Serviço Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Serviço Social por browse.metadata.doctype "Artigo Científico"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto As contribuições do serviço social na direito à educação(2024-06) Maia, Juscelia Lacerda RossiniConsiderando a educação como direito fundamental, o ambiente escolar acolhendo as crianças na educação básica, a destacar a educação infantil e o ensino fundamental, é atravessado por diversos expressões da questão social. A evolução da educação se configura como um fenômeno complexo, a escola contemporânea, se encontra diante de desafios e oportunidades ímpares à medida que se avança no século XXI. Entre esses desafios, a efetividade da interdisciplinaridade e a aplicação da Lei n.º 13.935/2019 que prevê a inclusão do Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação. Nesse âmbito, a atuação do/da Assistente Social visa não somente trabalhar as mais diversas demandas apresentadas a partir das expressões da questão social, mas também discutir a complexidade da realidade social dos contextos vivenciados, como questões políticas, culturais e econômicas. Este estudo de revisão bibliográfica, vem discorrer sobre as contribuições e desafios já publicados, sobre o serviço social no âmbito da educação básica; a educação emancipadora; abordar sobre o trabalho interdisciplinar. O exercício profissional,pautado nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico operativa, deve ser considerado como uma ferramenta imprescindível nas práticas dos(as) assistentes sociais, a capacidade e empenho em agir eticamente se configura como um aspecto necessário para a garantia da qualidade dos serviços que são prestados aos cidadãos.Artigo Científico Acesso aberto Fragilidades para a proteção social à infância e adolescência: estudo sobre o conselho tutelar(2024-06) CARVALHO, Bruna da Silva; MADUREIRA, Daiany Inácio; SOUZA, Paloma Loren de; VIEIRA, Giovanna Milena Andrade da CostaO presente trabalho aborda as nuances da proteção social à infância e adolescência, com foco principal no Conselho Tutelar (CT), analisando e investigando as condições de trabalho, a eficiência e a qualidade do serviço prestado por um órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos. Com o objetivo de analisar a proteção integral à infância e adolescência, com foco específico no estudo do CT, aplicou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica sobre a proteção social infantojuvenil e o funcionamento do órgão, bem como uma análise empírica do cotidiano de trabalho nos Conselhos de Belo Horizonte. Para análise das informações, foi divulgado formulário da pesquisa aos CTs para obter uma percepção detalhada por aqueles que a implementam. A partir da amostragem de respostas, os resultados indicam que, apesar dos avanços legais e das políticas públicas implementadas, persistem diversas fragilidades no sistema, destacando-se a insuficiência de recursos, a sobrecarga de trabalho e a falta do trabalho intersetorial. Considera-se que para maior efetividade do Conselho Tutelar e êxito na proteção à infância e à juventude, faz-se necessário maior investimento, capacitações e melhorias nas condições de trabalhoArtigo Científico Acesso aberto "Ruas visíveis": uma análise crítica acerca da vulnerabilidade socioeconômica e das políticas sociais voltadas para população em situação de rua no município de Belo Horizonte (MG)(2024-06) REMIZ,, Erich Bias; MATOS,, Fernanda Loyola deEste artigo é produto de reflexões realizadas no desenvolvimento do “Trabalho de Conclusão de Curso no Serviço Social” acerca da temática população em situação de rua no município de Belo Horizonte (MG). O objetivo se traduz na busca, sistemática e conjuntural de analisar as características deste grupo populacional na sociedade capitalista, explora-se uma abordagem teórica e reflexiva, utilizando fontes bibliográficas e dados secundários que foram extraídos de pesquisas oficiais e estatísticas publicadas em reconhecimento do contexto analisado que auxilia na compreensão de tal fenômeno. A revisão bibliográfica seguiu apoiada na teoria social crítica, orientada por um viés crítico-reflexivo. Parte-se da hipótese que a situação de rua na sociedade atual se manifesta em vários processos sócio-históricos, atravessados pelas expressões da “questão social”, decorrentes das transformações societárias presentes na contemporaneidade.