Ciências Econômicas
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Monografia Acesso aberto Desenvolvimento do setor automobilístico sustentável no Brasil(2021-12-01) Vale, Rafael de Souza; Aguiar, Gustavo Freire Pastorelli; Maciel, Ana Carolina; Araújo, Gustavo Henrique de; Hevia, João VictorO artigo apresenta o histórico no mundo dos automóveis elétricos, mostrando o Brasil como um país retrógrado e dependente dos combustíveis fósseis, sendo assim, o artigo apresenta uma possível fomentação do crescimento de um polo renovável no setor automobilístico, elencando o potencial que o Brasil tem para alcançar energias renováveis voltadas para a ideia de sustentabilidade. Observando as características que o mercado brasileiro tem, tais como, renda das famílias, consumo, financiamento, compra e venda de veículos e até mesmo campanhas, sendo público ou privado, há desafios para desenvolver este tipo de veículo dentro do mercado brasileiro. Nota-se que o carro elétrico é, em média, 3 vezes mais caro que um carro a gasolina, podendo haver desafios, dependendo da região, de achar mecânica especializada para um determinado carro sustentável. Além disso, a autonomia de um carro elétrico é em média de 400 km, não conseguindo percorrer longos percursos pelo fato de não ter postos de carregamentos acessíveis em todas as regiões do Brasil. Diante dessas características citadas, o trabalho desenvolve uma projeção de vendas de carros sustentáveis caso haja uma sustentação pública e privada para o impulsionamento deste setor.Artigo Científico Acesso aberto O fim da Ford no Brasil e suas relações com o crédito(2022-12-10) Cruz, Isac de Sousa; Nunes, Danilo Gratti; Barros, Saulo DaviO artigo se trata de um estudo de caso, realizado através da pesquisa bibliográfica que busca analisar o histórico econômico e estratégico da Ford Motor Company e o encerramento de suas atividades no Brasil. Através da análise de dados jornalísticos e indicadores econômicos, o trabalho busca analisar como a oferta de Crédito Bancário empresarial pode ter sido um critério fundamental para o fim das atividades da empresa no Brasil.