Cinema e Audiovisual
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Cinema e Audiovisual por browse.metadata.doctype "Artigo Científico"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto A evolução do gênero "mecha" através dos efeitos especiais digitais(2021) Matos, Douglas VieiraNesse artigo tratarei dos efeitos especiais utilizados no filme Pacific Rim, dirigido por Guillermo del Toro em 2013, e como ele adicionou ao imagético do gênero "mecha''. Para isso vou contar o surgimento do gênero e como ele se definiu, através das séries que foram lançadas antes do filme, destacando as características que formaram essas franquias. Analisaremos como o filme de Del Toro consegue adaptar essas características imagéticas para o blockbuster com foco na sua técnica que mescla efeitos especiais práticos com efeitos especiais digitais, ou CGI.Artigo Científico Acesso aberto A presença da arquitetura na construção cinematográfica do filme parasita 2019 de Bong Joon-Ho(2021-12-09) Simas, KetylleEsse estudo surgiu com o objetivo de trazer uma análise sobre a presença da Arquitetura para a construção cenográfica do filme analisado, Parasita (Bong Joon-Ho - 2019). A direção de arte trouxe o contraste social atual, retratando um problema a partir de um conflito de classes entre duas famílias, uma de classe alta e outra de classe baixa. Na obra cinematográfica, é mostrada nitidamente a diferença das condições de habitação de cada família e a estreita relação existente entre elas.Artigo Científico Acesso aberto Representações da artista a partir de O Serviço de Entregas da Kiki(2021-12) Zanini, Victor da SilvaEste artigo analisa a representação da personagem artista em O Serviço de Entrega da Kiki (Hayao Miyazaki, 1989), com enfoque nas personagens Úrsula e Kiki, principalmente no que diz respeito ao “trabalho”. Busca-se entender de que maneiras essa representação aproxima-se e distancia-se das representações de outras artistas ficcionais no cinema, e quais as consequências da trajetória feminina na história da arte, tomando Linda Nochlin como base teórica, no constituir concreto e abstrato dessa imagem, suas características psicológicas e sociais, seu ambiente de trabalho, sua produção e o situar desta no âmbito profissional. Tem-se também uma análise do quadro disposto no filme, Embarcação Sobrevoando o Arco-íris, e seus efeitos dramáticos neste; e, por fim, procura-se argumentar, a partir das perspectivas de Walter Benjamin sobre aparato do cinema, acerca das possibilidades para o constituir de uma imagem da artista em diálogo com a artista contemporânea em atividade no mundo real.Artigo Científico Acesso aberto Representações das masculinidades e a carne no cinema(2021-12-14) Rigon, Renan OliveiraEste artigo tem como propósito investigar como as masculinidades e o consumo de carne tem sido representados no cinema mundial. Com base na análise de trechos de obras cinematográficas, a pesquisa busca compreender de qual maneira essas representações tem criado padrões simbólicos e quais são as consequências destes na sociedade. Para isso, o projeto irá utilizar-se dos escritos de R.W Connell acerca das masculinidades e de Carol J. Adams a respeito da política sexual da carne.Artigo Científico Acesso aberto Telenovelas brasileiras: identidade de nação e reprodução do estereótipo hollywoodiano clássico feminino em Totalmente Demais e Verdades Secretas(2021-12) Valcanaia, GabrieleEste artigo busca fazer um paralelo entre a narrativa das telenovelas atuais e a representação da mulher no cinema clássico hollywoodiano, utilizando as telenovelas Totalmente Demais e Verdades Secretas como objeto de análise. Além de abordar a teoria feminista do cinema e a telenovela como identidade de nação, a fim de refletir como é a figura da mulher dentro dessas narrativas contemporâneas.