas de classes. Entretanto, através da análise de frames selecionados no longa, foi constatado que a interação das cores pode ser relacionada à cultura local do país como uma universalização do conceito de cheiro atrelado à classe social. O que propomos aqui é tão somente mostrar, de maneira simplificada, alguns pontos básicos da interpretação do cheiro, através das cores e a sua relação com o desenvolvimento estrutural de classes na sociedade.Monografia Acesso aberto Filme Resquícios: uma leitura sobre violências contra a mulher(2021) Souza, Líada KimieEste trabalho volta-se para um estudo do papel da mulher no campo do audiovisual, espaço de visibilidades e invisibilidades da violência de gênero. Teria a mulher o mesmo lugar de autoria que os homens na produção cinematográfica? E, ainda, como a violência de gênero é tematizada nas telas? A fim de buscar alguma resposta para estas perguntas, realizamos um estudo panorâmico a respeito de algumas produções e nos voltamos para um gesto de leitura e análise de uma produção local que tematiza a violência de gênero narrando a história de um relacionamento abusivo. Trata-se de uma análise do curta-metragem “Resquícios” (2017), que foi dirigido por Jessica Rungue em seu trabalho de conclusão do curso de Cinema na Unisul. O curta-metragem retrata situações que muitas mulheres conhecem, infelizmente. É comum, no mercado audiovisual que mulheres que estejam frente às equipes sofram preconceito de gênero. Essa pesquisa busca compreender o que, em 125 anos do cinema brasileiro, a mulher permanece objetificada. A luta para a superação de preconceitos no dia a dia e a subjugação no trabalho permanece sendo uma constante.Monografia Acesso aberto Análise comparativa de dois roteiros sobre cobiçar a imagem do outro(2021) Alvarenga, Amanda WolfEste trabalho busca analisar de forma comparativa as obras À Beira Mar (By the Sea, drama, 2015) e O Dilema das Redes (The Social Dilemma, documentário, 2020), considerando o universo tóxico que se vive nas redes sociais, como ponto de partida para a criação de uma metáfora. O argumento e roteiro de ambas as obras são fatores determinantes de pesquisa para tal comparação, visto que a primeira história se passa nos anos 70, e a segunda, na atualidade, e ainda assim apresentam problemáticas similares. A principal cena do filme À Beira Mar que será analisada, é o momento em que a personagem Vanessa, interpretada por Angelina Jolie, observa o casal do quarto ao lado através de um buraco na parede. Metaforicamente, o buraco na parede toma o lugar da tela de um celular, e a vida do casal observado na obra, se compara à vida alheia nas redes sociais, completamente devassada, conforme mostra o documentário.Vídeo Acesso aberto Eth_OS: um filme de Victor Galles(2021) Silva, Victoreth_OS é um filme experimental, onde práticas visuais, sonoras e de montagem são aplicadas em diversas multimídias coletadas de acervos da web, desconstruindo-as e criando novas narrativas. Partindo de sequencias que retratam informática, religião, ciência e momentos contemporâneos históricos, o curta é um grande paradoxo temporal, e também de convenções tecnológicas, visto que há material coletado filmado em película e digitalmente, transcritas em VHS, e testes gráficos digitais e analógicos sobre as mesmas feitas pelo realizador, além de uma trilha sonora original criada com ferramentas digitais.Monografia Acesso aberto Ausência(2021) Cardoso, ArianeRebecca e Babi moravam juntas havia um tempo, até que Babi sofreu uma morte repentina. Com isso, a rotina de Rebecca muda e ela tenta lidar com o luto e se adaptar à nova realidade sem a presença física de sua amiga. Rebecca para se sentir mais próxima de Babi, se apega às lembranças felizes das duas, e compartilha com ela como está sendo a vida sem a sua companhia.Monografia Acesso aberto A arte política: cinema de poesia e o corpo trans, a partir da leitura de "Selma depois da chuva"(2021) Simioli, MarinaEsse trabalho monográfico de finalização do Curso de Cinema e Audiovisual, trata sobre o vínculo do fazer artístico com a sociedade. A pesquisa buscou compreender a capacidade de interferência que a arte tem nos regramentos sociais. Tomou-se como objeto de análise uma produção catarinense: o curta-metragem "Selma Depois da Chuva" (2019), direção de Loli Menezes. Este filme possui reconhecida força política ao tematizar em forma de denúncia o apagamento do corpo de uma mulher transgênero nas telas de cinema. Para a pesquisa abordou-se relações que envolvem a obra: momento sócio-histórico, equipe de produção, narrativa, estética, e poética. Estabeleceu-se uma escuta teórica sobre os conceitos cinematográficos que conversam com a obra, como o manifesto do “Cinema de Poesia” de Pasolini. E também leituras de diferentes pensadores sobre questões tanto de produção artística, como sobre identidades de gênero, que auxiliaram para a compreensão dos efeitos de sentidos produzidos por uma obra artística sobre os seus espectadores (individuais e coletivos).
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