Engenharia Civil
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Artigo Científico Acesso aberto Análise da importância dos sistemas de gestão em obras públicas de restauro(2023-06-28) Sales, Ana; Silva, André; Santos, Feliphe; Silva, JoãoGerenciar processos é sempre uma tarefa complexa, com o crescimento recente da construção civil, cresce também a execução de obras de restauro em patrimônios, principalmente no setor público, fazendo com que seja cada vez mais necessário desenvolver e aplicar modelos de gestão para evitar erros e gastos desnecessários. Este artigo teve como objetivo analisar, discutir e propor melhorias aos sistemas de gestão utilizados em obras públicas de restauro, além de desenvolver um padrão utilizando ferramentas de administração e do sistema BIM (Modelagem da Informação da Construção) para otimizar todos os processos de planejamento, execução e avaliação de projetos de restauro, neste caso aplicado na Escola Técnica do Comércio, localizada na Vila Mathias, em Santos, São Paulo. Através das análises realizadas com o estudo de caso do local e com entrevistas com gestores da área, foi possível identificar os problemas existentes, como por exemplo a falta de mão de obra capacitada, incompatibilidade de projetos, entre outros, e propor soluções com o objetivo de comprovar todas as ferramentas e métodos propostos, de acordo com o resultado das entrevistas qualitativas, como a utilização da matriz de Ishikawa e/ou BIM, reduzindo custos, riscos, imprevistos e tempo de execução.Artigo Científico Acesso aberto Avaliação de Patologias na Baixada Santista Estudo de Caso: Surgimento de Patologias na Estrutura do Condomínio Residencial Albatroz (Guarujá).(2022-06-29) Gonçalves, Joel; Bastos, Lucas; Morato, Monique; Moura, RenanO presente artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa exploratória, mediante levantamento bibliográfico sobre patologias, pesquisa quantitativa, por análise de relatórios e inspeções técnicas, e pesquisa qualitativa, a partir de estudo de caso realizado no Edifício Albatroz e consequentes medidas de recuperação e reforço estrutural adotadas. Na Construção Civil o termo patologia está associado às “doenças” ocorridas nas edificações. Doenças que afetam as estruturas de concreto armado, consideradas de fundamental importância para a vida útil dos edifícios. Sua durabilidade irá assegurar que não ocorram patologias que possam prejudicar o desempenho. O objetivo geral deste trabalho consiste em compreender como a falta de manutenção preventiva e o não cumprimento das NBR pode impactar na vida útil das edificações, bem como a importância da fibra de carbono como importante ferramenta na manutenção corretiva. Os objetivos específicos são: identificar os reflexos da ausência de manutenção preventiva na vida útil do edifício Albatroz, analisar a influência do descumprimento das NBR no surgimento de patologias nas vigas e pilares, descrever como tais patologias reduzem a durabilidades das estruturas, acompanhar as medidas de manutenção corretiva adotadas na recuperação e reforço dos pilares, apresentar proposta de recuperação das vigas com a aplicação da fita de fibra de carbono. Os pilares foram recuperados por métodos tradicionais de manutenção corretiva, porém, tendo em vista a condição das vigas, foi proposto a aplicação da fita de fibra de carbono, cuja eficácia foi comprovada através de pesquisa exploratória secundária.Artigo Científico Acesso aberto Concreto betuminoso usinado a quente modificado por borracha (via úmida); Utilização da borracha de pneus na pavimentação asfáltica(2021-12) Pires, Eduarda Santana; Santos, Giseli Oliveira dos; Couto, Marco Aurélio; Rocha, Mayara Chaves; Xaviel, Milena Nascimento; Barros, Ricardo NascimentoAnualmente o volume de veículos no mundo cresce devido a busca por suprimentos e novas tecnologias para desenvolvimento de uma região ou país. Tal processo, denominado como globalização, requer vias resistentes e duráveis, contudo não é a realidade atual do Brasil. A tecnologia aplicada na fabricação do pavimento asfáltico (principal revestimento utilizado em rodovias) não evoluiu na mesma proporção e mostra-se atrasada quando comparada a outros países. Este projeto apresenta a análise dos resultados obtidos com elaboração de programa experimental - do comportamento do concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ) após a inserção de borracha proveniente de pneus inservíveis para rodagem no ligante betuminoso. A iniciativa surgiu devido a duas grandes problemáticas atuais do País, que são a destinação adequada dos pneus após vida útil e a falta de qualidade do pavimento brasileiro. O objetivo deste estudo foi validar o emprego da borracha na pavimentação asfáltica através da realização de ensaios laboratoriais que garantissem que as características mecânicas desse pavimento fossem iguais ou superiores ao CBUQ convencional. E também apresentar as características melhoradas após a adição do material. O programa experimental consistiu na caracterização dos materiais: pó de pedra, pedrisco, brita 1, cal e CAP borracha utilizados na produção da massa asfáltica. Bem como a dosagem dos componentes para quatro teores diferentes de ligante com borracha (5,50, 6,0, 6,50 e 7,0%), moldagem de três corpos de provas para cada teor e a realização dos ensaios indispensáveis na pavimentação, conforme orientações do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com a finalidade de se obter as características de estabilidade, fluência e resistência à tração em atendimento às normas vigentes. O estudo provou que todas as características exigidas pelos órgãos pertinentes se enquadraram nos limites impostos. Inclusive foi comprovada a melhoria das características mecânicas, constatando que o emprego do produto torna o pavimento mais resistente às condições do fluxo local.Artigo Científico Acesso aberto Estudo comparativo sobre a utilização de blocos sustentáveis na construção civil(2022-06-09) Chaves, Marcos; Sales, Jaqueson; Souza, TatianeO plástico é um material que possui degradação lenta, levando em consideração que possui propriedades à prova de fungos e bactérias, o que acaba gerando um grande volume de lixo. Quando o descarte é realizado de maneira incorreta, o material acaba gerando uma grande poluição para o meio-ambiente. Diante disso, é essencial a implantação de projetos que visem dar utilidade a esses resíduos. Apresenta-se, então, um estudo comparativo voltado ao uso de material reciclável na construção civil, substituindo os blocos convencionais de concreto e cerâmico por blocos que possuem plástico em sua composição, compostos principalmente pela junção de PP (Polipropileno) e PEBD (Polietileno de baixa densidade). Esses blocos são capazes de acelerar o processo construtivo, anular o desperdício de materiais nas obras e também reduzir o excesso de mão de obra especializada, o que acarreta assim na diminuição dos custos de obras civis. O presente artigo foi realizado com base no estudo do sistema de blocos plásticos denominado Brickarp, proposto por Fernando Llanos Gónima, além de pesquisas em artigos científicos e na literatura, comparando o bloco plástico com os blocos de concreto e cerâmico, com o objetivo de analisar as vantagens e desvantagens do tijolo plástico em relação a blocos frequentemente já utilizados na alvenaria estrutural.