TCC de Graduação e Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando TCC de Graduação e Especialização por Assunto "Abordagens Somáticas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Aprendendo a Dançar Com as Minhas Emoções(2023-12) RESENDE, Maria Eduarda OliveiraEsse artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem proposto para a EMEI Pedroso de Moraes em São Paulo (SP). Direcionado para crianças de quatro a seis anos, o projeto busca discutir a importância da sensibilidade às emoções na formação intelectual das crianças com a arte-educação no ensino formal explorando a expressividade corporal a partir do aspecto afetivo do desenvolvimento infantil.Artigo Científico Acesso aberto Ensino do Balé Clássico quebrando barreiras: promovendo a socialização e integração através da dança-educação(2022-12-15) Batista, Maria Eduarda R.O.O artigo apresenta uma reflexão sobre a Dança-Educação na Dança Inclusiva, tendo como base a vivência e o desenvolvimento de experiência no estágio realizado na Associação Fernanda Bianchini, em São Paulo, de 09/05/2022- 15/06/2022 e 30/08/2022-17/12/2022 . Esta reflexão se dá por meio da proposta de ensino-aprendizagem em dança abordando a inclusão através do código do balé clássico aliado á abordagens somáticas, destacando-se a técnica Klauss Vianna através do pensamento de Jussara Miller (2007), relacionando com o contexto social da pessoa com deficiência na sociedade. Dissertando sobre a importância de trazer acessibilidade e abrir oportunidades no meio da dança, apontando como a inclusão através da arte possibilita o desenvolvimento de autonomia, autoconfiança, independência na vida da pessoa com deficiência.Artigo Científico Acesso aberto Uma proposta de ensino-aprendizagem em balé; O despertar das percepções na ONG Amis Morumbi(2022-12-15) Silva, IsabellaEste artigo apresenta o desenvolvimento de um projeto ao longo de um ano na ONG AMIS – Associação Morumbi de Integração Social, na cidade de São Paulo (SP) abordando conteúdos de balé em uma metodologia entrelaçada à percepção, à integração dos gestos e ao processo criativo como formas de lecionar a linguagem do Balé Clássico, a partir destas metodologias de ensino. Apresentando uma prática de reconexão das percepções do corpo, baseadas na representação do imaginário das estudantes, aliados aos elementos da natureza, apresenta e discute procedimentos para que os estudantes reflitam corporalmente suas diversidades, histórias, sensações e lembrança a partir das práticas pedagógicas aplicadas. A partir disto, o procedimento entrelaça a pesquisa, na dinâmica da criação, e com isso cada estudante reconstruir e reconhecer por meio de gestos as suas particularidades expressivas, em harmonia com os mundos que habitam.