Engenharia de Produção
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Navegando Engenharia de Produção por Assunto "Área Comercial"
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Monografia Acesso aberto Estratégia de implementação de CRM: um estudo de caso em uma empresa de produtos termoplásticos(2023-06-22) Einsfeld, LeonardoNos últimos anos, temos observado que a transformação digital tem sido uma das principais tendências em várias indústrias. O uso de tecnologias para gerenciar o relacionamento com o cliente de forma mais eficiente e eficaz está se tornando cada vez mais crucial para o sucesso das empresas, tornando-se um diferencial competitivo. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para a implementação de um sistema CRM (Customer Relationship Management) visando melhorar o relacionamento com o cliente em todas as fases do ciclo de vida dele. Além disso, realizou-se mapeamentos de processos das áreas envolvidas, para identificação de gargalos e possíveis melhorias. No diagnóstico foram empregadas ferramentas da qualidade, incluindo fluxogramas, histogramas e diagramas de Ishikawa. A fim de viabilizar a contratação da ferramenta ao corpo diretivo evidenciou se a reativação de 8% de clientes de uma determinada região através de processos passiveis de serem automatizados por um sistema CRM. A pesquisa realizada pode ser classificada como um estudo de caso qualitativo, empírico e exploratório. A coleta de dados foi realizada na empresa estudada, com foco na área comercial, possibilitando a compreensão dos processos que estavam envolvidos nas causas selecionadas para propostas de melhorias. Como resultado, fica evidente a necessidade da implementação de um sistema CRM, capaz de aprimorar a performance das equipes envolvidas. Com base nos números apresentados, é possível identificar a importância de uma abordagem diferenciada junto ao cliente, visando garantir sua prospecção, acompanhamento e fidelização. Com isso, a empresa estudada poderá colher benefícios significativos, tais como armazenamento de informações relevantes sobre os clientes, possibilitando um atendimento personalizado e assertivo. Além disso, a automação de processos trará ganhos operacionais e permitirá que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas. Com melhores recursos de análise de dados, a empresa também pode explorar novas estratégias de mercado, como a criação de campanhas de marketing mais segmentadas e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.