Nutrição
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Navegando Nutrição por Assunto "Estratégias"
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Artigo Científico Acesso aberto Marketing que alimenta: O impacto na obesidade infantil(2024-06) RIBEIRO, Raphaella de FariaEste estudo de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar a relação das estratégias utilizadas pelo marketing no consumo de alimentos não saudáveis, contribuindo para a obesidade infantil. As pesquisas realizadas embasaram que, com o aumento do mercado direcionado ao público infantil, o marketing de produtos alimentícios utiliza diversas técnicas em suas publicidades nas mídias sociais e tradicionais. Essas técnicas utilizam de elementos visuais, linguagens específicas e associações emocionais, de forma persuasiva, para influenciar a percepção e preferência dos hábitos alimentares das crianças, promovendo uma alimentação não saudável. A análise das diversas formas de marketing foi realizada em diversos artigos acadêmicos, livros e materiais na internet, em plataformas como Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e PubMed, com objetivo de compreender o impacto da influência do marketing no crescente índice de obesidade infantil, principalmente no Brasil.Essa influência reflete diretamente nos hábitos cotidianos das crianças, enfocando-se nos hábitos alimentares, isso se deve ao fato dos alimentos que são promovidos e divulgados pelas mídias frequentemente não são saudáveis. Os impasses preexistes na nutrição infantil são intensificados devido ao impacto das estratégias para capturar a atenção das crianças, resultando em relutância em aceitar introdução de alimentos saudáveis, tendo em vista que não geram o mesmo apelo que os alimentos não saudáveis que são especialmente promovidos para chamar atenção, cativar e instigar interesse das crianças através das mídias.