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Navegando Teses e dissertações por Assunto "2. Educação para a democracia."
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Dissertação Acesso aberto A militarização de uma escola pública do sul de Santa Catarina: um estudo de caso.(2024-06) Neves, Jaqueline Corrêa dasRESUMO O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), foi criado pelo Ministério da Educação em 2019. Baseando-se em aspectos de Colégios Militares, o Pecim foi aplicado às etapas do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio de escolas públicas que possuíssem baixo Ideb e alunos em situação de vulnerabilidade social. A adesão ao Pecim ocorreu de forma voluntária por parte das Unidades da Federação. Santa Catarina sendo um estado demarcado politicamente pelo crescimento do autoritarismo e neoconservadorismo, foi um dos que aderiram a sua rede de ensino, implantando-o em algumas de suas escolas públicas da rede estadual, como a analisada neste estudo de caso (Ynn, 2001).Como pergunta de pesquisa busca-se responder qual foi o impacto que a militarização de uma escola pública estadual localizada ao sul de Santa Catarina trouxe para o seu cotidiano político e pedagógico a partir de 2021? Para responder a este questionamento, foi traçado como objetivo geral analisar como ocorreu a implementação do Pecim naquela escola. Para isso, foi tomando como documentos-base o Projeto Político Pedagógico (PPP), cruzando-os com as diretrizes das ECIMs, a Constituição Federal (CF) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) e o Estatuto dos Militares. A análise documental (Bardin,1977) é guiada por discussões teóricas sobre educação para a democracia em contextos autoritários e neoconservadores, como o panorama contemporâneo. Os resultados apontaram para a direção de que os impactos trazidos pela implementação do Pecim no PPP da escola mereceram ser abordados na forma política, econômica e pedagógica. Como conclusão tem-se que o perfil político conservador do município em que a escola está inserida, como demonstrados pelos dados coletados pelo TSE, aliados ao ideário saudosista do regime militar, contribuíram para que o projeto de militarização das escolas públicas do governo Bolsonaro tivesse sido recepcionado com grande concordância por parte da comunidade escolar que participou da votação para sua implementação. Palavras-chave: Militarização das escolas; Educação para a Democracia; Democracia, Conservadorismo; Autoritarismo.