Pedagogia
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Artigo Científico Acesso aberto O brincar na era da tecnologia: implicações nas vivências das crianças(2022-12-06) Silva, Larissa Oliveira daO presente artigo visa analisar o brincar na era da tecnologia: implicações das vivências das crianças no contexto educativo. Acredita-se que a brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, tanto no âmbito social, quanto educacional, além de ser um direito assegurado por lei. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Quais as implicações envolvendo o brincar na era da tecnologia no contexto educativo? Como objetivo geral estabelecemos: Compreender o espaço que as tecnologias ocupam nas brincadeiras das crianças e suas implicações em seus contextos de vida. Logo, desdobramos os objetivos específicos, tais como identificar quais são as brincadeiras utilizadas pelas crianças atualmente; observar a influência da tecnologia nas brincadeiras; listar as implicações dos jogos tecnológicos na aprendizagem; A pesquisa constituiu-se de forma exploratória, de natureza bibliográfica e qualitativa, configurada com um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de contação de história, roda de conversa e entrevistas. A amostra foi realizada com um grupo de 23 crianças do segundo ano do ensino fundamental e 2 professoras que atuam nessa etapa de ensino educacional de uma escola da rede privada de ensino. Os dados permitiram perceber que sim, a brincadeira se modificou ao longo do tempo, mas sua essência segue a mesma, divertindo e auxiliando no ensino-aprendizado.Artigo Científico Acesso aberto A contribuição da Educação Infantil institucionalizada no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças(2021-07-01) Américo, Eduarda Silva NunesA educação infantil é vista, atualmente, como uma das etapas mais importantes da educação, proporciando o cuidado de crianças desde o pré-escolar até estarem prontas para serem alfabetizadas. Contudo, nem sempre foi assim. Não faz muito tempo que a educação infantil nem mesmo era vista como uma modalidade de ensino, tão pouco era reconhecida a sua importância para o desenvolvimento das crianças, porém a verdade é que auxilia e muito, se levar em consideração todo o processo, que vai desde a educação infantil até os anos iniciais. Assim, o presente estudo tem como objetivo mostrar a contribuição desta parte do ensino para o desenvolvimento dos alunos, identificando como são realizadas as atividades com estes na educação infantil e relacionando-as aos processos de aprendizagem. Para tanto, utilizou-se para coleta de dados, o procedimento bibliográfico, mediante análise das opiniões de diversos doutrinadores, bem como a aplicação de uma entrevista com uma professora de educação infantil, de uma instituição de ensino localizada na cidade de Imbituba, em Santa Catarina.Artigo Científico Acesso aberto A importância do uso das linguagens para o processo de desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciais(2022-12-06) Pereira, Jaquelyne LuizEste artigo apresenta um estudo sobre o uso das diversas linguagens no processo educativo das crianças. A questão problema: Como o uso das linguagens poderá potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem nos anos iniciais? Para responder a questão como objetivo geral definimos: compreender como o uso das linguagens poderá potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem nos anos iniciais. E como objetivos específicos: Identificar quais atividades são mais significativas para as crianças na escola. Investigar como as professoras escolhem as linguagens para serem utilizadas. Verificar quais linguagens são mais utilizadas na escola nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se configurou num estudo de caso, com abordagem qualitativa do tipo exploratória. Ocorreu numa escola da rede privada do município de Imbituba e amostra foram 4 professoras do Ensino Fundamental e um grupo de crianças do segundo ano. A coleta de dados foi feita por um questionário, por meio de um forms, registro de documentação pedagógica, e entrevista, registro escrito e desenho, sobre as experiências das crianças na escola. Os dados permitiram perceber que o trabalho docente focado em propiciar as crianças o uso das múltiplas linguagens no seu cotidiano resultou em um aprendizado fundamentado, manifestado pelas crianças da escola.Artigo Científico Acesso fechado O processo de ensino aprendizagem na alfabetização: reflexões sobre algumas possibilidades/estratégias didáticas.(2022-07-12) Anselmo, AnnaO presente trabalho enfatiza o papel do professor alfabetizador na aprendizagem de um sujeito em processo de alfabetização, uma vez que este é o momento em que nos apropriamos do código escrito, onde utilizamos esse código para ler e escrever, no entanto existem etapas a serem cumpridas e um processo a ser respeitado. É necessário ir além da aquisição da decodificação de signos, é preciso saber fazer uso em sua amplitude como função social, e a função do professor alfabetizador é buscar sugestões para que a percepção da escrita e da leitura ocorra no dia a dia com um didática interativa e inovadora. A pesquisa possui como problemática: como é exercido o papel do professor durante a alfabetização, em uma sala de 3º ano do ensino fundamental em uma escola de rede privada? A partir dessa problemática tem-se como objetivo geral: refletir sobre o processo de alfabetização e o seu processo de ensino-aprendizagem. Objetivos específicos: identificar a importância da variação de método para o processo de alfabetização e letramento; e, explorar os desafios do professor no contexto da aplicação de métodos de alfabetização e letramento. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Como instrumento utilizou-se a entrevista semiestruturada e observação em uma escola privada do município de Tubarão (SC). Considerando a importância da busca por aperfeiçoamento das metodologias de ensino, o professor deve estabelecer uma visão dinâmica no processo de ensino aprendizagem, capacitando alunos para serem indivíduos críticos, conectados por seu aprendizado e suas experiências dentro e fora da sala de aula. Além disso, abordaremos os desafios dessa jornada de ensinar e aprender, analisando os resultados da observação e os principais enfoques da alfabetização na atuação e na prática docente em sala de aula.