Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "bebês"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Práticas pedagógicas para os bebês de 0 a 3 anos na Educação infantil.(2022-07-02) Passos, Gabriely Duarte Pereira dosA prática pedagógica na Educação Infantil, tem como premissa a indissociabilidade entre educar e cuidar a partir de experiências significativas. Com base no exposto, a questão que mobilizou a pesquisa foi: como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil? Para responder às questões, traçamos como objetivo geral: compreender como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil. Especificamente os objetivos propostos foram identificar como ocorrem as interações dos bebês entre eles e adultos, listar práticas pedagógicas que potencializam o desenvolvimento dos bebês, averiguar como se organizam os espaços de convivência dos bebês e outras crianças ou grupos e identificar a disponibilização de materialidades durante as rotinas dos bebês. A pesquisa foi um estudo de caso. A coleta de dados se deu pela observação e registro de um grupo de bebês de 4 meses a 1 ano e 6 meses, da rede privada do Município de Jaguaruna. Utilizou-se também, registro fotográfico e escrito, além de um questionário para a professora. A investigação permitiu perceber que para os bebês, é necessário um planejamento com foco na potencialidade e desenvolvimento dos pequenos, articulando sempre o cuidar e o educar. Também é necessário formação continuada aos professores para continuarem a pensar sobre os conceitos e necessidades dos bebês e para que esses estudos possibilitem o desenvolvimento de novas ações que promovam experiências significativas e bem-estar para as crianças.