Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Assunto "Alfabetização e letramento"
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Artigo Científico Acesso fechado Os gêneros textuais como articuladores do processo de produção textual em uma turma de período integral (terceiro, quarto e quinto ano), de uma instituição de educação básica, do município de Tubarão, (SC)(2017) Paes, Marina AlmeidaA partir das produções de uma turma de período integral, surgem questionamentos/indagações envolvendo a criatividade das crianças na elaboração dos seus textos. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o processo de produção de diferentes gêneros textuais, em uma turma de período integral de 08 a 10 anos, de uma instituição de Educação Básica no município de Tubarão-SC. Objetivos específicos: descrever a relação cotidiana das crianças com os gêneros textuais; analisar as produções orais e escritas das crianças a partir de situações do seu cotidiano; desenvolver ações pedagógicas que desafiem as crianças para criarem textos orais e escritos; registrar e descrever este processo em que as crianças foram desafiadas a produzir seus textos por meio de diferentes gêneros textuais. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e de campo do tipo qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas observações na sala de aula, assim como registro escrito e fotográfico e foram realizadas as produções textuais. A análise de dados foi realizada a partir dos autores: Marcuchi (2002), Girardello (2007), Piletti (1986), Britto (2008), Prieto (2014), Oliveira (2007), Vygotsky (2000), entre outros. Os resultados mostram que, ao serem trabalhados os gêneros textuais carta, fábula e poema com as crianças, sendo que elas demostraram não dominar alguns deles, o que indica a necessidade de continuidade deste trabalho tendo o texto como articulador da prática pedagógica.Artigo Científico Acesso embargado Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024: o alcance da meta 5 pelo município de Tubarão(2020) Vieira, FabianaNeste artigo, interpelam-se a alfabetização e letramento no ciclo alfabetizador, por meio do Plano Nacional de Educação, em específico, da implementação da meta 5 que diz que todas as crianças devem estar alfabetizadas ao final do 3º ano do Ensino fundamental. O objetivo da pesquisa é conhecer as ações pensadas pelo município de Tubarão para o alcance dessa meta 5. Para isso, quanto à metodologia, foi utilizada uma abordagem dialética, e para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o Secretário de Educação desse município e com a Diretora de Educação. Como resultado, foi possível conhecer as 10 estratégias elaboradas pelo município para o alcance da meta 5. Pôde-se perceber que algumas das metas já foram postas em prática. Outras, estavam muito perto de serem atingidas, em virtude da pandemia, não se obteve êxito. E, por este motivo, segundo os entrevistados, o município não conseguiu cumprir a estratégia que previa uma avaliação, em razão disso, não foi possível se ter resultados mais específicos sobre a avaliação da alfabetização das crianças do referido município.