Fisioterapia
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Navegando Fisioterapia por Assunto "Autismo"
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Artigo Científico Acesso aberto O impacto do diagnóstico de autismo na família: revisão de literatura(2022) Julyana Costa, Gabriela FerreiraO Transtorno do Espectro Autismo (TEA) é uma condição que implica no transtorno do neurodesenvolvimento mais relevante na infância. Caracteriza-se pela tríade autismo: comunicação, interação social e comportamento. Os sinais de atraso no desenvolvimento, surge a partir de 6 meses de vida, são bastante comuns, falta de interesses, falas e manipulação de objetos de forma repetitiva, insistência na rotina, inflexibilidade a mudanças, padrões rígidos de comportamento e interesses muitas vezes incomuns por luzes e movimentos. O objetivo do estudo é analisar o contexto da revelação do impacto do diagnóstico de autismo na família, como o modo de compreender que a revelação diagnóstica do autismo se torna um momento complexo e desafiador para a família. Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, pois foram especificados os objetos de estudo e critérios para coleta de dados. Para este foram feitas buscas manuais na plataforma PubMed. A partir dos dados apresentados identifica-se frente que o momento de revelação do autismo, a família habitualmente perpassa por momentos de tristezas, negação e rejeições as quais estão associadas a sentimentos difíceis e conflituosos. É de suma importância o diagnóstico o quanto antes, pois, é uma situação que desencadeia alterações na vida familiar devido às necessidades de acompanhamento da criança para seu desenvolvimento.Artigo Científico Acesso aberto A Importância da Cinesioterapia no Acompanhamento de Crianças Autistas: Uma revisão de literatura(2022) Ivonete Rodrigues Neves, Natália Patrícia Silva Santos; Nayla kelly Ferreira Da SilvaO Transtorno Espectro Autista ou TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que gera alteração no comportamento, na interação social e na comunicação do paciente. Os casos de TEA podem ser perceptíveis antes dos 2 anos e são mais comuns no sexo masculino. O trabalho teve como objetivo analisar a importância da Fisioterapia e seus efeitos no acompanhamento de crianças diagnosticadas com o distúrbio. MÉTODOS E RESULTADOS: Trata-se de uma revisão de literatura qualitativa descritiva. Os estudos analisados apresentaram tratamentos de equoterapia, hidroterapia, cinesioterapia e atividades lúdicas, e todos eles apresentaram resultados positivos na vida dos pacientes, colaborando em uma ou mais áreas. CONCLUSÃO: Após análise concluiu-se que o tratamento fisioterapêutico possui grande importância no tratamento de crianças autistas, pois auxilia não só em questões motoras como também na psicomotricidade da criança.