Educação Física - bacharelado
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Navegando Educação Física - bacharelado por Assunto "Adolescência"
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Monografia Acesso aberto Treinamento resistido para adolescentes, visando um envelhecimento saudável: uma revisão da literatura(2021) Almeida, Geomar CarvalhoNo cenário mundial de envelhecimento futuro, é estimado que a população idosa seja muito representativa, desta forma, o trabalho objetiva, de maneira geral, analisar as contribuições que o treinamento resistido terá para os adolescentes visando um envelhecimento saudável em um contexto futurístico. Em âmbitos específicos, analisou como o treinamento resistido pode contribuir para um envelhecimento saudável e benefícios na vida cotidiana; discutir sobre os benefícios do treinamento resistido a longo prazo; beneficiar no tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; e analisar a influência do treinamento resistido iniciado na adolescência e a importância do profissional em educação física. Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as vertentes que circundam os benefícios do treinamento resistido na fase da adolescência e a repercussão no envelhecimento. Inicialmente, foram organizadas algumas informações sobre a prática do treinamento resistido na adolescência, focando nos elementos estruturantes para o estilo de vida ativo. No segundo capítulo, foram abordados sobre o comportamento social e a prática do treinamento resistido na fase da adolescência. Já no terceiro capítulo, foram expostos incrementos sobre o treinamento resistido e seus impactos na saúde pública e, por fim, o treinamento resistido na vida de idosos e a importância da prática regular. Os resultados obtidos durante a pesquisa foram que o treinamento resistido não dispõe de malefícios na adolescência, desde que seja acompanhado e prescrito por profissional qualificado, atribui benefícios no envelhecimento, na prevenção da perda muscular, mobilidade e autonomia de idosos, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Quando iniciado na adolescência, corrobora para uma experiência prévia que contribua para a adesão, aderência e permanência no treinamento a longo prazo.