Odontologia
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Monografia Acesso aberto Metaverso na Odontologia: imersão e interatividade em sala de aula no período da pós-realidade(2023-08) Silveira, Jônatas AlvesINTRODUÇÃO: o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas como o Metaverso, que utiliza como base os conceitos de Realidade Estendida, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, tem mostrado um grande potencial no aprimoramento da educação na área da saúde e Odontologia. Por se tratar de um ambiente virtual onde os usuários são capazes de interagir e criar experiências imersivas, os estudantes têm acesso a práticas que, antes, só eram capazes em laboratório ou clínica. OBJETIVO: o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é abordar e analisar os benefícios e desafios do uso do Metaverso na educação e ensino da Odontologia e, além disso, apresentar ferramentas já desenvolvidas que colaboram tanto com o ensino de novos alunos, quanto com o dia a dia de profissionais da área. METODOLOGIA: para abordar o tema, diversos artigos relacionados ao Metaverso foram revisados e alguns exemplos de plataformas já utilizadas foram apresentadas, sendo uma delas desenvolvida por alunos do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). REVISÃO DE LITERATURA: antes de entender o que é o Metaverso e quais suas aplicações na área da Odontologia, precisa-se compreender três conceitos básicos: Realidade Estendida, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. A aplicação dessas tecnologias possibilita o desenvolvimento de um ambiente virtual baseado em Metaverso, que se tratando de Odontologia, pode trazer inúmeros acréscimos, tanto em sala de aula, quanto no atendimento aos pacientes. Alguns exemplos de plataformas que se baseiam em tais tecnologias são o Pulp Cavity – um filtro que escaneia as imagens tomográficas de canais radiculares em 2D, converte para 3D e possibilita com que os usuários visualizem todas as estruturas com todos os detalhes e por todos os ângulos; o Voxel-Man Dental – um simulador que utiliza Realidade Virtual e possibilita aos usuários praticar alguns casos simulados; o Projeto Vida Odonto, da USP, que atualmente possibilita aos alunos de Odontologia praticar, em específico, a técnica de anestesia do nervo alveolar inferior; e o ambiente virtual baseado em Metaverso desenvolvido em conjunto entre professores e alunos dos cursos de Tecnologia da Informação e Odontologia, da UniRitter – que possibilita que o estudante analise e interaja com diversos instrumentais odontológicos, diversos dentes com diferentes graus de desenvolvimento de cárie e, ainda, realize um procedimento de remoção de cárie e restauração com resina composta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: entende-se que novas tecnologias digitais transformam a Odontologia no ensino e na prática clínica, embora a maioria ainda esteja em fase experimental. As pesquisas futuras devem aprimorar tais ferramentas a fim de aperfeiçoar o ensino e o cuidado com os pacientes.