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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos na saúde da população brasileira adulta pela ingestão de agrotóxicos: revisão de sistemática
    (2022-12-17) Silva, Beatriz; Brito, Géssica; Vitoria, Nathalia
    Introdução: O objetivo desde estudo é analisar os impactos causados na saúde da população brasileira pela ingestão de alimentos com agrotóxicos. Metodologia: Para isso foi realizada uma revisão sistemática com artigos disponíveis nas plataformas da Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed, utilizando o Método Prisma (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses), usando os descritores “agrotóxicos”, “ingestão” e “saúde”. Resultados: Durante as pesquisas foram encontrados 147 artigos, sendo que após leitura de título e resumo foram encontrados 12 e após a leitura de texto completo após os critérios de inclusão foram selecionados 8. Algumas amostras apontam o risco do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como o câncer, destacam também que os resíduos de agrotóxicos não são encontrados apenas em alimentos in natura, mas também em ultraprocessados. Conclusão: Esse trabalho reforça a necessidade da ampliação da fiscalização do uso desordenado de agrotóxicos no Brasil, pelos órgãos reguladores, para evitar casos de subnotificações quanto ao uso desses produtos. Os grandes produtores também, devem assumir o dever de utilizar melhores práticas, garantindo a saúde e a segurança da população.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos na saúde da população brasileira adulta pela ingestão de agrotóxicos: revisão sistemática
    (2022-12) Silva, Beatriz Cerqueira da; Vitoria, Nathalia de Araujo; Brito, Géssica Alves Campos de
    Introdução: O objetivo desde estudo é analisar os impactos causados na saúde da população brasileira pela ingestão de alimentos com agrotóxicos. Metodologia: Para isso foi realizada uma revisão sistemática com artigos disponíveis nas plataformas da Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed, utilizando o Método Prisma (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses), usando os descritores “agrotóxicos”, “ingestão” e “saúde”. Resultados: Durante as pesquisas foram encontrados 147 artigos, sendo que após leitura de título e resumo foram encontrados 12 e após a leitura de texto completo após os critérios de inclusão foram selecionados 8. Algumas amostras apontam o risco do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como o câncer, destacam também que os resíduos de agrotóxicos não são encontrados apenas em alimentos in natura, mas também em ultraprocessados. Conclusão: Esse trabalho reforça a necessidade da ampliação da fiscalização do uso desordenado de agrotóxicos no Brasil, pelos órgãos reguladores, para evitar casos de subnotificações quanto ao uso desses produtos. Os grandes produtores também, devem assumir o dever de utilizar melhores práticas, garantindo a saúde e a segurança da população.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos na saúde da população brasileira adulta pela ingestão de agrotóxicos: revisão sistemática
    (2022-12-09) Silva, Beatriz; Brito, Géssica; Vitoria, Nathalia; Carneiro, Vinicius
    Introdução: O objetivo desde estudo é analisar os impactos causados na saúde da população brasileira pela ingestão de alimentos com agrotóxicos. Metodologia: Para isso foi realizada uma revisão sistemática com artigos disponíveis nas plataformas da Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed, utilizando o Método Prisma (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses), usando os descritores “agrotóxicos”, “ingestão” e “saúde”. Resultados: Durante as pesquisas foram encontrados 147 artigos, sendo que após leitura de título e resumo foram encontrados 12 e após a leitura de texto completo após os critérios de inclusão foram selecionados 8. Algumas amostras apontam o risco do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como o câncer, destacam também que os resíduos de agrotóxicos não são encontrados apenas em alimentos in natura, mas também em ultraprocessados. Conclusão: Esse trabalho reforça a necessidade da ampliação da fiscalização do uso desordenado de agrotóxicos no Brasil, pelos órgãos reguladores, para evitar casos de subnotificações quanto ao uso desses produtos. Os grandes produtores também, devem assumir o dever de utilizar melhores práticas, garantindo a saúde e a segurança da população.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O aumento da obesidade durante o período pandêmico: uma revisão sistemática
    (2022-12-16) Cerqueira, Kleideane Cristine; Anjos, Erivaldo; Matias, Roseane
    Introdução: A obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade prejudicial à saúde, são considerados obesos pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30kg/m². Em meio a uma pandemia viral do SARS-CoV-2, o isolamento social favoreceu no aumento de números de obesos. Objetivo: O presente estudo visa apontar na literatura científica, a associação do aumento no número de obesos com as medidas de contenção do vírus covid-19. Metodologia: Uma revisão sistemática na literatura nas bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs, pesquisa está realizada nos meses de setembro e outubro de 2022, utilizado os descritores: Sobrepeso, obesidade, isolamento social e infecção por covid-19, foram incluídas as publicações do ano 2020 a 2022. Para a elaboração foram selecionados 5 artigos dos 135 encontrados. Resultados e discussões: Observou-se que as medidas consideradas eficazes na contenção da disseminação do covid-19, o isolamento social, restrições de locais públicos, dificultaram a prática de exercício físicos levando um ganho de peso da população no geral. Além disso, outros problemas surgiram como ansiedade, estresse, depressão, levando a alimentação excessiva na tentativa de ressarcir esses sentimentos. Conclusão: A pandemia da covid-19 trouxe uma mudança no estilo de vida da população reclusa em suas residências. O isolamento social contribuiu positivamente para aumento no número obesos na sociedade nesse período. Palavras-chave: Sobrepeso; Obesidade; Isolamento Social; Infecção por Covid-19;
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O aumento da obesidade durante o período pandêmico: uma revisão sistemática
    (2022-12-16) Cerqueira, Kleideane Cristine; Anjos, Erivaldo; Matias, Roseane
    Introdução: A obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade prejudicial à saúde, são considerados obesos pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30kg/m². Em meio a uma pandemia viral do SARS-CoV-2, o isolamento social favoreceu no aumento de números de obesos. Objetivo: O presente estudo visa apontar na literatura científica, a associação do aumento no número de obesos com as medidas de contenção do vírus covid-19. Metodologia: Uma revisão sistemática na literatura nas bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs, pesquisa está realizada nos meses de setembro e outubro de 2022, utilizado os descritores: Sobrepeso, obesidade, isolamento social e infecção por covid-19, foram incluídas as publicações do ano 2020 a 2022. Para a elaboração foram selecionados 5 artigos dos 135 encontrados. Resultados e discussões: Observou-se que as medidas consideradas eficazes na contenção da disseminação do covid-19, o isolamento social, restrições de locais públicos, dificultaram a prática de exercício físicos levando um ganho de peso da população no geral. Além disso, outros problemas surgiram como ansiedade, estresse, depressão, levando a alimentação excessiva na tentativa de ressarcir esses sentimentos. Conclusão: A pandemia da covid-19 trouxe uma mudança no estilo de vida da população reclusa em suas residências. O isolamento social contribuiu positivamente para aumento no número obesos na sociedade nesse período. Palavras-chave: Sobrepeso; Obesidade; Isolamento Social; Infecção por Covid-19;
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estado nutricional de idosos com 60 anos ou mais, acompanhados pelo sistema de vigilância alimentar e nutricional (sisvan) no nordeste brasileiro no ano de 2020.
    (2022-12-14) Silva, Felipe Lima Silva da; Araújo, João Victor Dias; Hora, Noelly Santana da
    RESUMO: Introdução: Envelhecer não é necessariamente sinônimo de doença. Entretanto, é comum que com o avançar da idade ocorra o surgimento de algumas patologias. O estado nutricional é o equilíbrio entre a ingestão e o gasto energético do indivíduo. O habito alimentar tem grande impacto no estado nutricional das pessoas. O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como objetivo realizar a gestão das informações relacionadas a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN). Objetivo: Analisar o estado nutricional dos idosos brasileiros residentes na região nordeste com registro no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) no ano de 2020. Metodologia: Estudo longitudinal retrospectivo de análise realizado por meio de dados remissivos, no qual foi avaliado o estado nutricional dos idosos (maior ou igual a 60 anos de idade) residentes no nordeste brasileiro, assim como os seus hábitos alimentares, abordando e investigando a saúde da população idosa e os fatores determinantes para o risco e agravos de doenças, assim como eventos associados com a saúde. Os dados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos em percentuais e números absolutos com o auxílio do software Microsoft Office Excel ®, versão 2012. 5 Resultados: Houve uma baixa quantidade de idosos com valor dos percentis de baixo peso segundo o IMC, sendo 13,56 % segundo a análise. Fazem parte do estado de eutrofia 38,21% dos idosos acompanhados. Em contrapartida, foi registrado aumento de sobrepeso no grupo de estudo, do qual 48,24% dos idosos acompanhados em 2020 estavam com o valor de IMC acima do recomendado. Conclusão: Os dados obtidos acerca do estado nutricional mostraram que a região nordeste apresenta percentuais elevados de idosos com sobrepeso. Os marcadores de hábitos alimentares mostraram que grande parte dos idosos realizam as três refeições principais do dia, como também fazem a ingestão de alimentos in natura, por outro lado o estudo demonstrou que o consumo de ultraprocessados também apresentaram níveis elevados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impacto das mídias na alimentação de mulheres: uma revisão integrativa
    (2022-12-08) Silva, Beatriz; Gomes, Yasmin
    A mídia tem um grande papel de influenciar a vida de mulheres, inevitavelmente essa influência atinge a esfera alimentar e comportamental, as quais se submetem muitas vezes a realizar dietas ou seguir dicas publicadas a fim de alcançar seus objetivos, sejam eles com intuitos estéticos ou não. O presente estudo teve como objetivo geral analisar o impacto das mídias na alimentação de mulheres. Na metodologia foi utilizado a revisão integrativa, baseada em artigos publicados na base de dados LILACS entre os anos de 2012 a 2022, o qual foi selecionado 6 estudos para construir o estudo. A partir do levantamento e análise desses estudos foi identificado que as dietas publicadas em jornais, revistas e redes sociais ignoravam em grande parte, a individualidade e contexto sociocultural das pessoas, influenciando nas suas escolhas alimentares muitas vezes utilizando como artificio palavras de grande alcance como “perca 5kg super-rápido”. Além disso, a maioria das dietas publicadas na mídia possuem caráter reducionista de alimento, ou seja, que devem reduzir os alimentos e calorias ingeridas, entretanto não atingem as necessidades nutricionais e não contemplam a individualidade da mulher. Pode-se concluir que é de extrema importância o acompanhamento nutricional individualizado por profissional nutricionista, além da equipe multidisciplinar, destaca-se também a necessidade de mais estudos que contemplem o assunto principalmente direcionado para as redes sociais, que são amplamente utilizadas atualmente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O eu feminino: a percepção do corpo e autoimagem de mulheres em uma academia em feira de santana-ba
    (2022-12-14) Barros, Ana Beatriz; Souza, Elaine
    A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a percepção do corpo e autoimagem de mulheres na academia feminina em Feira de Santana-Ba, por meio de uma pesquisa estruturada com percursos metodológicos a abordagem qualitativa-quantitativa. Com o objetivo geral analisar a percepção da mulher e seu corpo e objetivos específicos, calcular e analisar os dados de abordagens no local e descrever os principais distúrbios que acometem as mulheres e a sua autoimagem. Resultados e Discussão: Os resultados desta pesquisa demonstraram que os hábitos das mulheres estão associados a dietas e/ou estilo de vida saudável, mas existem partes do corpo que não as agradam, gerando uma má percepção corporal. Quando somos estimulados a ter uma visão crítica do nosso corpo, aprendemos a comer de forma desconectada, numa tentativa de controlar nossa aparência, em vez de escutar nosso corpo. Conclusão: Por fim, a pesquisa constatou que a percepção corporal e o comportamento alimentar humano refletem entre o estado fisiológico, psicológico e o ambiente externo no qual vivemos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estado nutricional de idosos com 60 anos ou mais, acompanhados pelo sistema de vigilância alimentar e nutricional (sisvan) no nordeste brasileiro no ano de 2020
    (2022-12-14) Lima, Felipe Silva da Silva; Dias, João Araújo; Santana, Noelly da Hora
    Introdução: Envelhecer não é necessariamente sinônimo de doença. Entretanto, é comum que com o avançar da idade ocorra o surgimento de algumas patologias. O estado nutricional é o equilíbrio entre a ingestão e o gasto energético do indivíduo. O habito alimentar tem grande impacto no estado nutricional das pessoas. O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como objetivo realizar a gestão das informações relacionadas a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN). Objetivo: Analisar o estado nutricional dos idosos brasileiros residentes na região nordeste com registro no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) no ano de 2020. Metodologia: Estudo longitudinal retrospectivo de análise realizado por meio de dados remissivos, no qual foi avaliado o estado nutricional dos idosos (maior ou igual a 60 anos de idade) residentes no nordeste brasileiro, assim como os seus hábitos alimentares, abordando e investigando a saúde da população idosa e os fatores determinantes para o risco e agravos de doenças, assim como eventos associados com a saúde. Os dados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos em percentuais e números absolutos com o auxílio do software Microsoft Office Excel ®, versão 2012. Resultados: Houve uma baixa quantidade de idosos com valor dos percentis de baixo peso segundo o IMC, sendo 13,56 % segundo a análise. Fazem parte do estado de eutrofia 38,21% dos idosos acompanhados. Em contrapartida, foi registrado aumento de sobrepeso no grupo de estudo, do qual 48,24% dos idosos acompanhados em 2020 estavam com o valor de IMC acima do recomendado. Conclusão: Os dados obtidos acerca do estado nutricional mostraram que a região nordeste apresenta percentuais elevados de idosos com sobrepeso. Os marcadores de hábitos alimentares mostraram que grande parte dos idosos realizam as três refeições principais do dia, como também fazem a ingestão de alimentos in natura, por outro lado o estudo demonstrou que o consumo de ultraprocessados também apresentaram níveis elevados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impacto das mídias na alimentação de mulheres: uma revisão integrativa
    (2022-12-08) Gomes, Yasmin; Silva, Beatriz
    A mídia tem um grande papel de influenciar a vida de mulheres, inevitavelmente essa influência atinge a esfera alimentar e comportamental, as quais se submetem muitas vezes a realizar dietas ou seguir dicas publicadas a fim de alcançar seus objetivos, sejam eles com intuitos estéticos ou não. O presente estudo teve como objetivo geral analisar o impacto das mídias na alimentação de mulheres. Na metodologia foi utilizado a revisão integrativa, baseada em artigos publicados na base de dados LILACS entre os anos de 2012 a 2022, o qual foi selecionado 6 estudos para construir o estudo. A partir do levantamento e análise desses estudos foi identificado que as dietas publicadas em jornais, revistas e redes sociais ignoravam em grande parte, a individualidade e contexto sociocultural das pessoas, influenciando nas suas escolhas alimentares muitas vezes utilizando como artificio palavras de grande alcance como “perca 5kg super-rápido”. Além disso, a maioria das dietas publicadas na mídia possuem caráter reducionista de alimento, ou seja, que devem reduzir os alimentos e calorias ingeridas, entretanto não atingem as necessidades nutricionais e não contemplam a individualidade da mulher. Pode-se concluir que é de extrema importância o acompanhamento nutricional individualizado por profissional nutricionista, além da equipe multidisciplinar, destaca-se também a necessidade de mais estudos que contemplem o assunto principalmente direcionado para as redes sociais, que são amplamente utilizadas atualmente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O aumento da obesidade durante o período pandêmico: uma revisão sistemática
    (2022-12-08) Matias, Roseane; Anjos, Erivaldo; Cerqueira
    Introdução: A obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade prejudicial à saúde, são considerados obesos pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30kg/m². Em meio a uma pandemia viral do SARS-CoV-2, o isolamento social favoreceu no aumento de números de obesos. Objetivo: O presente estudo visa apontar na literatura científica, a associação do aumento no número de obesos com as medidas de contenção do vírus covid-19. Metodologia: Uma revisão sistemática na literatura nas bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs, pesquisa está realizada nos meses de setembro e outubro de 2022, utilizado os descritores: Sobrepeso, obesidade, isolamento social e infecção por covid-19, foram incluídas as publicações do ano 2020 a 2022. Para a elaboração foram selecionados 5 artigos dos 135 encontrados. Resultados e discussões: Observou-se que as medidas consideradas eficazes na contenção da disseminação do covid-19, o isolamento social, restrições de locais públicos, dificultaram a prática de exercício físicos levando um ganho de peso da população no geral. Além disso, outros problemas surgiram como ansiedade, estresse, depressão, levando a alimentação excessiva na tentativa de ressarcir esses sentimentos. Conclusão: A pandemia da covid-19 trouxe uma mudança no estilo de vida da população reclusa em suas residências. O isolamento social contribuiu positivamente para aumento no número obesos na sociedade nesse período.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O eu feminino: a percepção do corpo e autoimagem de mulheres em uma academia feminina em Feira de Santana-Ba
    (2022-12-14) Souza, Elaine; Barros, Ana Beatriz
    Resumo: A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a percepção do corpo e autoimagem de mulheres na academia feminina em Feira de Santana-Ba, por meio de uma pesquisa estruturada com percursos metodológicos a abordagem qualitativa-quantitativa. Com o objetivo geral analisar a percepção da mulher e seu corpo e objetivos específicos, calcular e analisar os dados de abordagens no local e descrever os principais distúrbios que acometem as mulheres e a sua autoimagem. Resultados e Discussão: Os resultados desta pesquisa demonstraram que os hábitos das mulheres estão associados a dietas e/ou estilo de vida saudável, mas existem partes do corpo que não as agradam, gerando uma má percepção corporal. Quando somos estimulados a ter uma visão crítica do nosso corpo, aprendemos a comer de forma desconectada, numa tentativa de controlar nossa aparência, em vez de escutar nosso corpo. Conclusão: Por fim, a pesquisa constatou que a percepção corporal e o comportamento alimentar humano refletem entre o estado fisiológico, psicológico e o ambiente externo no qual vivemos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O aumento da obesidade durante o período pandêmico
    (2022-12-08) Anjos, Erivaldo; Cerqueira, Kleideane; Matias, Roseane
    Introdução: A obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade prejudicial à saúde, são considerados obesos pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30kg/m². Em meio a uma pandemia viral do SARS-CoV-2, o isolamento social favoreceu no aumento de números de obesos. Objetivo: O presente estudo visa apontar na literatura científica, a associação do aumento no número de obesos com as medidas de contenção do vírus covid-19. Metodologia: Uma revisão sistemática na literatura nas bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs, pesquisa está realizada nos meses de setembro e outubro de 2022, utilizado os descritores: Sobrepeso, obesidade, isolamento social e infecção por covid-19, foram incluídas as publicações do ano 2020 a 2022. Para a elaboração foram selecionados 5 artigos dos 135 encontrados. Resultados e discussões: Observou-se que as medidas consideradas eficazes na contenção da disseminação do covid-19, o isolamento social, restrições de locais públicos, dificultaram a prática de exercício físicos levando um ganho de peso da população no geral. Além disso, outros problemas surgiram como ansiedade, estresse, depressão, levando a alimentação excessiva na tentativa de ressarcir esses sentimentos. Conclusão: A pandemia da covid-19 trouxe uma mudança no estilo de vida da população reclusa em suas residências. O isolamento social contribuiu positivamente para aumento no número obesos na sociedade nesse período.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência do marketing na obesidade infantil no Brasil: uma revisão sistemática
    (2022-12-14) Oliveira, Isabel Silva Santos; Silva, Gabriela Mascarenhas; Santos, Quézia Fortunato
    Introdução: O marketing utilizado nas indústrias de alimentos possui muitas especificidades em relação aos demais setores. É necessário interligar os interesses da empresa aos desejos do consumidor, fazendo com que a população insira os produtos nos seus hábitos alimentares, aumentando o seu consumo¹. Colocando como enfoque o público infantil, o marketing de alimentos está relacionado com o excesso de peso e obesidade nesses indivíduos durante a primeira infância, pois o marketing alimentar utiliza de estratégias lúdicas que conseguem despertar nas crianças o desejo de consumir alimentos que, em sua grande maioria, são processados e ultraprocessados. Objetivo: Descrever a influência do marketing na obesidade infantil, através de uma revisão sistemática. Métodos: Este artigo tem como metodologia a revisão sistemática de estudos no intuito de discutir e identificar os resultados de pesquisas científicas sobre o tema abordado. A busca dos estudos foi realizada no mês de agosto do ano de dois mil e vinte e dois na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizou-se os descritores “marketing e obesidade infantil”; “marketing e crianças”; “marketing alimentar” e “marketing de alimentos”. Resultados: A presente revisão admitiu 2 artigos, sendo estes avaliados segundo temáticas exploradas, ano de publicação, texto na íntegra e país de publicação. Os estudos incluídos foram preferencialmente selecionados para atender a categoria tese e dissertação, pois são trabalhos mais elaborados e aprofundados, tendo em vista a exigência mínima de 48 meses, além de possuir aspectos inéditos e maior profundidade do assunto. Conclusão: De acordo com o presente estudo, é possível concluir que o marketing utiliza bem de todos seus preceitos para influenciar as crianças, através de técnicas audiovisuais como: cores, personagens e frases chamativas. A indústria de alimentos utiliza personagens de filmes e seriados que estão em destaque para aumentar a venda de seus produtos, muitas vezes promovendo venda casada (quando o cliente compra um produto e leva juntamente outro do mesmo gênero, ou não). Todos esses preceitos se fazem relevantes pois estimulam o cérebro infantil aumentando seu desejo de compra.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência do marketing na obesidade infantil no Brasil: uma revisão sistemática
    (2022-12-14) Silva, Gabriela Mascarenhas; Oliveira, Isabel Silva Santos; Santos, Quézia Fortunato
    Introdução: O marketing utilizado nas indústrias de alimentos possui muitas especificidades em relação aos demais setores. É necessário interligar os interesses da empresa aos desejos do consumidor, fazendo com que a população insira os produtos nos seus hábitos alimentares, aumentando o seu consumo¹. Colocando como enfoque o público infantil, o marketing de alimentos está relacionado com o excesso de peso e obesidade nesses indivíduos durante a primeira infância, pois o marketing alimentar utiliza de estratégias lúdicas que conseguem despertar nas crianças o desejo de consumir alimentos que, em sua grande maioria, são processados e ultraprocessados. Objetivo: Descrever a influência do marketing na obesidade infantil, através de uma revisão sistemática. Métodos: Este artigo tem como metodologia a revisão sistemática de estudos no intuito de discutir e identificar os resultados de pesquisas científicas sobre o tema abordado. A busca dos estudos foi realizada no mês de agosto do ano de dois mil e vinte e dois na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizou-se os descritores “marketing e obesidade infantil”; “marketing e crianças”; “marketing alimentar” e “marketing de alimentos”. Resultados: A presente revisão admitiu 2 artigos, sendo estes avaliados segundo temáticas exploradas, ano de publicação, texto na íntegra e país de publicação. Os estudos incluídos foram preferencialmente selecionados para atender a categoria tese e dissertação, pois são trabalhos mais elaborados e aprofundados, tendo em vista a exigência mínima de 48 meses, além de possuir aspectos inéditos e maior profundidade do assunto. Conclusão: De acordo com o presente estudo, é possível concluir que o marketing utiliza bem de todos seus preceitos para influenciar as crianças, através de técnicas audiovisuais como: cores, personagens e frases chamativas. A indústria de alimentos utiliza personagens de filmes e seriados que estão em destaque para aumentar a venda de seus produtos, muitas vezes promovendo venda casada (quando o cliente compra um produto e leva juntamente outro do mesmo gênero, ou não). Todos esses preceitos se fazem relevantes pois estimulam o cérebro infantil aumentando seu desejo de compra.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência do marketing na obesidade infantil no Brasil: uma revisão sistemática
    (2022-12-14) Oliveira, Isabel Silva Santos; Silva, Gabriela Mascarenhas; Santos, Quézia Fortunato
    Introdução: O marketing utilizado nas indústrias de alimentos possui muitas especificidades em relação aos demais setores. É necessário interligar os interesses da empresa aos desejos do consumidor, fazendo com que a população insira os produtos nos seus hábitos alimentares, aumentando o seu consumo¹. Colocando como enfoque o público infantil, o marketing de alimentos está relacionado com o excesso de peso e obesidade nesses indivíduos durante a primeira infância, pois o marketing alimentar utiliza de estratégias lúdicas que conseguem despertar nas crianças o desejo de consumir alimentos que, em sua grande maioria, são processados e ultraprocessados. Objetivo: Descrever a influência do marketing na obesidade infantil, através de uma revisão sistemática. Métodos: Este artigo tem como metodologia a revisão sistemática de estudos no intuito de discutir e identificar os resultados de pesquisas científicas sobre o tema abordado. A busca dos estudos foi realizada no mês de agosto do ano de dois mil e vinte e dois na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizou-se os descritores “marketing e obesidade infantil”; “marketing e crianças”; “marketing alimentar” e “marketing de alimentos”. Resultados: A presente revisão admitiu 2 artigos, sendo estes avaliados segundo temáticas exploradas, ano de publicação, texto na íntegra e país de publicação. Os estudos incluídos foram preferencialmente selecionados para atender a categoria tese e dissertação, pois são trabalhos mais elaborados e aprofundados, tendo em vista a exigência mínima de 48 meses, além de possuir aspectos inéditos e maior profundidade do assunto. Conclusão: De acordo com o presente estudo, é possível concluir que o marketing utiliza bem de todos seus preceitos para influenciar as crianças, através de técnicas audiovisuais como: cores, personagens e frases chamativas. A indústria de alimentos utiliza personagens de filmes e seriados que estão em destaque para aumentar a venda de seus produtos, muitas vezes promovendo venda casada (quando o cliente compra um produto e leva juntamente outro do mesmo gênero, ou não). Todos esses preceitos se fazem relevantes pois estimulam o cérebro infantil aumentando seu desejo de compra.
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    O eu feminino: a percepção do corpo e autoimagem de mulheres em uma academia feminina em Feira de Santana-Ba
    (2022-12-14) Souza, Elaine; Barros, Ana Beatriz
    Resumo: A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a percepção do corpo e autoimagem de mulheres na academia feminina em Feira de Santana-Ba, por meio de uma pesquisa estruturada com percursos metodológicos a abordagem qualitativa-quantitativa. Com o objetivo geral analisar a percepção da mulher e seu corpo e objetivos específicos, calcular e analisar os dados de abordagens no local e descrever os principais distúrbios que acometem as mulheres e a sua autoimagem. Resultados e Discussão: Os resultados desta pesquisa demonstraram que os hábitos das mulheres estão associados a dietas e/ou estilo de vida saudável, mas existem partes do corpo que não as agradam, gerando uma má percepção corporal. Quando somos estimulados a ter uma visão crítica do nosso corpo, aprendemos a comer de forma desconectada, numa tentativa de controlar nossa aparência, em vez de escutar nosso corpo. Conclusão: Por fim, a pesquisa constatou que a percepção corporal e o comportamento alimentar humano refletem entre o estado fisiológico, psicológico e o ambiente externo no qual vivemos.