Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Autoria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Documentação pedagógica na educação infantil: um encontro entre protagonismo das crianças e autoria do professor(2023-06-30) Reis, Ailla Cardoso dosA presente pesquisa busca analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre a autoria dos professores e o protagonismo das crianças no cotidiano educativo. Em termos metodológicos, a pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, a partir da pesquisa documental. A investigação parte do estudo de documentos, neste caso as documentações pedagógicas, que serão analisadas a partir da técnica de análises de conteúdo (BARDIN, 2016). A partir dessa perspectiva, elegemos como instrumento metodológico um conjunto de três documentações que foram construídas por professoras que atuam na Educação Infantil pública, no período de agosto até novembro de 2022. Como problema de pesquisa elegeu-se: O que contam as documentações pedagógicas sobre a autoria dos professores e o protagonismo das crianças no cotidiano educativo? Como resultado identificou-se educadores que exercem uma prática autoral, que através de narrativas contam o percurso junto ao grupo no cotidiano institucional. As falas e desenhos das crianças encontradas nas documentações analisadas, denotam crianças ativas que protagonizam suas ações.