Nutrição
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Navegando Nutrição por Autor "LIMA, Andressa Barreto"
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Artigo Científico Acesso aberto O eu feminino: a percepção do corpo e autoimagem de mulheres em uma academia em Feira de Santana-Ba(2022-12-14) BARROS, Ana Beatriz Santos Fernandes ; MOREIRA, Elaine SouzaA presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a percepção do corpo e autoimagem de mulheres na academia feminina em Feira de Santana-Ba, por meio de uma pesquisa estruturada com percursos metodológicos a abordagem qualitativa-quantitativa. Com o objetivo geral analisar a percepção da mulher e seu corpo e objetivos específicos, calcular e analisar os dados de abordagens no local e descrever os principais distúrbios que acometem as mulheres e a sua autoimagem. Resultados e Discussão: Os resultados desta pesquisa demonstraram que os hábitos das mulheres estão associados a dietas e/ou estilo de vida saudável, mas existem partes do corpo que não as agradam, gerando uma má percepção corporal. Quando somos estimulados a ter uma visão crítica do nosso corpo, aprendemos a comer de forma desconectada, numa tentativa de controlar nossa aparência, em vez de escutar nosso corpo. Conclusão: Por fim, a pesquisa constatou que a percepção corporal e o comportamento alimentar humano refletem entre o estado fisiológico, psicológico e o ambiente externo no qual vivemos.Artigo Científico Acesso aberto A influência do marketing na obesidade infantil no Brasil: uma revisão sistemática(2022-12-14) SILVA, Gabriela Mascarenhas; OLIVEIRA, Isabel Silva Santos; SANTOS, Quézia FortunatoIntrodução: O marketing utilizado nas indústrias de alimentos possui muitas especificidades em relação aos demais setores. É necessário interligar os interesses da empresa aos desejos do consumidor, fazendo com que a população insira os produtos nos seus hábitos alimentares, aumentando o seu consumo¹. Colocando como enfoque o público infantil, o marketing de alimentos está relacionado com o excesso de peso e obesidade nesses indivíduos durante a primeira infância, pois o marketing alimentar utiliza de estratégias lúdicas que conseguem despertar nas crianças o desejo de consumir alimentos que, em sua grande maioria, são processados e ultraprocessados. Objetivo: Descrever a influência do marketing na obesidade infantil, através de uma revisão sistemática. Métodos: Este artigo tem como metodologia a revisão sistemática de estudos no intuito de discutir e identificar os resultados de pesquisas científicas sobre o tema abordado. A busca dos estudos foi realizada no mês de agosto do ano de dois mil e vinte e dois na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizou-se os descritores “marketing e obesidade infantil”; “marketing e crianças”; “marketing alimentar” e “marketing de alimentos”. Resultados: A presente revisão admitiu 2 artigos, sendo estes avaliados segundo temáticas exploradas, ano de publicação, texto na íntegra e país de publicação. Os estudos incluídos foram preferencialmente selecionados para atender a categoria tese e dissertação, pois são trabalhos mais elaborados e aprofundados, tendo em vista a exigência mínima de 48 meses, além de possuir aspectos inéditos e maior profundidade do assunto. Conclusão: De acordo com o presente estudo, é possível concluir que o marketing utiliza bem de todos seus preceitos para influenciar as crianças, através de técnicas audiovisuais como: cores, personagens e frases chamativas. A indústria de alimentos utiliza personagens de filmes e seriados que estão em destaque para aumentar a venda de seus produtos, muitas vezes promovendo venda casada (quando o cliente compra um produto e leva juntamente outro do mesmo gênero, ou não). Todos esses preceitos se fazem relevantes pois estimulam o cérebro infantil aumentando seu desejo de compra.