Educação Física
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Navegando Educação Física por Autor "Isidório, Marcelo"
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Artigo Científico Acesso aberto A influência das fases do ciclo menstrual sobre o desempenho no treinamento de força(2022-12-12) Nascimento, Túlio; Muniz, Rodrigo; Freitas, GustavoA ciência do treinamento resistido emergiu após a 2ª guerra mundial com fins essencialmente militares. Por isso, a maioria esmagadora dos estudos eram direcionados a homens de idade militar, o que pode ter feito com que a fisiologia e a especificidade do treino feminino se encontrasse em segundo plano. Apesar disso, o número de praticantes mulheres em academias é consideravelmente alto e, nesta perspectiva, distinções fisiológicas poderiam justificar a necessidade de uma prescrição específica. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a possível interferência das fases ciclo menstrual sobre o Treinamento de Força (TF). Como metodologia utilizamos uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Scielo, Google Acadêmico e PubMed utilizando os descritores “Mulheres e Treinamento de Força”, “Ciclo Menstrual e Treinamento de Força”. Os resultados corroboram para uma diminuição trivial de desempenho da fase folicular inicial e da fase lútea média, quando comparados às outras fases do CM. Contudo, mais estudos de maior confiabilidade precisam ser produzidos e uma diretriz do treinamento de força com a prescrição baseada nas fases do CM ainda não pode ser formada. Entretanto, considerando competições acirradas de alto desempenho, onde a diferença entre os competidores muita das vezes pode ser mínima, periodizar o TF conforme as fases do CM pode ser determinante no resultado final.Estudo de Caso Acesso aberto Percepção dos pais sobre os efeitos da natação em crianças com transtorno do espectro autista: um estudo de caso.(2022-12-13) Mariano, Iury; Freitas, LislaineO Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em uma alteração do sistema nervoso central, ocasionando problemas no comportamento. O TEA não tem cura, mas existem terapias adequadas que contribuem para que o indivíduo possa ter um desenvolvimento saudável. Dentre as formas não medicamentosas de tratamento temos o exercício físico e como opção, a natação. Este estudo teve como objetivo verificar as percepções dos pais sobre o efeito da natação em crianças com TEA e o impacto que o exercício físico tem na vida dessas crianças. Trata-se de um estudo de caso onde foi aplicado um questionário a 11 pais de crianças diagnosticadas com TEA que participam da natação em uma academia na cidade de Itabira (MG). Os resultados indicam que os pais percebem aspectos positivos nas áreas cognitivas, afetivas e motoras. Contudo, destacamos a falta de profissionais de Educação Física capacitados para atuar com crianças com esta doença. Palavras-chave: Natação, Transtorno do Espectro Autista, Exercício Físico