Engenharia Civil
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Artigo Científico Acesso fechado Alvenaria estrutural para casa padrão médio: estudo aplicado à região de Belo Horizonte baseado em valores de mercado(2022-06-23) Hayashi, Fábio; Cabral, Moisés; Souza, JeffersonDiante do grande déficit habitacional presente no Brasil, se torna fundamental a busca por sistemas construtivos mais eficientes e econômicos. Buscando atender a uma parte específica dessa demanda. O presente trabalho apresenta um estudo de viabilidade, na substituição do sistema construtivo em concreto armado pelo sistema de alvenaria estrutural. O estudo foi baseado nos custos de mercado de Belo Horizonte e região metropolitana, sendo avaliados os custos de materiais, serviços e tempo de execução. Os resultados obtidos, indicam a viabilidade de utilização da alvenaria estrutural para o objeto definido e vantagens na adoção do método.Artigo Científico Acesso aberto Análise da Utilização de Agregados Reciclados no Concreto(2023-12) COSTA, Jordana Gonçalves; ALMEIDA, Mariana Villanova deO ramo da construção civil é considerado um dos grandes causadores de impactos ambientais e econômicos, devido ao alto índice de extração de recursos naturais e descarte indevido dos RCCs (Resíduos da Construção Civil) e RCDs (Resíduos da Construção e Demolição). Diante disso, encontrou-se como alternativa a reciclagem destes resíduos para minimizar tais impactos. Este artigo faz uma análise bibliográfica comparativa entre concretos produzidos com agregados convencionais e reciclados. Os resultados mostram que ao utilizar agregados reciclados existe a viabilidade técnica da sua utilização na composição de concretos estruturais de resistência média, além de contribuir com a redução dos impactos ambientais e de custos, apresentando um potencial considerável como alternativa sustentável.Artigo Científico Acesso fechado Análise de viabilidade técnica e econômica do método construtivo a seco no estado de Minas Gerais(2022-06-28) Guimarães, Lucas; Fonseca, Mateus; Pereira, RafaelaO sistema construtivo Light Steel Frame vem ganhando espaço no mercado da construção civil no Brasil e no mundo, possui uma proposta de rápida execução, sustentabilidade e limpeza do canteiro de obras quando comparado a outros métodos construtivos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade técnica e econômica para a construção de uma residência unifamiliar normal, analisando o custo de sua superestrutura envolvendo a utilização do Concreto Armado e o Light Steel Frame e em sequência discutir os resultados obtidos. A pesquisa feita é classificada como qualitativa e quantitativa e para o desenvolvimento da metodologia foram feitas pesquisas exploratórias em livros, artigos, livros digitais caracterizando o sistema construtivo Light Steel Frame e o Concreto Armado, análise do sistema em uma construção unifamiliar normal e comparação entre os sistemas construtivos. A partir disso, foi feito o orçamento por meio de pesquisa de mercado para comparação de custos de mão de obra e material referente ao projeto arquitetônico onde foi averiguado qual sistema é mais vantajoso em relação ao custo final e produtividade. Os resultados da pesquisa apontam que, apesar do sistema a seco apresentar um custo médio total maior, possibilita a construção de edificações mais rápidas, com menos retrabalhos e gerando menos resíduos.Artigo Científico Acesso aberto Concreto com adição de fibras de garrafa pet(2023-06-26) Souza, Guilherme; Prieto, João Vitor; Silva, JonasUm dos maiores problemas que a construção civil traz ao ambiente são os resíduos sólidos que a mesma gera, e na busca por transformar esses resíduos em algo menos agressivo ao meio ambiente. O presente trabalho buscará analisar o uso das fibras de garrafa pet em concreto, bem como definir a resistência mecânica e as propriedades físicas de diferentes corpos de prova, com concentrações: T1= 0%, T2=1%, T3=3% de fibra de pet sobre a massa, em um tempo de cura de 28 dias. Verificou-se que a melhor concentração de fibras de pet para obras de construção civil foi de T2=1%, a qual obteve um ganho de resistência a tração cerca de 144% em relação ao T1=0%.Artigo Científico Acesso aberto Impacto das chuvas dentro de um contexto histórico em obras na Região de Belo Horizonte – MG(2023-06-26) Barreto, Gustavo Braga; Andrade, João Vitor; Silva, Matheus Henrique; Carvalho, Thiago DothlingCom a modernização dos processos e com o acesso a informações cada vez mais difundido, torna-se inaceitável dentro do contexto de execução e planejamento de obras prejuízos e atrasos nos cronogramas decorrentes de chuvas que são mensuráveis com grau de confiabilidade satisfatório, e podem ser evitados pela ordem de execução das tarefas e previsão de impacto e de pausas. Os impactos causados pelas chuvas no cronograma afetam diretamente a praticabilidade dos serviços a serem executados, e consequentemente causam prejuízos nas produtividades esperadas para aqueles serviços, mas podem ser previstos na fase de planejamento e orçamento das obras, contingenciando possíveis sobrecustos e aumento dos prazos na fase de execução. Essa praticabilidade pode ser contabilizada dentro do planejamento como um fator de improdutividade, que quando relacionado com o prazo inicial da atividade, dimensionamento de recurso e rendimento das equipes e equipamentos dedicados àquela tarefa, evidenciarão o prazo real para execução da atividade. A mensuração destes impactos no cronograma é realizada através de índices pluviométricos da região da obra, através da caracterização do comportamento pluviométrico em cada época do ano do local. A forma de contabilização, método para captação, tratamento dos dados e aplicação destes índices pluviométricos são os objetos principais deste artigo, e serão descritos no decorrer deste.Artigo Científico Acesso aberto SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO POR CINZAS DE BAGAÇO DE CANA DE AÇUCAR EM CONCRETO(2023-06-28) Oliveira, João Pedro; Souza, Calebe Cardoso; Ferreira, Filipe Augusto Silva; Cunha, Victor Pereira Martins daA indústria da construção civil tem enfrentado desafios para tornar suas práticas mais sustentáveis, buscando alternativas ao cimento convencional, que é responsável por altas emissões de dióxido de carbono durante sua produção. Nesse contexto, a utilização da cinza do bagaço da cana-de-açúcar como substituto parcial do cimento tem despertado interesse, devido à sua disponibilidade abundante e potencial de redução do impacto ambiental. Este trabalho apresenta um experimento com ensaios similares às principais pesquisas científicas sobre a substituição parcial do cimento pela cinza do bagaço da canade-açúcar no concreto, que são compressão axial e absorção de água, substituindo 2,5 % e 7,5% do cimento pela cinza do bagaço da cana de açúcar, analisando suas propriedades e impactos na resistência e durabilidade do material. A utilização de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar como substituto parcial do cimento em concreto tem sido objeto de estudos em todo o mundo. Segundo estudos realizados por diversos autores, a adição de cinzas de bagaço de cana ao concreto pode melhorar suas propriedades mecânicas e reduzir sua porosidade. Além disso, essa técnica pode diminuir a emissão de gases de efeito estufa na produção de cimento Portland, contribuindo para a redução da pegada de carbono do setor da construção. As cinzas de bagaço de cana são obtidas a partir da queima do resíduo em caldeiras para geração de energia elétrica nas usinas sucroalcooleiras. Essas cinzas apresentam alta quantidade de sílica e alumina, o que lhes confere propriedades pozolânicas, ou seja, capacidade de reagir com o hidróxido de cálcio presente no cimento Portland e formar novos compostos que aumentam a resistência e a durabilidade do concreto.Artigo Científico Acesso fechado Substituição Parcial do Cimento por Resíduo de Ardósia na Fabricação de Ladrilho Hidráulico(2022-06-23) Santos, Ana Paula Rodrigues dos; Souza, Izabella Guides de; Fernandes, Wanderson DiasResumo: Muito utilizado na arquitetura ocidental como artigo decorativo, os ladrilhos hidráulicos também são empregados na sinalização tátil como recurso de acessibilidade para deficientes visuais. Por se tratar de um material produzido de maneira artesanal, o custo da produção das peças torna-se mais alto, portanto, este trabalho apresenta uma alternativa de redução do consumo de matéria prima na produção de ladrilhos hidráulicos, através da substituição de cimento por resíduo de ardósia. Para o desenvolvimento deste estudo, foram realizados testes de caracterização de materiais e a produção dos corpos de prova com proporções diferentes do resíduo de ardósia, buscando a viabilidade técnica para a utilização deste material. Visualmente, a adição do resíduo de ardósia na produção de ladrilho, não prejudicou a qualidade das peças, sendo necessário realizar os testes de resistência mecânica para finalizar o estudo, bons resultados tornaram o processo produtivo mais sustentável e trará melhor finalidade aos resíduos do beneficiamento de ardósia.