Cinema e Audiovisual
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Navegando Cinema e Audiovisual por Autor "Cordeiro, Gláucia Alves"
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Monografia Acesso aberto A cor do cheiro: a sinestesia como objeto de construção da narrativa no cinema(2021) Cordeiro, Gláucia AlvesA presente monografia tem como principal objetivo analisar os elementos simbólicos e artísticos do longa por meio da representatividade do cheiro, mais precisamente os elementos relacionados à concepção de arte do longa sul coreano “PARASITA”. Para iniciar tal análise, parto da teoria das cores para permear a discussão sobre a presença de uma fusão de sentidos, notadamente a audição e a visão, produzindo um efeito sinestésico que leva ao olfato, na construção narrativa e estilística dos frames selecionados. A proposta é identificar o efeito de sentido produzido no longa-metragem selecionado: o sentido de classe materializado no cheiro, como efeito sinestésico. O que se pretende aqui, é aprimorar a percepção de efeito sinestésico visual no audiovisual, através da tentativa de uma elucidação do tema a partir de elementos visuais e estéticos escolhidos no longa PARASITA. Para realizar a análise, a fundamentação teórica norteia a definição parafrástica dos sentidos empregados. Foi utilizado o conceito de figura de retórica ou figura de linguagem para definir o conceito de sinestesia, através da semântica e semiótica das cores e o contexto inserido através da mise-en-scène em relação às demais narrativas contemporâneas de classes. Entretanto, através da análise de frames selecionados no longa, foi constatado que a interação das cores pode ser relacionada à cultura local do país como uma universalização do conceito de cheiro atrelado à classe social. O que propomos aqui é tão somente mostrar, de maneira simplificada, alguns pontos básicos da interpretação do cheiro, através das cores e a sua relação com o desenvolvimento estrutural de classes na sociedade.