Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Assunto "Autismo"
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Artigo Científico Acesso aberto As contribuições da musicalização no transtorno do espectro autista(2022) Nobre, Estter Ferreira FelipeO presente trabalho apresenta como problema de pesquisa o questionamento acerca dos aspectos colaborativos da musicalização em relação ao desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista. Os resultados foram obtidos com base em três etapas, que constituem também os objetivos específicos do estudo, quais sejam identificar as características inerentes ao transtorno do espectro do autismo, analisar quais estímulos/reações são produzidos pela musicalização e, por fim, relacioná-los com as características do autismo. Para tanto, utilizou-se da pesquisa pura e explicativa, da análise qualitativa e, para a coleta de dados, do procedimento bibliográfico. Com isso, concluiu-se que a musicalização na vida do autista o auxilia na diminuição dos sintomas, podendo contribuir na habilidade de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos.Artigo Científico Acesso aberto Educação infantil na perspectiva inclusiva: notas sobre o cotidiano familiar de uma criança com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia(2022) Bernardo, Thayse EduardaO presente artigo analisa como o isolamento social atingiu o cotidiano familiar de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluída na educação infantil. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, que teve como instrumento de pesquisa um questionário contendo 45 (quarenta e cinco) questões, tendo como sujeitos uma criança incluída na educação infantil e sua família. Ainda, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica. Com o tema, surge a seguinte questão problema: como está organizado o cotidiano familiar de uma criança com TEA incluída na educação infantil em tempos de pandemia? Apresenta como objetivos específicos: conhecer o contexto familiar da criança com TEA na educação infantil em tempos de pandemia; investigar como a família percebe a inclusão dessa criança na Educação Infantil e identificar os limites e desafios enfrentados pela família na educação e cuidados com a criança em isolamento social. Ao conhecer o contexto familiar de uma criança com TEA inserida na educação infantil, conclui-se que diante do contexto pandemia, não obstante o receio enfrentando pela família no sentido de não ver o desenvolvimento diário de sua criança, conforme proporcionado pela frequência regular em instituição educativa, esta buscou soluções alternativas, investindo nos vínculos com todas as famílias e na adaptação das propostas para todas as crianças, levando, assim, a família pesquisada a se sentir incluída.Artigo Científico Acesso embargado Nas trilhas da inclusão, estudo de caso: o percurso de Otávio no ciclo alfabetizador(2019) Mariano, Ana Carolina GarciaPara consecução deste trabalho monográfico buscamos responder a seguinte questão: É possível alfabetizar uma criança autista em uma escola básica de ensino? A partir dessa questão, traçamos como objetivos: identificar o processo de ensino e de aprendizagem da criança autista e os métodos utilizados pelas professoras e mãe para que a educação de fato se efetive. No que tange à metodologia, a pesquisa é do tipo quali-quantitativa e descritiva. O procedimento de coleta de dados foi realizado uma entrevista com perguntas abertas e fechadas à mãe da criança, além da observação das aulas ministradas à ela. Os principais resultados encontrados foram: a importância da mãe no processo de ensino-aprendizagem e alfabetização e letramento da criança com o reforço diário das atividades realizadas na escola no contra turno; já, com as professoras, ressaltamos a metodologia de atendimento individualizado nas questões com maior dificuldade que a criança apresentava. Com isso, podemos concluir que o trabalho integrado entre escola e família tem resultados significantes no processo de ensino-aprendizagem e alfabetização da criança autista.Artigo Científico Acesso aberto A preparação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista para o mercado de trabalho(2021-07-02) Ramos, Daniel MannResumo: Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem diversas dificuldades em adentrar ao mercado de trabalho. Os dados demonstram que cerca de 85% (oitenta e cinco por cento) dos adultos com autismo estão desempregados. Sendo assim, este artigo possui o intuito de verificar se as escolas dos Municípios de Jaguaruna e Tubarão contemplam em suas propostas pedagógicas ações que preparam o autista para o mercado de trabalho durante ou após o ensino médio. Para que o objetivo primordial fosse alcançado, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar como os professores e a equipe pedagógica escolar intervêm no processo de inserção de alunos com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho; examinar os entraves para a inserção das pessoas com autismo no mercado de trabalho e relatar as principais dificuldades encontradas por pessoas com Transtorno do Espectro Autista que estão inseridas no mercado de trabalho. Assim, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, mediante a aplicação de um questionário para 10 (dez) profissionais de instituições escolares e de uma entrevista gravada com uma pessoa com autismo. Com a análise, conclui-se que as instituições escolares, além dos conhecimentos acadêmicos, buscam desenvolver práticas que auxiliam na autonomia e independência desses sujeitos, contribuindo para o processo de empregabilidade. Assim, diante das dificuldades que as pessoas com autismo precisam enfrentar para se inserirem no mercado de trabalho, faz-se essencial que a família, as escolas e as instituições de educação especial trabalhem continuamente, contribuindo para o seu desenvolvimento.Artigo Científico Acesso aberto A utilização dos recursos visuais na educação infantil para e com crianças do transtorno do espectro autista: um estudo sobre o método teacch(2022) Cancelier, Bruna CardosoFrente à falta de conhecimento sobre a temática do autismo por grande parte dos educadores da educação infantil e como acolher pedagogicamente estas crianças em espaços formais, o presente artigo traz a apresentação e a relevância do uso dos recursos visuais e do método teacch para as crianças com tea (transtorno do espectro autista). Este tem como objetivo identificar as contribuições dos recursos visuais para o desenvolvimento da aprendizagem e a inclusão das crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil, a partir dos 3 anos de idade, tendo como método a estrutura do teacch. O estudo do autismo e do método teacch foi desenvolvido por embasamentos científicos de notórios autores, entre eles Leon (2016), Leitão (2016) e Ciola e Fonseca (2016). Nele evidenciamos como mediar e planejar por meio dessa estrutura, como também destacamos possibilidades para trabalhar com o tea a partir dos recursos visuais desse método.