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Dissertação Acesso aberto 11 de março de 2004: a imagem fotojornalística do atentado terrorista de Madri(2004) Lucas, Silvana MendesThis discourse promotes a study semiotics of the photojournalistic image of the layer of the El periodicals Country, Periodical of Brazil, Leaf of São Paulo and Diário Catarinense, published in the following day to the terrorist attempted against one, occurrence in 11 of March of 2004, the station of Atocha train in Madrid, in Spain. It verifies if the digital technology used na captation, edition and transmission das images brings new understanding, ideology and ethics on the photojournalism in the world contemporary and analyzed the signs comparativily gifts nas photographs, in the perspective semiotics of Charles Peirce and other authors. To add interviews with photojournalists, photograph publishers and publishers daily periodical heads to analyze the manipulation that the digital photograph provides.Tese Acesso fechado “A ALMA DE IMBITUBA: INVESTIGAÇÃO DO IMAGINÁRIO PARA MAPEAMENTO DOS ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA CIDADE ATRAVÉS DO BRASÃO DE ARMAS MUNICIPAL(2023-07) AVIZ, EMANUELLE QUERINO ALVES DEEsta Tese tem como tema o mapeamento de quais elementos simbólicos da cidade de Imbituba estão no imaginário local. O objetivo da Tese foi encontrar o mito diretor e o quê, ou quais imagens e simbologias, fazem os moradores identificarem-se com a cidade, para então propor o que será relevante para uma possível atualização do brasão de armas. Apresenta a história do município, da relação das pessoas com essa história e com as imagens representativas que foram postas ou que emergiram ao longo do tempo. O problema partiu da necessidade de identificar quais símbolos são reconhecidos pela população atual como referências de identidade e pertencimento. Para justificar e embasar este estudo são utilizados os conceitos de Imaginário em Bachelard, Durand e Maffesoli; Inconsciente Coletivo, Jung; e Heráldica com Berg, Gomes e Seixas. Na metodologia de investigação foi feita uma pesquisa virtual e entrevistas de grupo com base na Culturanálise de Grupos de Paula Carvalho. Os resultados foram analisados pela Mitocrítica de Durand. Criou-se um método para investigação do imaginário local acerca de símbolos municipais e o resultado mostrou os elementos simbólicos que devem ser representados no Brasão Municipal. Foi identificada uma organização simbólica, de intenções de gesto inconscientes e desvendado o mito, relato fundante da cultura ou mito diretor do município: a dualidade de Apolo e Dioniso. O imaginário da cidade apresenta duas forças que revelam o desejo de crescimento como uma árvore, crescendo para cima, num movimento ascensional, e para baixo, com suas raízes num movimento de descida e aprofundamento.Dissertação Acesso fechado A DIMENSÃO SEXUALIDADE E O NOVO ENSINO MÉDIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CADERNO 03 DO CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE(2024-04) Uliano, Rafaela BeckhauserA sexualidade é um tema rodeado de tabus, dúvidas e estereótipos. E conseguir trabalhar com o tema sexualidade de forma intencional nas escolas foi e ainda é um desafio de muitos professores e professoras. Nos últimos anos, o Brasil enfrenta um fortalecimento de movimentos fundamentalistas e ultraconservadores que buscam reprimir os direitos conquistados neste campo ao longo da história. Entretanto, em 2020 foi elaborado um documento que busca expandir os aprendizados promovidos pela formação geral e que, talvez, vislumbre metodologias ativas em interface com a promoção de um pensamento crítico, bem como, que proporcione processos de Educação Sexual sob o paradigma da emancipação no Território Catarinense: o Portfólio das Trilhas de aprofundamento da Base Curricular do Território Catarinense do Ensino Médio (CBTCem). Diante desse contexto, esse estudo objetivou investigar como a sexualidade e a Educação Sexual são abordadas, particularmente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no CBTCem – Caderno 3, Portfólio de Trilhas de Aprofundamento. Trata-se de uma pesquisa pautada no materialismo histórico- dialético, realizada numa perspectiva exploratória de análise documental e de conteúdo. A análise seguiu os passos da técnica de análise temática pautada em Bardin (2016). Os indicadores foram elaborados a partir das vertentes pedagógicas cunhadas por Nunes (1996) somados aos indicadores descritos por Machado (2022). Como resultado foi possível registrar que há o predomínio dos indicadores da vertente pedagógica de Educação Sexual Dialética e Política. O que aponta que nas quatro Trilhas de Aprofundamento da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias exploradas por este estudo, sustentam oportunidades legais para se desenvolver processos intencionais de Educação Sexual emancipatória.Tese Acesso aberto A ESTÉTICA KIRBYANA NO AFROFUTURISMO: PONTOS DE CONTATO E DIVERGÊNCIA DE IDENTIDADE(2023-12) PINHEIRO, M SO presente trabalho aborda a estética kirbyana no contexto do Afrofuturismo, destacando pontos de contato/contágio entre esses dois movimentos. A estética kirbyana refere-se ao estilo artístico e narrativo desenvolvido por Jack Kirby, famoso quadrinista. Por sua vez, o Afrofuturismo é um movimento cultural e artístico que combina elementos afrocentrados, futurismo e ficção científica. O texto explora a possibilidade de uma identificação estética entre a estética kirbyana e o Afrofuturismo, baseada em sensibilidades compartilhadas, ao invés de uma identificação puramente identitária. O ponto de contato estético é elaborado, destacando que a apropriação do Afrofuturismo pela estética kirbyana não se dá por uma identidade única, uma vez que Jack Kirby não era negro nem estava diretamente envolvido no movimento negro. Apesar disso, existe uma identificação estética sublimada, em que a estética kirbyana aparece esteticamente, mas sem uma explícita identificação com a negritude. O texto destaca o impacto dessa estética na arte afrofuturista, mostrando como o trabalho de Kirby influenciou diversas obras, não necessariamente por um alinhamento político, mas por uma sensibilidade compartilhada. O ponto de encontro estético entre a estética kirbyana e o Afrofuturismo é argumentado, ressaltando que certas sensibilidades se encontram, independente da identidade dos agentes envolvidos. Artistas negros afrofuturistas encontram uma conexão com a estética kirbyana, resultando em influências nas gerações posteriores. Minha hipótese é de há um ponto de encontro de contato estético entre o afrofuturismo e a arte de Jack Kirby. Para isso, apoio- me nos escritos de Deleuze e Guatarri (1997, 2002, 2003, 2011), Mbembe (2016, 2018), Dery (1994) e Hatfield (2011).Dissertação Acesso fechado A flexibilização curricular e o direito à educação em Santa Catarina no contexto da lei nº 13.415/2017: formação humana integral protelada.(2023-12) MATIOLLA, Carla Gonçalves PereiraO presente estudo está articulado à linha de pesquisa Educação, História e Política, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino Médio (GREPEM). O problema desencadeador desta pesquisa é o interesse em analisar se a organização curricular proposta pela Lei 13.415/2017 garante o direito dos jovens de terem acesso aos conhecimentos historicamente produzidos e se proporciona uma formação humana integral. Para responder ao problema de pesquisa, estabelecemos como objetivo geral: analisar os limites e perspectivas da flexibilização curricular do Novo Ensino Médio no que se refere à garantia dos direitos dos jovens a terem acesso aos conhecimentos historicamente produzidos e à formação humana integral. A base teórica utilizada está pautada nas contribuições de pesquisadores brasileiros, com destaque a Dermeval Saviani e a Gaudêncio Frigotto. Como método, utilizamos a abordagem teórico metodológica crítico-dialética a partir das categorias metodológicas da totalidade, historicidade e contradição. As categorias de conteúdo que emergiram dos dados da pesquisa foram: precarização das condições de oferta da formação geral básica; a flexibilização e o esvaziamento curricular; protelação da formação humana integral e expectativas amplas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise documental, entrevista em grupo e entrevista semiestruturada. A pesquisa empírica foi dividida em duas etapas: a primeira etapa consistiu em realizar a entrevista em grupo com os alunos do Novo Ensino Médio com a finalidade de identificar, por meio de questões objetivas, o perfil dos sujeitos, aspectos do acesso e permanência, condições de oferta e elementos da formação ofertada. Já na segunda etapa da empiria, foram entrevistados, via entrevista semiestruturada, os alunos que manifestaram, na primeira etapa da coleta de dados, interesse em conceder a entrevista e que se relacionaram com os objetivos da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes das 2ª séries do Novo Ensino Médio de duas escolas estaduais que aderiram ao Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, no município de Laguna. Com base nos resultados das análises dos dados, concluímos que a atual reforma do Ensino Médio protela a formação humana integral dos jovens quando fragiliza o conceito de Educação Básica e nega o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos. Constatamos que somente a centralidade dos conhecimentos científicos, artísticos, culturais e filosóficos em articulação com o trabalho integrado dos professores, possibilitará aos estudantes do Ensino Médio ampliarem suas visões de mundo, ressignificarem seus conhecimentos, terem melhores oportunidades e serem cidadãos conscientes de seus direitos.Tese Acesso aberto A função ética da psicanálise diante do sofrimento psíquico engendrado pelo neoliberalismo.(2023-11) PARIS, Clarinice AparecidaEsta tese investigou a função ética da psicanálise diante do sofrimento psíquico engendrado pelo neoliberalismo na contemporaneidade. Considerando que o sofrimento é atravessado pela psicopatologia do social, a pesquisa comporta o objetivo de compreender o efeito da forma-poder neoliberal na produção do sofrimento psíquico (objeto de estudo desta pesquisa), e, diante disso, o que visaria a função da escuta no discurso do analista? A metodologia apropriada se realizou por meio da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, buscando embasamento teórico em autores da Sociologia, da Filosofia, da Análise de Discurso, e, principalmente, da Psicanálise freudiana e lacaniana. A pesquisa foi desenvolvida em três capítulos. No primeiro tópico, partimos de uma fundamentação teórica embasada na psicanálise a respeito das noções que abarcam desde o sofrimento psíquico até a constituição do supereu na qualidade da voz imperativa do gozo, enquanto o Outro neoliberal que induz ao consumo sem limites, até alcançar, por meio da psicanálise, a transformação do gozo sintomático. No segundo ponto, analisamos como a racionalidade neoliberal engendra o sofrimento psíquico causando uma crise do sujeito neoliberal, pela negação do direto à voz. No terceiro capítulo, procuramos desvendar através da função ética da psicanálise, a transformação do sofrimento psíquico engendrado pela prática política neoliberal. Nossa proposição teórica é que a racionalidade neoliberal é a fonte causadora de sofrimento em nosso contemporâneo, por meio da voz introjetada na subjetividade, induz ao imperativo do gozo na instância psíquica denominada supereu. Adversamente a isso, em outra função, está o discurso do analista que visa escutar a voz do supereu que conduz ao sofrimento, para que o sujeito possa estar advertido do quanto essa racionalidade exerce domínio sobre o seu psiquismo, e, a partir desse saber transformar o seu sofrimento, no trilhamento do próprio desejo. Portanto, constatamos que no discurso capitalista, hoje estabelecido na racionalidade neoliberal, há a potenciação do imperativo de gozo originado do supereu. Contrariamente a essa amplificação do gozo sintomático, o discurso do analista visa a sua transformação, num alcance que transcende do singular para o social, no sentido que o ato analítico é qualitativamente equivalente a um ato político, por incidir em transmutações dos laços sociais abarcando a amplitude da sociedade.Dissertação Acesso aberto A MATERIALIZAÇÃO DO TRABALHO DO SEGUNDO PROFESSOR NO ATENDIMENTO AO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA(2023-12) REIS, Éllen da Silva RufinoA presente dissertação de mestrado está inserida na área das Ciências da Educação, especificamente na linha de pesquisa Educação, História e Política, com foco na temática da inclusão escolar, sobre as políticas educacionais do trabalho do segundo professor. Parte das hipóteses que a atribuição principal do segundo professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual do município de Araranguá/SC pode estar centrada mais em assistencialismo do que em práticas pedagógicas colaborativas; que a rotina diária do segundo professor pode ser predominantemente preenchida com demandas emergenciais; que a falta de incentivo financeiro de horas a serem pagas para planejamento e estudo contribui para a fragilidade do serviço prestado pelo segundo professor; que não existe trabalho conjunto entre o professor titular e o segundo professor; e que o segundo professor se torna o professor titular do estudante com TEA na prática. O problema da pesquisa é: comparado ao prescrito na Resolução CEE/SC nº 100, 13 de dezembro de 2016, quais são as atribuições do segundo professor responsável pelo acompanhamento do estudante com TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas estaduais do município de Araranguá/SC? O objetivo da pesquisa é investigar as atribuições e restrições do segundo professor do estudante com TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o propósito de entender como sua atuação influencia no processo de aprendizagem do estudante com TEA. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na perspectiva sócio-histórica para a concepção de homem, de ciência e o propósito de explicar a realidade, buscando possibilidades para sua transformação. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa exploratória com professores que atuam como segundo professor em séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Araranguá/SC. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista. A partir dos resultados obtidos detectamos as dificuldades encontradas pelo segundo professor em sala de aula e as soluções estabelecidas, bem como se averiguou os diferentes níveis de preparação e formação do professor. Assim, identificamos as aproximações e distanciamentos das atribuições, restrições e prática do segundo professor em relação à Resolução CEE/SC nº 100/2016. Esperamos que essa pesquisa possa contribuir na revisão das políticas de inclusão vigente e que forneça subsídio para melhorar as práticas de formação dos segundos professores, contribuindo na elaboração das formações continuadas.Dissertação Acesso aberto A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): AVANÇOS E DESAFIOS EM REDES ESTADUAIS DE ENSINO(2024-02) BORGES, M.E.MO presente estudo está articulado à linha de pesquisa Educação, História e Política, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino Médio (GREPEM). Estabeleceu-se como objetivo geral analisar os avanços e desafios relacionados à valorização docente no Ensino Médio em Santa Catarina e no Rio Grande Norte, considerando os contextos histórico, político e educacional brasileiro. Buscou-se analisar, de forma crítica, aspectos relacionados à formação e às condições de trabalho docente pautadas nas categorias do método crítico-dialético, com ênfase na totalidade, historicidade e contradição. Duas categorias de conteúdo emergiram da análise dos dados: formação docente no Ensino Médio e condições de trabalho dos professores. A análise realizada aponta avanços educacionais tímidos e, ao mesmo tempo, que muitos são os desafios enfrentados por ambos os estados para superar a desvalorização docente no contexto do Ensino Médio, ofertado nas escolas das redes estaduais de ensino. Com relação à formação inicial, na análise do indicador “Adequação da Formação Docente”, os dados expuseram um significativo número de pessoas “lecionando” sem adequada formação ou com licenciatura, mas não na disciplina que lecionam, e evidenciam o distanciamento do preconizado na meta 15 do PNE. No contexto da Formação Continuada, destacam-se avanços obtidos pelos estados pesquisados para o alcance da meta 16, já que percentuais maiores de professores obtiveram acesso à especialização. Por outro lado, ressalta-se o desafio de ampliar as taxas de mestres e doutores. No contexto das metas 17 e 18 do PNE, ficaram evidentes as precárias condições de trabalho, expressas na manutenção de percentuais altíssimos de professores com contratos temporários e com uma jornada de trabalho intensa e extensa. Ao problematizar o indicador Esforço Docente, constatou-se que os professores do Ensino Médio das escolas estaduais lecionam em mais de uma escola, em três turnos, em mais de uma etapa da Educação Básica e têm muitos alunos. Conclui-se, com base nos resultados das análises dos dados, que Santa Catarina e Rio Grande do Norte têm grandes desafios relacionados à formação, carreira e condições de trabalho docente e que foram negligentes em garantir o Ensino Médio com qualidade social. Tal realidade distancia os dois estados da federação de se alinhar ao direito à educação de qualidade socialmente referenciada.Dissertação Acesso fechado A valorização dos professores no contexto do novo ensino médio nos estados de Santa Catarina e Ceará: limites persistentes(2024-02) FRANCISCO, Naira LarroydA presente pesquisa materializa-se a partir das inquietações surgidas dos desafios da profissão docente frente à implantação do Novo Ensino Médio, no ano de 2020. A aprovação da Lei n° 13.415/2017 estabelece as novas diretrizes com relação à reforma da última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio, implementadas em escolas piloto, a partir do ano de 2020 e em todas as escolas no ano de 2022. Com discurso de flexibilização, a referida lei impacta diretamente a organização curricular e, consequentemente, o trabalho docente dos professores que atuam nesta etapa. O objetivo proposto é compreender os desafios e limites à formação e às condições de trabalho docente, diante da implantação do Novo Ensino Médio, sob a perspectiva da valorização de professores presente no Plano Nacional de Educação (2014). Com vistas a compreender os desdobramentos do contexto recente, no qual o Ensino Médio se apresenta como palco de disputas, propõe-se a análise de dados quantitativos, tendo como fonte o Censo Escolar 2013-2022, ao considerar-se os professores do Ensino Médio Estadual dos estados do Ceará e Santa Catarina. A pesquisa suscita uma abordagem Dialética, pois, ao problematizar a valorização dos professores no Novo Ensino Médio, considera aspectos mais amplos no cenário educacional brasileiro. A natureza do objeto de pesquisa sugere uma imersão nos textos e contextos relacionados ao Novo Ensino Médio. Para tal, faz-se necessário um resgate histórico das reformas e políticas públicas das últimas décadas, no Brasil, com objetivo de compreender a atual conjuntura educacional. A partir dos pressupostos apresentados, foi possível estabelecer relações entre os dados analisados e as Metas 15, 16, 17 e 18 do PNE, relacionadas às dimensões envolvidas na valorização do professor, tais como: formação inicial e continuada, remuneração, carreira e condições de trabalho. Para aprofundar e enriquecer a discussão proposta, foram elencados teóricos educacionais, a fim de que proporcionasse uma análise qualitativa dos elementos envolvidos neste cenário. Por meio da análise do Indicador Educacional Adequação da Formação Docente foram tecidas considerações às políticas públicas com relação à formação inicial e continuada dos professores do Ensino Médio Estadual. Constatou-se que há inadequação docente nos estados analisados, o que constitui um grande desafio à conquista de uma educação de qualidade. No que se refere à formação continuada, os números tímidos com relação a professores mestres e doutores mostram que ainda são necessárias ações mais concretas para que haja crescimento na qualificação profissional docente. Com relação às condições de trabalho, verifica-se que há uma grande quantidade de professores admitidos em caráter temporário, o que gera instabilidade e insegurança para a profissão, e mostra a necessidade de investimentos em concursos públicos. Quanto ao esforço docente, é possível observar um crescente movimento de extensão e intensificação da jornada de trabalho, o que evidencia a desvalorização dos professores. E, por fim, no que se refere às condições infraestruturais das escolas de Ensino Médio, percebe-se um cenário de falta de materiais e instalações adequadas para a garantia de um acesso igualitário ao ensino, assim como para assegurar um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Os aportes teóricos possibilitam a compreensão de que a melhora neste cenário passa, necessariamente, pela priorização do PNE e pela instituição de um Sistema Nacional de Educação.Tese Acesso aberto Uma abordagem padronizada e estruturada para identificar Problemas Relacionados a Medicamentos na Unidade de Terapia Intensiva: NASCIMENTO(2023-07-24) Nascimento, DiegoIntrodução: Nenhuma abordagem de Farmácia Clínica detalha como otimizar e realizar as atividades necessárias para que o farmacêutico clínico tenha êxito dentro de uma UTI. Objetivo: Desenvolver e padronizar uma abordagem de Farmácia Clínica realizada em UTI no estilo mnemônico, considerando as necessidades do paciente, da equipe interdisciplinar e das instituições hospitalares. Métodos: Estudo epidemiológico misto, com abordagem quali-quatitativa. O desenvolvimento do estudo ocorreu em quatro etapas: 1. revisão sistemática; 2. grupos focais; 3. criação da abordagem; 4. aplicação da abordagem. Foi elaborado uma abordagem padronizada e estruturada de Farmácia Clínica em UTI no estilo mnemônico denominado NASCIMENTO sendo aplicada em todos os pacientes admitidos em uma UTI adulto durante cinco meses. Resultados: A versão final da abordagem de Farmácia Clínica NASCIMENTO, em que “N” quer dizer nefrologia, “A” administração, “S” sedação e analgesia, “C” conciliação, “I” interações medicamentosas, “M” movimentos – fisioterapia x medicamentos, “E” entorno, “N” nutrição “T” trigger tool e “O” outras profilaxias, foi aplicada em 170 pacientes. A média de tempo para o uso da abordagem nos pesquisados foi de 23,94 minutos, sendo que o tempo mínimo três e o máximo 114 minutos, totalizando 4940 intervenções. NASCIMENTO foi compreendida por 17 (100%) farmacêuticos que não atuavam como farmacêuticos clínicos em UTI. A abordagem possibilitou a realização de conciliação medicamentosa e conversa com o acompanhante e/ou familiar (100,0%) para identificar uso de medicamentos em domicílio, que teve uma média de 4,49 medicamentos por paciente. No total dos pesquisados houve a identificação de 5294 potenciais interações medicamentosas indesejadas, média 7,07, com o mínimo de uma e máximo de 25 interações por paciente. Conclusão: NASCIMENTO foi considerada uma abordagem de fácil compreensão e boa aplicabilidade, atendendo as necessidades do paciente, da equipe multidisciplinar. Contudo, há necessidade validar seu uso e seu impacto na redução de reações potencialmente graves e redução do tempo de hospitalização.Dissertação Acesso fechado Acessando as Contribuições da Natureza para as Pessoas por meio da Cartografia Social em uma comunidade pesqueira do Sul do Brasil(2023-07-06) Henckmaier, Matheus Frederico FerreiraA Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) promove a cooperação entre pesquisadores e instituições públicas para proteger a biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Suas ações incluem a categorização das Contribuições da Natureza para as Pessoas (CNP), enfatizando a importância cultural na ligação entre as pessoas e essas contribuições. Os danos irreversíveis à biodiversidade devido à exploração excessiva de recursos e mudanças climáticas, impactam especialmente Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) em áreas costeiras. Considerando a importância das comunidades pesqueiras da cidade de Laguna (Santa Catarina, Brasil), esta pesquisa realizou um levantamento qualitativo e espacial das CNP na perspectiva dos pescadores artesanais e seus familiares sobre a comunidade e a região em que vivem. Através de um desenho amostral utilizando as metodologias de cartografia social e entrevistas semiestruturadas na comunidade da Ponta da Barra, foi possível compreender as potencialidades e desafios da utilização de tais métodos em combinação com o marco conceitual das CNP. A utilização de mapas evidenciou sua versatilidade como ferramenta alinhada às demandas simbólicas das comunidades, ampliando a visão da região. Os resultados ilustram a adaptabilidade da cartografia social para acessar as CNP, enfocando a relação entre comunidades pesqueiras e ecossistemas. A abordagem individualizada da cartografia e a seleção equitativa de participantes por gênero e idade revelaram heterogeneidade das CNP relatadas. Foi observado que homens possuem uma grande relação com as CNP Materiais, representada por locais para a pesca. As mulheres, por sua vez, relacionaram os locais principalmente com CNP Não Materiais e Regulação, se concentrando em questões ambientais. Os jovens relataram mais CNP Regulação e pessoas mais velhas se concentraram em CNP Materiais e contribuições relacionadas apoio de identidades. Por fim, a utilização da cartografia social individualizada pode trazer um viés pessoal para a pesquisa, enquanto metodologias em grupo podem reforçar os papéis sociais dominantes durante as discussões. É essencial que os pesquisadores considerem esses fatores ao selecionar os participantes na coleta de dados, com o objetivo de garantir uma abordagem participativa justa que resulte em informações confiáveis e representativas.Dissertação Acesso aberto Acesso dos afrodescendentes ao sistema educacional(2015) Silva, Robson Heinzen daA presente pesquisa em nível de mestrado teve como objetivo explicitar, compreender e analisar as Leis do Ventre Livre (1871) e Afonso Arinos (1951) nas suas dimensões contextuais indicando avanços e/ou retrocessos no atual processo de acesso dos afrodescendentes no contexto educacional formal. Considerando tal objetivo definiu-se como objetivos específicos: identificar o contexto histórico dos dois momentos históricos estudados; localizar o processo histórico da escolarização dos afrodescendentes a partir da Lei do Ventre Livre e da Lei Afonso Arinos; cotejar o contexto histórico em que foram gestadas essas leis com o atual estado das políticas de acesso dos afrodescendentes no processo de escolarização. Para alcançar tais objetivos elegeu-se como metodologia de pesquisa a análise de documentos, mais especificamente a Lei do Ventre Livre (1871), a Lei Afonso Arinos (1951), além de um cotejamento com a Lei 10.639 (2003). Porém, esta última não foi objeto de análise direta, apenas serviu como referência do atual estágio das políticas de acesso dos afrodescendentes à educação superior. A riqueza de informações que se pode extrair de tais documentos pode justificar o seu uso em várias áreas das Ciências Humanas e Sociais no sentido de ampliar o entendimento de questões sociais cuja compreensão necessita de contextualização histórica e sociocultural. Em especial, no que diz respeito à inserção dos afrodescendentes no contexto educacional formal. O referencial teórico de base para as análises teve sustentação em estudos que focavam as relações étnico raciais e de afrodescendentes. Nas análises evidenciou-se o cenário histórico e as transformações sociais ocorridas no Brasil que proporcionaram o advento da Lei do Ventre Livre e da Lei Afonso Arinos, bem como a influência do sistema econômico como um dos vetores que impulsionavam essas modificações na sociedade brasileira. Em uma análise ascendente das duas leis percebeu-se um avanço na medida que a Lei do Ventre Livre proporcionou o acesso dos afrodescendentes ao ambiente formal de educação ao libertar os nascidos após essa lei e no caso de seus senhores os entregarem ao governo poderiam aceder a instituições de educação formal. A Lei Afonso Arinos, por sua vez, fez vigorar uma garantia de permanência dessas pessoas na escola ao garantir que as matrículas dos mesmos não poderiam ser negadas e prever punição aos discriminadores e "contraventores".Dissertação Acesso aberto Acesso e permanência das camadas sociais subalternizadas na educação superior(2013) Canarin, Ricardo TeixeiraA presente dissertação aborda questões a respeito da importância da Universidade como instituição social propícia à formação de indivíduos críticos. Discutimos a questão do acesso e permanência dos alunos que pertencem às camadas sociais subalternizadas (aqueles que precisam de algum tipo de subsídio para a sua permanência na Universidade) nas dimensões contextuais da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) num período de 2000 até 2010. Uma vez que a sociedade se estrutura de forma excludente para uma grande parte da população, a permanência na Universidade torna-se dificultada. No decorrer da dissertação caracterizamos o conceito de formação cultural do sujeito que possa potencializar a sua emancipação, concorrendo para a libertação do homem e da mulher das tutelas a que se encontram submetidos. Nossa hipótese é que esse procedimento pode ser facilitado a partir do acesso/permanência/egresso na Educação Superior. Nesse contexto, realizamos um estudo de caso na UNISUL que nos possibilitou uma análise das condições locais, regionais e da relação de igualdade e inclusão social no sentido do acesso/permanência dos acadêmicos nessa universidade. O procedimento metodológico utilizado na presente dissertação compreendeu quatro etapas. A primeira consistiu em analisar os dados da UNISUL, objetivando conhecer o contexto histórico e político da Universidade. Posteriormente obtivemos os números de alunos matriculados nos curso de graduação, no intervalo de 2000 a 2010. A próxima etapa foi coletar dados numéricos de bolsas e benefícios que foram ofertados pela instituição no referido período. A quarta e última parte foi dedicada à análise dos dados. Desse modo, fez-se necessário reconhecer quais as políticas de inclusão e permanência que a instituição oferece aos alunos de graduação que pertencem às camadas subalternizadas da sociedade. Os dados obtidos indicam que a proporção de benefícios/alunos de graduação frente às políticas de inclusão da referida instituição podem influenciar na permanência dos/as beneficiários/as por tais políticas na instituição. Sendo assim, por meio dessa permanência, os/as beneficiários/as podem estabelecer uma relação diferenciada com a sua formação ao longo do seu percurso acadêmico e diante das necessidades que se apresentam enquanto pertencentes ao que denominamos, neste trabalho, de camadas sociais subalternizadasTese Acesso aberto Ácido betulínico aplicado sobre a pele de camundongos com lesões psoriasiformes induzidas por imiquimode: efeitos locais, biossinalização e efeitos potencialmente adversos(2020) Fernandes, Flávia de SouzaIntroduction: Psoriatic patients discontinue oral or injectable treatments alleging efficacy and safety problems. Betulinic acid (AB) forms supramolecular aggregates by spontaneous self-assembly in a hydroalcoholic vehicle, which can potentially be deposited on psoriasiform lesions of the animals' skin from which it could be released, having a systemic reach and exhibiting a broad spectrum of assets, including for cases moderate and severe psoriasis. The aim of this study was to evaluate the efficacy, safety and mechanism of action of AB applied on the skin of mice with psoriasiform lesions induced by imiquimod. Methodology: Every 24 h (5 days), imiquimod was applied to the shaved back of the mice (except in the untreated group); 2 h later, the vehicle (10% aqueous glycerol solution) (100 µL), 0.05 mg / ml clobetasol or 0.5 mg / ml AB were administered by the same route. The severity index by area of psoriasis (PASI), body weight, water / feed consumption and walking (n = 12 / group) were evaluated. The time for complete cleaning of the skin (CSC) was evaluated (n = 6 / group) and AB caused its greatest reduction (up to 40%). In six other mice / group, the skin was quantified: epidermal acanthosis and the number of lymphocytes and granulocytes in the dermal papillae. In addition, phosphorylation of Akt and ERK. In the blood, TNF, IL-17A, IFNγ, IL-10, TGFβ and toxicity indicators were evaluated. Results: AB and clobetasol reduced PASI (p <0.001) and acanthosis (up to 3 times), normalizing immunocyte infiltration and TNF concentration, reducing IL-17A (≅ 50%) (both, p = 0.01 ), p-Akt (p <0.01 and 0.05, respectively) and p-ERK2 (p <0.001 and 0.05, respectively). Only AB normalized the INFγ concentration and was the only one capable of inhibiting p-ERK1 (p <0.001), without intensifying the toxicity of imiquimod. Conclusion: The data suggest that AB can be considered a candidate molecule for the development of a new treatment for psoriasis applied to the skin.Dissertação Acesso aberto Ações de inovação social no terceiro setor: o caso do Centro Cultural Escrava Anastácia(2018) Corseuil, LouiseThe purpose of this is study is to analyze how Social Innovation actions are defined and implemented at Anastacia Escrava Cultural Center. Specifically, to identify the actions of Social Innovation and the related authors, describing the process of definition and implementation of these actions. As guiding question, this study had: How is defined and implemented the actions of Social Innovation in a Third Sector organization? The practical reference to the study was given at the Escrava Anastacia Cultural Center, that is an organization considered as pioneer and largest associations in Florianópolis / SC, over than 20 years of existence. In order to elucidate the thematic, it was followed the perspective from the International Manual of Social Innovation (MOULEART; MACCALLUM; HILLIER, 2013), which states that Social Innovation actions tend to be located in the so-called "Third Sector" and seek to meet the social needs not provided neither by the state, nor by profit-making organizations. In this way, Social Innovation emerges as a social and collective phenomenon, resulting from a stress between the necessity felt by actors in a such context and the social aspirations, to achieve through innovative social practices the improvement of living conditions in the economic, social, cultural and political (ASSOGBA, 2010). However, these organizations require a differentiated approach, because they present distinct structural and operational aspects and feel the influences of the other two sectors. As for methodological design, the study can be characterized as qualitative approach, in single case study, with a descriptive and exploratory approach. Several sources of evidence were used to collect data, such as documentary research, participant observation and semi-structured interviews, followed by data analysis, by using the content analysis technique. The results indicate that the CCEA projects are considered as Social Innovation actions, since they promote the empowerment, emancipation and inclusion of the young beneficiaries, and it is possible to perceive a significant improvement in the living conditions of the young people and their families. At least six types of actors involved in the organization's actions were identified: beneficiaries, volunteers, employees, other civil society organizations, and first and second sector. In the daily routine of the organization, the "middle" activities and the "end" activities were manifested in different ways, the last one being called by the actors as "cutting edge activity", since it involves volunteers and beneficiaries. In the daily routine of the organization, the elements of substantive rationality (rational action related to values) as self-realization and emancipatory values are manifested more emphatically. In the "middle" activities (administrative and management) it is possible to identify the conducts of the instrumental logic (rational action in relation to the ends) as utility and profitability. It was possible to observe that both actions are manifested in the organization, however, sometimes they complement each other and sometimes they are intended, and it is up to the leaders to have the skills to deal with the conflict in the organization.Dissertação Acesso aberto As ações de sustentabilidade com potencial de redução da pegada de carbono de uma instituição de ensino federal como estratégia para um Green Campus.(2023-05-25) Silva, Liziane Araújo daO objetivo deste estudo foi identificar as principais ações e projetos de sustentabilidade implementados no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), fazendo um levantamento das ações sustentáveis que poderão auxiliar na redução da pegada de carbono institucional, analisando o impacto ambiental dessas ações e os caminhos para a potencial redução da pegada de carbono como meio de alcançar um campus mais verde. Com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ênfase na mitigação das mudanças climáticas, a presente pesquisa buscou identificar as principais ações sustentáveis com potencial de redução da pegada de carbono institucional, para assim auxiliar em estudos futuros que busquem efetivar o cálculo da pegada de carbono no Campus Florianópolis do IFSC. O caminho metodológico da pesquisa percorreu um paradigma interpretativista/construtivista, apresentando uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso no Campus Florianópolis do IFSC.Dissertação Acesso aberto As ações dos projetos de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina como inovação social(2020) Reis, Rodrigo BalbinotThe actions of the Extension projects of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) enable differentiated connections, between students and teachers, with the community, in their conditions of greatest social vulnerability. In this context, this study proposes to analyze the actions of the extension projects carried out by IFSC, as social innovation practices, seeking to identify in the IFSC extension portfolio projects that can be characterized as Social Innovation practices and their reflections on the life of the scholarship holders of the projects, as well as, in the scope of knowledge and in the strengthening of public policies aimed at extension. The research is characterized as a case study with a qualitative approach. Data were collected through documentary research and interviews with coordinators and fellows of extension projects of five IFSC campuses. Concomitantly and with more emphasis at the end, a content analysis was carried out. The researched projects have characteristics of Social Innovation, highlighting social needs, social innovator, bonds and empowerment. In addition, positive contributions were identified in the evolution of the participating fellows, through empathy and learning, such as responsibility, dedication, overcoming problems and scientific initiation. Through research, it was possible to start a reflection on the arrangement of the characteristics of social innovation and their contributions so that the practice of extension can help to develop the participating fellow. In addition, there was a reflection on the learning presented by the fellows, both in their perspectives and in the views of the coordinators of each project.Dissertação Acesso embargado Ações educativas do museu ao ar livre Princesa Isabel: visibilidade e valorização da memória do idoso no município de Orleans - SC(2018) Cachoeira, Rosilane DamazioThe Princess Isabel Outdoor Museum, MALPI, located in the municipality of Orleans and maintained by the Barriga Verde Educational Foundation- FEBAVE- develops educational actions aimed at the various publics, among them the elderly public. It is a museum that preserves replicas of machines that were fundamental for the economic development of the region, at the time of colonization. Therefore, it is established as a general objective of the research: To understand if the educational actions of MALPI, make possible the visibility and appreciation of the social memory of the elderly public. Through the Oral History methodology, it was possible to bring up fundamental information for the research. In order to better understand the relationship between the entire collection of the museum and the audience participating in the actions, as well as the visibility and appreciation of the memory of the elderly through the educational actions promoted by the museum, the research was developed at first in the documentary search, describing the history of the museum, carrying out a temporal cut of the educational actions directed to the elderly public and following the investigation, together with the elderly himself, through thematic interviews, with a previously prepared script. The interviews allowed the approximation of the knowledge contained in the memories of the interviewees with the knowledge that exists within the museum. The categories of analysis used were: Domestic life, Religion and Work. As a result, it was verified that the museum develops actions aimed at the elderly public and that these enable the visibility and appreciation of their memories. The research contributed to the strengthening of the museum as a space for the valorization of memory and the possibility of access to the various local cultures.Dissertação Acesso aberto Acurácia da circunferência abdominal no diagnóstico do excesso de peso em crianças de 10 anos de idade do município de Palhoça – SC(2022-08-30) Flores, Altaiana Portella da RosaIntrodução: O sobrepeso e obesidade têm aumentado consideravelmente com o decorrer dos anos em todas as faixas etárias. Constantes avanços da vida moderna, assim como fatores genéticos e ambientais, modismos, desequilíbrio no consumo alimentar, são fatores associados a esse crescimento dos casos em nível mundial. Uma avaliação nutricional realizada de forma correta e precoce é fundamental para o tratamento e prevenção dessa condição. Objetivo: Determinar a acurácia da circunferência abdominal no diagnóstico de excesso de peso em crianças de 10 anos de idade. Método: Foi realizado estudo de acurácia com delineamento transversal envolvendo 942 crianças de 10 anos de idade de Palhoça/SC. As medidas de circunferência abdominal, peso e altura para cálculo do Índice de Massa Corporal foram obtidos nas escolas. Foram calculadas a sensibilidade e especificidade, valores preditivos positivos e negativos e razão de verossimilhança positiva. Para aferir a acurácia da circunferência abdominal, utilizou-se a Receiver Operator Curve. Resultados: A acurácia diagnóstica foi de 94,4%, sendo 95,3% no sexo masculino e 93,5% no feminino. A sensibilidade foi de 22,5% e a especificidade de 100,0% no intervalo de 75,1 a 80,0 cm de circunferência abdominal. O melhor valor preditivo positivo foi de 76,9% no intervalo de 70,1 a 75,0 cm e 100,0% no intervalo 75,1 a 80,0 cm. A melhor razão de verossimilhança positiva foi 4,8 no intervalo de 70,1 a 75,0 cm. Conclusão: A circunferência abdominal mostrou acurácia de 94,4% como método diagnóstico de excesso de peso em crianças de 10 anos de idade. Esta pesquisa confirmou os resultados de estudos já publicados sobre a utilidade da circunferência do abdominal na detecção de excesso de peso em crianças.Dissertação Acesso aberto Acurácia do exame clínico no diagnóstico da rinossinusite aguda em adultos(2013) Rosso, José AntonioIntrodução: A rinossinusite é o processo inflamatório da mucosa de revestimento da cavidade paranasal. O raio X simples de seios paranasais para a avaliação da presença de rinossinusites ou outras patologias nasossinusais, foi muito utilizado no passado, e nos dias de hoje está sendo superado pelos exames de maior rendimento diagnóstico. Objetivo: Estimar o rendimento do exame clínico e Rx de seios paranasais no diagnóstico da rinossinusite aguda, comparando-o com técnicas de imagem. Métodos: Estudo transversal, incluindo 55 pacientes consecutivos com suspeita de rinossinusite. A anamnese e o exame físico para o diagnóstico de rinossinusite foi realizado por um avaliador. As imagens do Rx e da TC foram avaliadas de forma independente por dois radiologistas, sem conhecimento dos dados clínicos, sendo que não houve discordância dos laudos das imagens avaliadas. Resultados: Dos 55 pacientes, 30 (45,5%) eram do sexo masculino, com média de idade de 35 anos (DP±13), 43% com ensino médio completo e 2% eram fumantes. O Rx de seios paranasais apresentou uma sensibilidade de 76%, especificidade de 28,6%, acurácia de 63,6% e índice de concordância Kappa de 0,31. O sintoma de dor a palpação do seio maxilar a direita da face foi o que apresentou maior acurácia (76%), sensibilidade de 90%, e especificidade de 36%. Dos critérios maiores, os mais frequentes foram o peso na face (100%) e a dor facial (94%). Quanto aos critérios menores, a febre esteve ausente nos pacientes estudados, cefaleia esteve presente em 97% e tosse em 83%. O gotejamento pós-nasal esteve presente em 58% dos indivíduos, e o gotejamento pós-nasal associado ao peso na face à inclinação do tronco presente em 63% dos pesquisados. Conclusão: A anamnese e o exame físico apresentam boa acurácia no diagnóstico da rinossinusite aguda.