Odontologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 20
  • Monografia Acesso aberto
    O uso de tecnologias digitais em odontologia: do preparo à cimentação de restaurações cerâmicas
    (2023-12) TAVARES, Julienne Gonçalves; SOUZA SOBRINHO, Valdemar
    O software de design CAD-CAM possibilita a integração entre o técnico de laboratório e o dentista. A longevidade das facetas laminadas de porcelana (FLP) depende, principalmente, de uma cimentação adequada com materiais de cimentação adesiva, visando retenção e resistência. Atualmente, a cimentação de FLP é realizada manualmente e envolve procedimentos técnicos delicados. O objetivo do presente estudo, através de uma revisão de literatura, é abordar detalhadamente a cimentação, considerada um momento crítico pelos profissionais e suscetível a erros na execução. Além disso, novas tecnologias advindas da odontologia digital, como a obtenção de guias de cimentação impressas em 3D, visam superar algumas limitações, proporcionando maior precisão e reduzindo possíveis erros. Conclui-se que o planejamento é essencial em uma reabilitação. Com os avanços tecnológicos, tornarse cada vez mais evidente a importância do uso de guias, sejam elas convencionais ou criadas por tecnologias CAD/CAM, sendo indispensáveis nos preparos e nas cimentações de laminados de porcelana. Isso resulta em maior previsibilidade, segurança e conforto para os pacientes.
  • Monografia Acesso aberto
    Alterações sistêmicas e bucais durante o período de pós-menopausa: recomendações para o cirurgião-dentista
    (2023-12) RODRIGUES , Alynne Naara da Silva; RODRIGUES , Anna Luiza Arena
    Durante a pós menopausa, as mulheres podem ter uma maior repercussão de doenças que também afetam a saúde bucal, tais como osteoporose, depressão, hipertensão, distúrbios alimentares, diabetes, e outras menos prevalentes. É imprescindível destacar a diminuição dos hormônios ovarianos, sobretudo o estrogênio, que está diretamente relacionado ao desenvolvimento da osteoporose e doenças periodontais, levando à mobilidade dentária e consequente perda dos dentes. Essa diminuição também agrava outras doenças, acentuando seus sintomas. O objetivo desta revisão é oferecer suporte ao cirurgião-dentista na condução de casos clínicos de mulheres no pós-menopausa, com ênfase no tratamento preventivo e manejo adequados. O tratamento realizado pelo dentista consiste em orientar sobre os cuidados essenciais de higiene bucal, controle da placa bacteriana e tratamento periodontal, prescrição de medicações e fitoterápicos para atenuar os sintomas bucais, ou seja, em caráter preventivo, abordando a prevenção, diagnóstico e tratamento. Conclui-se que os problemas bucais são desagradáveis mesmo que em baixa intensidade, e quanto antes for o diagnóstico interdisciplinar e tratamento, melhor a qualidade de vida da mulher no pós-menopausa. Problemas como perda dos dentes, dor, inflamação, dificuldades para mastigação, para usar próteses, entre outros, podem ser evitados. Logo, essa realidade de saúde é um nicho que precisa ser trabalhado, evidenciando a necessidade de programas preventivos de saúde bucal durante o período de pós-menopausa
  • Monografia Acesso aberto
    O uso do ChatGPT para escrita científica em Odontologia: uma opção viável?
    (2023-06) COSTA, JOÃO FELIPE GARCIA PACHECO DA
    INTRODUÇÃO: com o avanço das tecnologias na sociedade atual a empresa OpenAI desenvolveu uma inteligência artificial denominada de ChatGPT, no qual essa possui como função simular conversação entre pessoa e máquina, além de oferecer ao usuário respostas para perguntas feitas por ele. A plataforma funciona através de algoritmos e uma extensa base de informações provendo ao usuário uma enorme gama de assuntos e explicações sobre vários assuntos. Sendo assim, diversos testes foram realizados como por exemplo provas de proficiência médica. OBJETIVO: essa monografia foi desenvolvida para verificar a viabilidade do uso da plataforma ChatGPT by OpenAI na escrita científica produzindo um Trabalho de Conclusão de Curso, além de verificar se essa se demonstra útil no auxílio ao estudante que está desenvolvendo seu trabalho. METODOLOGIA: foi solicitado a ferramenta através de comandos previamente definidos e etapas pré-formatadas que produzisse uma revisão de literatura em Odontopediatria. Após isso, foi realizado uma curadoria das informações fornecidas pelo ChatGPT através de um Odontopediatra e um estudante de Odontologia no qual evidenciou seus acertos e equívocos cometidos. RESULTADOS: a plataforma apresentou sua versão de uma revisão de literatura contendo Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais bem como evidenciou referências utilizadas durante o processo. DISCUSSÃO: A plataforma conseguiu demonstrar que é muito útil na síntese de artigos e apresentação de informações para o usuário conseguindo elencar informações relevantes em cada artigo. Entretanto, foi evidenciado que todos os artigos utilizados como referência pela plataforma foram inventados pela própria IA tornando assim as informações preocupantes apesar de estarem corretas em sua maioria. Além disso, foi notado que a monografia produzida pela plataforma é inviabilizada visto que, não cumpre com os requisitos básicos necessários de uma como comprovação científica das informações contidas por exemplo. CONCLUSÃO: Diante do exposto, podemos concluir que a plataforma é sim viável na busca de informações para área da saúde, porém não é recomendada para produção de monografias e trabalhos, visto que apresenta equívocos no qual pode levar a decisões clínicas críticas erradas e afetar a vida de pacientes e relacionados. Sendo assim, seu uso deve ser de maneira racional e visando buscar validação das informações apresentadas pela ferramenta.
  • Monografia Acesso fechado
    Odontologia digital: do planejamento virtual ao resultado final em implantes dentários
    (2022-12-06) Cheng, Isabela
    Na atualidade, a odontologia vem se tornando mais digital e já pode contar com a tecnologia de softwares que possibilitam o planejamento cirúrgico virtual, para posterior execução da cirurgia de maneira guiada. Para a implantodontia, a precisão do planejamento pré-operatório é um requisito fundamental para o sucesso, pois a posição ideal em que os implantes serão instalados, ou seja, a localização tridimensional, é um fator determinante na reabilitação do paciente. Muitos profissionais acabam desconfiando da sua utilidade e precisão, devido à falta de conhecimento sobre esta ferramenta na implantodontia, o que pode comprometer o resultado da reabilitação. Portanto, a proposta deste trabalho foi comparar o planejamento virtual com o seu desfecho pós-operatório em implantes dentários.
  • Monografia Acesso fechado
    Análise das técnicas de identificação humana por marcas de mordida na odontologia forense: revisão de literatura
    (2023-06-20) Santos, Paola Inez Quevedo dos
    A Odontologia Legal é um ramo que tem crescido consideravelmente e adquirido uma relevância cada vez maior dentro do sistema judiciário dos processos forenses, a identificação humana é uma prática comprovada e validada cientificamente, porém a análise por meio de marcas de mordida ainda é um método que apresenta alto grau de complexidade e subjetividade. O objetivo desse trabalho é fornece uma revisão narrativa da literatura, e discutir como é realizada a identificação humana por meio das marcas de mordida. A realização deste trabalho teve como metodologia uma revisão bibliográfica mediante a pesquisa de artigos científicos nas seguintes bases de dados: Medline/PubMed, e Google Acadêmico. Conclui-se que as marcas de mordida possuem características individualizadas, que podem ser aplicadas na identificação do agressor que as produziu, partindo da premissa de que a dentição humana é única para cada pessoa.
  • Monografia Acesso aberto
    Metaverso na Odontologia: imersão e interatividade em sala de aula no período da pós-realidade
    (2023-08) Silveira, Jônatas Alves
    INTRODUÇÃO: o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas como o Metaverso, que utiliza como base os conceitos de Realidade Estendida, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, tem mostrado um grande potencial no aprimoramento da educação na área da saúde e Odontologia. Por se tratar de um ambiente virtual onde os usuários são capazes de interagir e criar experiências imersivas, os estudantes têm acesso a práticas que, antes, só eram capazes em laboratório ou clínica. OBJETIVO: o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é abordar e analisar os benefícios e desafios do uso do Metaverso na educação e ensino da Odontologia e, além disso, apresentar ferramentas já desenvolvidas que colaboram tanto com o ensino de novos alunos, quanto com o dia a dia de profissionais da área. METODOLOGIA: para abordar o tema, diversos artigos relacionados ao Metaverso foram revisados e alguns exemplos de plataformas já utilizadas foram apresentadas, sendo uma delas desenvolvida por alunos do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). REVISÃO DE LITERATURA: antes de entender o que é o Metaverso e quais suas aplicações na área da Odontologia, precisa-se compreender três conceitos básicos: Realidade Estendida, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. A aplicação dessas tecnologias possibilita o desenvolvimento de um ambiente virtual baseado em Metaverso, que se tratando de Odontologia, pode trazer inúmeros acréscimos, tanto em sala de aula, quanto no atendimento aos pacientes. Alguns exemplos de plataformas que se baseiam em tais tecnologias são o Pulp Cavity – um filtro que escaneia as imagens tomográficas de canais radiculares em 2D, converte para 3D e possibilita com que os usuários visualizem todas as estruturas com todos os detalhes e por todos os ângulos; o Voxel-Man Dental – um simulador que utiliza Realidade Virtual e possibilita aos usuários praticar alguns casos simulados; o Projeto Vida Odonto, da USP, que atualmente possibilita aos alunos de Odontologia praticar, em específico, a técnica de anestesia do nervo alveolar inferior; e o ambiente virtual baseado em Metaverso desenvolvido em conjunto entre professores e alunos dos cursos de Tecnologia da Informação e Odontologia, da UniRitter – que possibilita que o estudante analise e interaja com diversos instrumentais odontológicos, diversos dentes com diferentes graus de desenvolvimento de cárie e, ainda, realize um procedimento de remoção de cárie e restauração com resina composta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: entende-se que novas tecnologias digitais transformam a Odontologia no ensino e na prática clínica, embora a maioria ainda esteja em fase experimental. As pesquisas futuras devem aprimorar tais ferramentas a fim de aperfeiçoar o ensino e o cuidado com os pacientes.
  • Monografia Acesso aberto
    Características orofaciais de pacientes portadores da síndrome de down e suas implicações na cavidade oral
    (2023-06-23) Becker, Bernardo
    A Síndrome de Down ou trissomia do 21, é uma alteração genética que se faz presente na espécie humana desde os primórdios. Foi descrita há cerca de 159 anos pelo medico John Langdon Down, no ano de 1866. Essa alteração cromossômica era conhecida como um quadro clinico de identidade própria e desde então, se tem cada vez mais estudos sobre o assunto. A Síndrome de Down se baseia na presença de uma terceira cópia no cromossomo de número 21 e também pode ocorrer não somente durante a fecundação, mas também no desenvolvimento intrauterino do feto. Os portadores dessa condição, possuem o total de 47 cromossomos, enquanto os não portadores apresentam apenas 46. O presente trabalho teve como objetivo de informar sobre as características de cada paciente portador da Síndrome de Down. Dando ênfase nas alterações bucais que cada um possa vir a apresentar tendo como principal finalidade de informar e alertar outros profissionais da área, para que possam conhecer melhor as particularidades de cada um, oferecendo assim mais qualidade no tratamento e proporcionando um maior conforto e qualidade de vida para os portadores dessa alteração cromossômica. O estudo se baseou em uma revisão da literatura onde foram buscados artigos completos em sites como PUBMED, SCIELO E GOOGLE SCHOLAR, que apresentavam o tema da Síndrome de Down e as suas implicações na cavidade oral. Coletando assim, materiais suficientes para que pudessem ser listadas nesse trabalho, as seguintes patologias: macroglossia, respiração bucal e protusão da língua, língua fissurada e geográfica, queilite angular, micrognatia, palato ogival, periodontite e carie. Através das pesquisas aqui realizadas, pode-se concluir que os pacientes portadores dessa alteração cromossômica, demandam uma maior atenção durante o seu atendimento. Também se recomenda um tratamento multifatorial devido as patologias orofaciais que os mesmos podem vir a apresentar em cada um dos seus quadros individuais. PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Down, cavidade oral, patologia, alterações bucais, maloclusão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Clareamento dental: o que ainda precisamos saber? uma revisão integrativa da literatura
    (2023-02-19) Ricardo, Dailen Pupo
    Atualmente, a estética tem se tornando cada vez mais relevante para as pessoas sobre o aspecto pessoal e profissional, levando a investir em tratamentos que demonstrem uma aparência atrativa. No entanto, ocorre que essa harmonia do sorriso pode sofrer interferências em função de hábitos como fumar, que levam ao aparecimento de manchas ou escurecimento dos dentes e entre estes fatores se pode ressaltar o tabagismo, sendo que o território brasileiro ainda demanda de um grande índice de pessoas consideradas tabagistas. Com isso, diante do exposto e da percepção que se tem do aumento de pessoas que buscam mudar essa expressão facial por meio de um sorriso mais saudável, esta pesquisa buscou observar por meio de uma revisão bibliográfica as principais evidências sobre o clareamento dentário, em pacientes tabagistas, e apresentar na literatura as principais evidências sobre o clareamento dental em pacientes tabagistas. O presente trabalho tem como metodologia a realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica, por meio de site correlacionados com a temática do assunto, limitando a pesquisa por um período do ano de 2010 a 2022, objetivando como resultado uma abordagem mais direcionada que contextualize a importância e os resultados que o clareamento dentário em fumantes, se torna positivo sobre o âmbito pessoal e profissional.
  • Monografia Acesso fechado
    Análise com nuvem de palavras da perspectiva de alunos de odontologia sobre o tratamento endodôntico em dentes decíduos
    (2023-06-19) Antunes, Emanueli Marques
    O ensino universitário vem trazendo significativas transformações na sociedade até os dias atuais. Conhecer as necessidades de grupos específicos é fundamental para que as transformações positivas continuem acontecendo. Neste trabalho foi realizada uma análise qualitativa das respostas de alunos de Odontologia sobre a expectativa de realização de um procedimento endodôntico em odontopediatria, gerando uma nuvem de palavras. Através de um estudo qualitativo com os acadêmicos de Odontologia do Centro Universitário Ritter dos reis, aplicando um questionário estruturado via Google Forms sobre endodontia em dentes decíduos. As respostas fornecidas foram colocadas no Word e posteriormente ao programa Infranodus para gerar uma Nuvem de Palavras. Os resultados mostraram a opinião do aluno frente a pulpectomia de dentes decíduos. As opiniões iniciais dividiram-se em tranquilo e desafio, palavras que expressam sentidos opostos. Reforçando a diversidade das respostas dos alunos. Apesar da diversidade das respostas, o estudo foi realizado de forma adequada incluindo as percepções dos alunos sobre o tratamento endodôntico antes de realizarem os procedimentos. O que permite uma melhor visão sobre o tema tanto para o aluno quanto para o professor, trazendo mais clareza e foco para os estudos teóricos e aplicação prática dos mesmos.
  • Monografia Acesso fechado
    Odontectomia Parcial Intencional: Revisão de Literatura
    (2023-02-13) Nunes, Elenice
    Os terceiros molares estão intimamente relacionados com as estruturas anatômicas que os rodeiam, e estas relações podem ou não ser a razão do seu efeito, obstrução a sua erupção, ou mesmo um aumento da dificuldade e complexidade da extração dos terceiros molares. Odontectomia Parcial Intencional (OPI) também conhecida como coronectomia é uma técnica cirúrgica utilizada na exodontia de dentes próximos das estruturas nobres da cavidade bucal. Portanto, para compreensão dessa técnica e da necessidade de intervenção, a fim de trazer como resultados os contextos relacionados ao tema, com base em uma metodologia de revisão de literatura.
  • Monografia Acesso aberto
    Incidência de microtrincas em canais radiculares preparados por sistemas rotatórios ou reciprocantes: uma revisão da literatura
    (2023-06-20) Silva, Vinícius Peglow da
    A terapia endodôntica tem como objetivo realizar a limpeza, modelagem e obturação tridimensional dos canais radiculares. Uma das principais dificuldades reside no preparo dos canais radiculares, devido à complexidade anatômica e às limitações dos instrumentos utilizados. Com os avanços da tecnologia e da qualidade dos instrumentos odontológicos, a endodontia mecanizada ganhou espaço com dois tipos de sistemas, o rotatório e o reciprocante, que apesar de conterem cinemáticas diferentes, apresentam um fácil manuseio e uma melhor eficiência clínica. Entretanto, durante os procedimentos endodônticos, esses dois sistemas demonstraram uma aplicação repetida de forças nas estruturas radiculares, resultando na formação de microtrincas, que acabam se expandindo e causando fraturas por toda extensão da raiz. Objetivo: Revisar a literatura existente sobre as técnicas rotatória e reciprocante, em relação à formação de microtrincas no sistema de canais radiculares, e analisar qual sistema está mais relacionado à produção dessas microfissuras. Metodologia: Foram realizadas pesquisas nas bases de dados PUBMED, SCIELO, COCHRANE, AAE (Academia Americana de Endodontia) e SBENDO (Sociedade Brasileira de Endodontia) sobre o tema em questão, e os artigos relevantes foram selecionados manualmente. Considerações finais: Dentro dos limites desta revisão de literatura, se concluiu que o sistema rotatório apresentou uma maior incidência de microtrincas nos canais radiculares após o seu uso, quando comparado ao sistema reciprocante. Entretanto, cada instrumento utilizado na terapia endodôntica possui suas próprias indicações e limitações. E que para se obter sucesso no tratamento de canais, é fundamental ter conhecimento das características dos instrumentos utilizados, compreender a anatomia dos canais radiculares, dominar a técnica adequada e realizar mais estudos sobre o tema.
  • Monografia Acesso aberto
    Guia Prático sobre Hall Technique
    (2023-06-19) Brenner, Caroline
    "Guia Prático sobre Hall Technique" teve como seu principal objetivo fazer uma revisão de literatura sobre o tema, com foco em apresentar o que é a técnica e como coloca-lá em prática no dia a dia clínico da odontopediatria. Bem como suas principais vantagens e limitações.
  • Monografia Acesso aberto
    Protocolo para sensibilidade em HMI e HMD
    (2023-06-19) Barres, Gabriela de Melo
    A Hipomineralização dentária é caracterizada por um defeito no desenvolvimento do esmalte, afetando tanto dentes decíduos como permanentes. Tal complicação causa problemas como hipersensibilidade dentária, geralmente relacionada a uma exposição da dentina pela ausência do esmalte protetor. É de interesse do cirurgiãodentista, que trata pacientes com defeitos de desenvolvimento de esmalte, assim como a Hipomineralização molar incisivo (HMI) ou Hipomineralização de molares decíduos (HMD), que se adquira o conhecimento sobre protocolos de dessensibilização em casos do diagnóstico de algumas destas condições. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre as diferentes opções terapêuticas para redução da hipersensibilidade dentária em casos de HMI e HMD. Foram feitas pesquisas nas bases de dados PubMed, SciELO e Google Scholar sobre o tema, utilizando palavras-chave específicas ao tema. Foram selecionados manualmente artigos sobre HMI e HMD com os respectivos protocolos de dessensibilização. Apesar das limitações e desafios do tratamento para hipomineralização, existem meios para ajudar na hipersensibilidade. Apesar de poucos estudos indicarem um tratamento definitivo, o presente trabalho mostra diferentes alternativas de tratamento como o uso do verniz com flúor, selantes dentários e restaurações adesivas
  • Monografia Acesso aberto
    Atividade antimicrobiana e PH de medicações intracanal à base de CAOH e silicato de cálcio – uma revisão de literatura
    (2023-06-20) Tasso, Nicolly Nedel
    A medicação intracanal é utilizada como auxiliar no tratamento de infecções endodônticas, geralmente após o preparo-químico mecânico para auxiliar no processo de sanificação do sistema de canais radiculares. A busca para a realização deste estudo foi feita através das plataformas Pubmed, Scielo e Google acadêmico. A endodontia tem se aprimorado cada vez mais procurando meios antimicrobianos eficazes, principalmente frente ao Enterococcus faecalis. O Hidróxido de cálcio é um pó branco altamente utilizado na odontologia, possui sua ação a partir da dissolução dos íons de hidroxila e cálcio e seu uso deve ser associado a veículos para facilitar a inserção nos canais, além do que o resultado dessa união de materiais pode intensificar a ação antimicrobiana ou permanecer igual. Há pouco tempo, foi desenvolvida a medicação à base de silicato de cálcio, cimento biocerâmico, como uma alternativa do hidróxido de cálcio. Deste modo, para combater os microrganismos, principalmente o E. faecalis é necessária uma medicação com pH alcalino que seja capaz de modificar o pH do meio e que tenha eficácia na eliminação bacteriana. Como resultado, as pastas à base de hidróxido de cálcio foram mais eficientes na modificação do pH e na eliminação do E. faecalis, principalmente quando associado ao veículo Paramonoclorofenol.
  • Monografia Acesso aberto
    Conhecimentos e práticas em odontologia digital na graduação: uma revisão integrativa da literatura
    (2023-06-20) Silva, Christiane Lopes da
    A pesquisa aborda a relevância da odontologia digital na prática clínica, suas vantagens e desvantagens nos diagnósticos e tratamentos, abordando as principais tecnologias utilizadas, suas aplicações e os desafios da incorporação na educação odontológica, destacando a necessidade dos profissionais se adaptarem continuamente às inovações tecnológicas. O objetivo do presente estudo foi, por meio de uma revisão integrativa da literatura, analisar o papel das tecnologias no contexto da educação odontológica, avaliando como a tecnologia de realidade virtual e simulações interativas podem ser aplicadas na graduação. Com isso, buscou-se verificar sua eficácia no treinamento de alunos antes que eles atendessem pacientes reais. A intenção desse recurso é aprimorar a formação dos estudantes e prepará-los de forma adequada para o atendimento aos pacientes. Foram incluídos 29 artigos das principais bases de dados, no período de 2015 a 2023, realizando a leitura por título, resumo e, por fim, a leitura completa dos artigos. Concluiu-se que a digitalização teve um impacto significativo na educação, abrangendo aspetos como do inglês electronic learning, "aprendizagem eletrônica"), recursos visuais, mapeamento digital de superfícies e treinamento em habilidades motoras por meio de simuladores. No entanto, o estudo também reconhece limitações, como a necessidade de pesquisas baseadas em evidências sobre a inclusão e aceitação da educação digital na odontologia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Recessões gengivais: o que são, quais as causas e tratamentos? - Uma revisão de literatura
    (2023-03-06) Bitencourt, Débora Oliveira
    Introdução: as recessões gengivais podem gerar desconfortos físicos e estéticos ao paciente e diversos fatores etiológicos podem estar envolvidos no desenvolvimento destes defeitos. Existem algumas classificações propostas para as recessões gengivais e opções cirúrgicas e não cirúrgicas de recobrimento radicular. Objetivo: compilar os conceitos sobre recessão gengival, abrangendo fatores etiológicos, bem como as classificações propostas e os tratamentos disponíveis. Metodologia: revisão de literatura em três bases de dados (PubMed, Google Scholar e EBSCO), sendo selecionados 69 artigos, após exclusão de 30 artigos que não se encaixavam nos critérios de elegibilidade. Conclusão: pode-se afirmar que o acúmulo de biofilme, doenças periodontais, idade, posição dentária, hábitos parafuncionais, escovação traumática e tratamento ortodôntico, são considerados fatores etiológicos para estes defeitos. A classificação atualmente indicada para as recessões gengivais é a de Chambrone e Ávila-Ortiz (2020). O padrão-ouro para recobrimento radicular cirúrgico é a técnica de retalho coronalmente avançado. Ainda assim, há também a possibilidade de realizar o recobrimento radicular utilizando resina composta, com a desvantagem de trazer impressão de dentes alongados, gerando um desequilíbrio na estética rosa e branca. Palavras-chave: gengiva, retração gengival, recobrimento radicular.
  • Monografia Acesso aberto
    Uma visão atual sobre cárie na primeira infância: uma revisão de literatura
    (2022) Ribeiro, Julia Giovanaz
    A cárie na primeira infância é uma condição dentária grave, que afeta crianças entre 0 e 12 anos de idade. Ela se define como a presença de um ou mais dentes cariados, é uma doença multifatorial decorrente da dieta, microbiota, falta de higiene e tempo. Sua prevenção deve ser iniciada com a primeira consulta odontológica a partir dos 6 meses de idade e com o cuidado e atenção vinda dos pais. Uma vez que a doença não seja devidamente tratada, pode acarretar em um grande impacto negativo na qualidade de vida da criança, ocasionando um desenvolvimento afetado, despertando dor e desconforto causado pelas lesões. A identificação dos fatores etiológicos e a mudança de hábitos são a chave para um tratamento precoce. Ainda, em casos onde a lesão já se encontra no meio bucal o melhor tratamento vai depender da extensão das lesões, idade e do comportamento da criança.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Materiais obturadores na odontopediatria: pastas a base de antibióticos possuem desfechos clínicos superiores que as pastas Vitapex®?
    (2022-12-17) Silva, Guilherme Alan Vasques da
    INTRODUÇÃO: a cárie dentária e os traumatismos estão normalmente ligados aos principais fatores que levam um dente decíduo a necessitar de algum tratamento endodôntico. Tendo em vista determinadas peculiaridades na forma anatômica e padrões de oclusão sendo modificados, o tecido pulpar fica passível de sofrer injúrias que ocasionam reações inflamatórias. Devido a estas situações, a intervenção endodôntica é necessária para preservar a vitalidade ou apenas sua posição em boca, visando sua queda natural ao final de sua esfoliação. A técnica comumente utilizada pelo cirurgião-dentista é a pulpectomia, que consiste na sanificação do conduto, sendo associada com pastas obturadoras que irão vedar os condutos impedindo sua reinfecção. A pasta obturadora deve acompanhar a reabsorção radicular do dente decíduo, sem causar traumas aos tecidos, sendo de fácil manipulação e boa visualização radiográfica. A pasta Vitapex® possui grande destaque na odontopediatria. Outra técnica que está ganhando base científica é a técnica de não instrumentação e esterilização de lesões e reparo tecidual (LSTR) dispensa a instrumentação do conduto e consiste na aplicação tópica de uma pasta antibiótica. OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a possibilidade das pastas obturadoras a base de antibióticos possuírem desfechos clínicos superiores as tradicionais pastas Vitapex®. METODOLOGIA: realizamos uma pesquisa nas seguintes bases de dados: PUBMED, SCIELO, COCHRANE, AAPD e ABOPED. Após critérios de inclusão e exclusão, selecionamos 29 artigos para o desenvolvimento da revisão de literatura. CONCLUSÃO: os artigos analisados nesse presente estudo indicam a pouca ou quase nenhuma diferença estatística significante em relação aos resultados comparando a pasta Vitapex® e as pastas com combinações antibióticas. Sendo recomendada a utilização da técnica LSTR com pastas antibióticas em casos de prognóstico ruins ou reabsorção externa avançada, quando há o objetivo de manter o dente em boca até sua esfoliação natural. Se há a possibilidade realizar a pulpectomia, o Vitapex® é recomendado
  • Monografia Acesso aberto
    Saúde bucal em bebês: orientações e os primeiros cuidados com a dentição
    (2022-12) Laky, Anna Montini
    A saúde bucal em bebês está associada a cuidados desde o pré-natal. Orientações para as gestantes sobre higiene, dieta, amamentação e consultas preventivas tanto para a mãe quanto para o bebê, desde a erupção do primeiro dente decíduo, influenciam na aparição de doenças relacionadas à saúde oral e na formação de hábitos saudáveis. O ideal é que procedimentos odontológicos sejam realizados entre a 14 ª e a 20 ª semana de gravidez, no entanto, urgências podem ser realizadas com segurança durante a gestação. A amamentação exclusiva pelo leite materno deve ser realizada por pelo menos até os seis meses de vida do bebê e o consumo de alimentos açucarados somente a partir dos dois anos de idade, podendo causar cárie dentária, obesidade e alterações na saúde infantil e adulta. Os primeiros sintomas da erupção dentária começam a manifestar-se em geral nos seis meses de idade e os sintomas podem causar desconforto no bebê, sendo proveitosa orientação odontológica nesse período para o alívio dos sintomas e orientações de higiene com os primeiros dentes. Algumas doenças que acometem a cavidade bucal são possíveis de transmissão da mãe para o bebê, como o caso da periodontite, relacionada com a prematuridade e baixo peso ao nascer. A cárie na primeira infância acomete cerca 28% das crianças de dois a cinco anos e, se diagnosticada e tratada em estágios iniciais, pode ser reversível, no entanto, se não tratada, pode levar a dor, bacteremia, alterações no crescimento e desenvolvimento, perda precoce dos dentes, desordem na fala, afeta o psicológico e os dentes permanentes sucessores. O papel dos profissionais de saúde em cuidados durante o pré-natal e nos primeiros meses de vida do bebê visa evitar que problemas acometam a cavidade bucal e impliquem na qualidade de vida da gestante e do bebê.
  • Monografia Acesso aberto
    O uso do xilitol no combate a carie dentário na primeira infância em crianças de baixa renda
    (2022-12) Silva, Pamela Gonçalves da
    O uso no xilitol na primeira infância vem sendo um assunto cada vez mais recorrente com diversos estudos positivos que demonstram a eficácia do xilitol para a prevenção a cárie. Suas diversas formas de apresentação e de fácil acesso para pessoas de baixa renda o tornam uma opção viável na prevenção da cárie na primeira infância. A sua fórmula de lenta liberação auxilia no controle glicêmico tornando-se um forte aliado, não apenas contra agentes cariogênicos, mas também para crianças com diabetes.