Nutrição
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Navegando Nutrição por Assunto "alimentos industrializados"
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Artigo Científico Acesso embargado Relação entre o crescente índice de obesidade infantil e a publicidade excessiva de alimentos não saudáveis(2023-12) SILVA, Francine Larisse; FONTANA, Geovana Soares Moreira; CORDEIRO, Layla Cristina de Lima; MAGALHÃES, Mariana Simões; SANTOS, Samara Cristine de SouzaA mídia se tornou parte do dia a dia da população brasileira, e está inserida nos mais diversos âmbitos do cotidiano. Sabendo disso, a indústria alimentícia faz grandes investimentos na divulgação de seus produtos, sempre acompanhando a modernização e as mudanças nos hábitos alimentares. Essa mesma indústria vem demonstrando um crescente interesse no público infantil que, devido ao desenvolvimento e capacidade intelectual próprios dessa fase da vida, está mais suscetível aos efeitos das publicidades. O apelo publicitário excessivo muitas vezes acaba despertando nas crianças um desejo por produtos com embalagens chamativas, que, por sua vez, costumam ser ricos em açúcar, gordura e sódio. Seguindo as mudanças nos costumes alimentares, nos últimos anos a obesidade se tornou um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, e o ambiente familiar e a exposição à publicidade desempenham um papel significativo no agravamento desse problema. Existem evidências de que a quantidade de publicidade dificulta a tomada de decisões saudáveis, principalmente entre as crianças e, ao direcionar estratégias de marketing para esse público, a indústria alimentícia molda hábitos alimentares que serão levados até a vida adulta. Diante do exposto, esta pesquisa buscou examinar a relação entre o crescente índice de obesidade infantil e a publicidade excessiva de alimentos geralmente não saudáveis.