Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Biodança - Biodanza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso embargado Educação Biocêntrica, uma paradigma de convivência afetiva: relato de experiência(2020-07-02) Simoni, André Luís SoaresA Educação Biocêntrica é um paradigma pedagógico que nos possibilita ensinar às crianças modos de convivência afetivos para que possam vivenciar com intensidade todos os sentidos do aqui e agora, inspiradas em práticas educativas de conexão com a vida. É um modelo de ensino que considera a multidimensionalidade do humano, da vida e confia na afetividade como alicerce para uma convivência saudável, na qual a comunicação entre os sujeitos recusa todas as formas de violências. Este artigo propõe-se a compartilhar uma experiência vivenciada no ensino básico fundamental e seus efeitos na comunidade escolar. Estas práticas pedagógicas promovem uma cultura de paz por meio do diálogo reflexivo e vivencial, mediadas por conteúdos que incluem a sustentabilidade, a arte, a música, a escultura, a dança, o teatro de fantoches, os jogos cooperativos e a reciclagem de materiais na construção dos jogos e brinquedos, promovendo o reconhecimento e a valorização da vida. O locus de realização das experiências ocorreu em três escolas: Núcleo Escolar em Santa Rosa de Lima (SC) e E.E.B Fábio Silva e E.M.E.B. Faustina da Luz Patrício, ambas em Tubarão (SC). Os autores principais convidados para o diálogo foram: Freire (1991, 2003, 2014), Morin (2000, 2002), Maturana (2002), Spode (2018), Sousa (2006, 2011), Flores (2006, 2018) e Cavalcante (2001, 2006, 2008, 2015). Em termos de resultado, podemos dizer que, a partir do paradigma da Educação Biocêntrica, é possível ampliar, com equidade, a visão de mundo dos sujeitos, assim como incentivar o conviver em harmonia com as diferenças, tornando possível um novo modo de educar, por caminhos de maior empatia e autonomia, por meio da práxis no território do saber e do aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.