Ciências Econômicas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 30
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Crescimento e impactos da dívida pública no período da Ditadura Militar
    (2023-12) AVELAR, Lucas; MARINES, Lucas; AVELAR, Lucas
    Este artigo explora o crescimento da dívida pública brasileira durante o período regime militar, destacando como o rápido crescimento econômico se relacionou com o aumento da dívida pública. O estudo apresenta uma análise do contexto histórico no período da ditadura militar (1964 – 1985) e como as políticas adotadas impactaram para o crescimento da dívida externa do Brasil. Sendo assim, será analisado o impacto dos empréstimos tomados para financiamento do milagre econômico, a crise do petróleo em 1973 e as suas consequências e por fim, os efeitos e a herança deixada devido ao aumento da dívida pública para a população.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios e avanços na competitividade brasileira: a posição competitiva do Brasil e a necessidade de renovação estratégica, no período entre 2019 e 2022.
    (2024-02) OLIVEIRA, Guilherme Penna de; SILVA, Tathiane Conde da
    Entre 2019 e 2022, o Brasil ocupou a decima sétima posição e a decima sexta em um ranking de competitividade global de 18 países. A avaliação desse ranking conta com 9 fatores e todos eles compõem as classificações, a análise desses fatores permite a identificação de novas percepções para desafios complexos de uma economia como a do Brasil. É notável a existência de alguns desafios que incluem baixa produtividade, complexidade tributária, infraestrutura, tributação e problemas na educação. Os fatores externos também são observados e impactam nos resultados do país, como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, impactou nos preços do petróleo e gasolina, já a pandemia do COVID-19, impactou negativamente a mão de obra e produtividade industrial. Mesmo com muitos desafios o Brasil obteve desempenho mais positivo em tecnologia e inovação. Avanços foram observados em financiamento, tributação e ambiente de negócios, refletindo em um ligeiro progresso do ranking de 2019-2020 para 2021- 2022.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Concorrência bancária brasileira: a reação de mercado em relação ao avanço da tecnologia no setor financeiro.
    (2023-06-26) Almeida, Ivan
    O presente projeto tem como objetivo caracterizar as mudanças atuais e potenciais no Sistema Financeiro Nacional provenientes do surgimento das chamadas fintechs, e detectar a reação das grandes instituições do setor bancário em relação a chegada desses novos integrantes. Além disso, demonstrar os meios pelos quais essas novas empresas tem conquistado seu espaço junto à concorrência acirrada, principal mente no Brasil, e estimar como se formará essa nova estrutura concorrencial em um longo prazo.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    O método ARCA como estratégia de investimentos
    (2022-12) Duarte, Ted Jordão; Silva, Vanessa Felício de Moura; Artero, Ellen Nascimento
    O acesso à informação dado à revolução da internet permitiu que o conhecimento sobre investimentos se tornasse muito mais acessível. Concomitantemente, a tecnologia diminuiu drasticamente o custo marginal dos produtos financeiros, tornando-os disponíveis para uma parte da população que antes não conseguia. Desde então, procurou-se educar esta nova massa de investidores a fim de mostrar os benefícios e vantagens do mercado financeiro - além de trazer de uma forma prática. Dito isso, o método ARCA destacou-se no quesito de facilitar a comunicação entre pessoas e investidores novatos. Este estudo pretende analisar a fundo como funciona a metodologia, e replicá-la em outros países a fim de mostrar que os resultados obtidos demonstram que o método ARCA é uma estratégia viável, mensurando risco e retorno para todos os tipos de perfil de investidores.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    O fim da Ford no Brasil e suas relações com a oferta de crédito
    (2022-12) Nunes, Danilo Gratti; Cruz, Isac de Sousa; Barros, Saulo Davi
    O artigo se trata de um estudo de caso, realizado através da pesquisa bibliográfica que busca analisar o histórico econômico e estratégico da Ford Motor Company e o encerramento de suas atividades no Brasil. Através da análise de dados jornalísticos e indicadores econômicos, o trabalho busca analisar como a oferta de Crédito Bancário empresarial pode ter sido um critério fundamental para o fim das atividades da empresa no Brasil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Com se planejar financeiramente para não depender do INSS?
    (2023-06-06) Silva, Ingrid; Ferreira, Matheus; Carrascosa, Murillo; Sousa, Yasmin
    A aposentadoria é um dos assuntos mais comentados no quesito futuro financeiro de cada um, pois com as mudanças nas regras da aposentadoria pelo sistema do INSS, ficou mais difícil se aposentar com uma renda confortável, devido ao aumento da faixa etária, que atualmente está 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. No sistema INSS, existem alguns tipos que é fornecido aos contribuintes, onde cada opção tem um pré-requisito diferente, podendo ir de aposentadoria por invalidez a aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, porém existem também algumas outras opções de investimentos que são boas opções para que possa complementar a aposentadoria no INSS, caso contribuinte desse benefício não esteja satisfeito com a renda que irá receber no futuro, então com essas outras opções, sejam elas previdência privada, títulos públicos ou títulos privados bancários, podem auxiliar no complemento da renda da aposentadoria, porém o contribuinte deve ter em mente as vantagens e desvantagens de cada título, assim como o imposto sobre o rendimento que deverá pagar no resgate, e a taxa de rentabilidade que seu título está atrelado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Inflação na pandemia: uma ótica sobre aumento de custos
    (2022-12) Rodrigues, Felipe; dos Santos, Kayque; Pereira, Mariana
    A pandemia do COVID-19 trouxe diversas consequências negativas como alta taxa de mortalidade e contágio do vírus, inflação e muitas outras. No Brasil, tivemos altas de índices como por exemplo a inflação, taxa de SELIC, desemprego em massa, desvalorização cambial, aumento dos trabalhos informais, além de um alto nível de colapso de empresas de pequena e médio porte com o lockdown. Este trabalho tem como objetivo analisar esses e outros índices socioeconômicos com o intuito de compreender melhor o cenário da pandemia no Brasil e o que resultou no aumento da inflação. Obtivemos informações sobre o tema em órgãos governamentais, estudos de casos e sites de instituições de ensino e pesquisa. Ao final, os resultados mostraram que o aumento da inflação teve diversos fatores, sendo o cenário internacional um dos principais. De tal forma, a pesquisa apresenta evidências que podem explicar que a inflação foi uma consequência dos aumentos de custos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O endividamento das famílias brasileiras durante a pandemia da covid - 19
    (2022-12-15) Oliveira, Igor
    Esse estudo acadêmico tem como objetivo abordar sobre o endividamento das famílias brasileiras frente à pandemia da Covid-19. Pretende-se compreender o comportamento econômico dos brasileiros no período de retração econômica e alta inflacionária causada, majoritariamente, pela pandemia e pelas políticas monetárias executadas. Para tanto, os objetivos específicos serão discorrer sobre o endividamento à luz da teoria econômica, fazer um breve relato da atividade econômica brasileira nos últimos 10 anos, revisar os impactos causados pela pandemia, mostrar como o endividamento das famílias evoluíram diante do cenário pandêmico, e apresentar o programa do Auxílio Emergencial, uma das intervenções políticas do governo federal durante esse período crítico do país.
  • Monografia Acesso fechado
    A Necessidade Da Reforma Tributária e a relação com uma possível fuga de capitais.
    (2022-12-13) Ferreira, Eduardo; Amorim, Lucas; Lopes, Mariana; Rodrigues, Paulo; Rocha, Victor
    Essa monografia tem como objetivo estuar o sistema tributário brasileiro e uma possível reforma. Hoje o Brasil possui cerca de 92 tributos, fazendo com que seja uma das nações que mais possuis tributos no mundo, além também de ser uma das nações que menos reverte a arrecadação desses tributos em bem-estar social. Apresentamos nessa monografia uma breve história dos tributos, uma discussão sobre os tributos atuais no Brasil e o impacto deles na economia, algumas das propostas de reformas tributárias que estão sendo discutidas no Congresso Nacional e por fim iremos discutir sobre uma possível fuga de capital do país caso seja feita uma reforma tributária onde os impostos ficassem mais justos para toda a população em todas as faixas de renda.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O fim da Ford no Brasil e suas relações com o crédito
    (2022-12-10) Cruz, Isac de Sousa; Nunes, Danilo Gratti; Barros, Saulo Davi
    O artigo se trata de um estudo de caso, realizado através da pesquisa bibliográfica que busca analisar o histórico econômico e estratégico da Ford Motor Company e o encerramento de suas atividades no Brasil. Através da análise de dados jornalísticos e indicadores econômicos, o trabalho busca analisar como a oferta de Crédito Bancário empresarial pode ter sido um critério fundamental para o fim das atividades da empresa no Brasil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos Socioeconômicos Pós-Plano Real, Entre 1994 a 1998
    (2022-12-12) Dos Santos, Wanderson; Silva Costa, Mikaelly; Henrique Zocoler Gonçalves, Pedro; Macedo Geraldes, Rodrigo; Oliveira Alves, Thiago
    O plano real foi “Um plano de estabilização bem-sucedido, um pequeno milagre” (FRANCO, Gustavo,2017, p.537). Mas por que o um plano de estabilização estava sendo visto como um pequeno milagre? Para termos essa dimensão, analisaremos primeiro os últimos cenários que levaram ao Plano Real (1994). Vale ressaltar que, o intuito desse trabalho visa analisar apenas os aspectos sociais do plano, como seu impacto sobre o desemprego, renda e consumo e se houve ou não uma evolução social depois do plano e quais foram. Portanto, não entraremos afundo em teorias de política monetária e suas variações sobre o mercado financeiro, abordaremos esses temas mais como uma contextualização para o tema principal, todavia para quem se interessar temos excelentes fontes nesse trabalho que ajudarão aqueles interessados em aprofundar sobre esses assuntos. O final da década de 1980, considerada por diversos economistas como a década perdida, o país passava por um período de transição, de uma ditadura militar (1964-85) para um governo civil, que herdara amargamente um cenário de inflação alta com um IPCA de 242,23 % e um INPC de 239,05 % segundo o IBGE Toda essa situação, de alta inflação e desempenho fraco do PIB (Produto Interno Bruto) e um anseio por uma liberdade maior, gerou protesto que cominou nas diretas já (1983-1984) e outros movimentos sociais. Diferente do dos anos anteriores do assim chamado milagre brasileiro (1968-72) quando o PIB chegou a variar 11,5% ao ano. Como o plano real foi além de uma medida econômica, mas também social e seus impactos nos indicadores sociais partindo de 1994 até 1998.
  • Monografia Acesso aberto
    A influência da política macroeconômica no investidor brasileiro (2017-2021)
    (2022-12-10) Pereira, Sérgio; Barbosa, Pedro; Santos, Pedro; Valentins, Pedro
    A partir da crise econômica e política do biênio 2015-2016 o governo brasileiro adotou um novo modelo de política macroeconômica, baseando -se no controle do déficit público que havia subido em relação ao PIB nos últimos anos com objetivo de retomada da estabilidade macroeconômica do país, controle inflacionário e crescimento econômico. Até 2019 essa nova política fiscal foi adotada, destacando a aprovação da PEC nº241 teto de gastos, porém, a partir de 2020, o governo Bolsonaro impos políticas expansionistas para conter os problemas econômicos causados pela pandemia do corona vírus. Propõe-se então, a partir da análise de dados secundários macroeconômicos do período descrito, 2017-2021, demonstrar a capacidade do brasileiro em alocar recursos para investimento, assim como suas escolhas dos por determinado produto financeiro durantetas políticas econômicas adotadas no período.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O impacto dos bancos digitais e “Tradicionais” na educação financeira dos brasileiros durante a pandemia de covid-19
    (2022-12-09) SANTANA, LÍDIA; SANTOS, MARINA; CAVALHEIRO, RENATO; OLIVEIRA, STEPHANIE
    Esse artigo tem como objetivo geral entender qual o papel, objetivo e obrigações dos bancos, tanto digitais quanto tradicionais; e de que forma eles impactam na vida da população brasileira, principalmente após a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde coletamos informações e dados principalmente do site do Banco Central do Brasil. Os resultados concluem que houve um aumento da predileção da população por bancos digitais após a pandemia que iniciou-se em 2020, com relação aos bancos tradicionais que vinham mantendo esse favoritismo a alguns anos. Dentre os principais motivos para esse resultado, destacam-se a praticidade em solucionar os problemas de forma digital e as melhores taxas e ofertas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desindustrialização brasileira: Uma breve revisão bibliográfica de teorias.
    (2022-12-12) Lacerda, Hannah Shiguti; Melo, Matheus Alexander Miranda De; Cardoso, Pamela da Silva; Uihara, Samara Mayumi Barboza
    O processo de desindustrialização ainda gera um leque de diversidades de teorias mesmo em um Brasil contemporâneo. Desta forma, este trabalho tenta fazer um breve resgate das teorias que mais possuem ocorrência no meio acadêmico e coloca em debate a continuidade de resgate de algumas teses. Para isso, é feito um levantamento de hipóteses que são abordadas em seu formato in natura junto ao seu contra-argumento. Além disso, devido a necessidade de constante contextualização, acaba surgindo o debate sobre a possibilidade de uma reindustrialização.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo sobre o não alcance da meta inflacionária no Brasil em 2021
    (2022-12) Alisson dos Santos Carvalho, Lucas; Lopes Capecce, Lucas; Araujo Namur Campagna, Rafael
    Desde que o regime de metas de inflação foi implementado no Brasil no ano de 1999, a inflação esteve fora do limite estabelecido em apenas cinco oportunidades, porém, em 2021 este fato ocorreu pela sexta vez em meio a um cenário adverso causado pela eclosão de uma pandemia em nível global. O presente estudo tem o objetivo de identificar os principais fatores, internos e externos, que influenciaram para que a inflação atingisse o resultado de 10,06% no ano de 2021, desviando-se em 6,31 p.p. da meta estabelecida de 3,75%. Para isso, buscou-se analisar as variações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao longo dos meses no ano-calendário de 2021 para entender quais componentes tiveram mais peso nos cálculos da inflação e analisar as variações da Taxa Selic no decorrer das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) para entender as estratégias utilizadas e os fenômenos que levaram a autoridade monetária do país a tomar tais decisões.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desindustrialização brasileira: Uma breve revisão bibliográfica de teorias
    (2022-11-09) Lacerda, Hannah Shiguti; Melo, Matheus Alexander Miranda De; Cardoso, Pamela da Silva; Uihara, Samara Mayumi Barboza
    O processo de desindustrialização ainda gera um leque de diversidades de teorias mesmo em um Brasil contemporâneo. Desta forma, este trabalho tenta fazer um breve resgate das teorias que mais possuem ocorrência no meio acadêmico e coloca em debate a continuidade de resgate de algumas teses. Para isso, é feito um levantamento de hipóteses que são abordadas em seu formato in natura junto ao seu contra-argumento. Além disso, devido a necessidade de constante contextualização, acaba surgindo o debate sobre a possibilidade de uma reindustrialização.
  • Monografia Acesso aberto
    Evolução do sistema financeiro nacional pós plano-real: Uma análise do desempenho durante a pandemia de covid-19
    (2022-12) Silva, Sara
    Este projeto busca apresentar uma revisão bibliográfica das principais transformações do Sistema Financeiro Nacional (SFN) a partir dos anos 90, com enfoque no período pós Plano Real, pautadas no referencial teórico pós-keynesiano. Para compreender as transformações, serão analisadas as políticas monetárias de estabilização dos preços do Plano Real e seus efeitos na construção de um sistema financeiro sólido. A solidez do mercado será analisada sob a ótica da crise sanitária de Covid-19 que atingiu a economia brasileira no primeiro trimestre de 2020. O objetivo da análise do período de estresse é compreender quais são as medidas esperadas e suas consequências em cenários de forte incerteza.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ciclos econômicos no Brasil: políticas públicas em períodos de crise
    (2021-12-10) Silva, Lucas
    Entender as razões do movimento cíclico das economias capitalistas e procurar maneiras de antecipar e se precaver contra ele é um dos principais desafios da pesquisa macroeconômica. Diversos são os motivos que levam a economia a se comportar com essa alternância entre ascensões e recessões, onde compreende-los é de suma importância para fornecer informações que poderão contribuir na tomada de decisão dos agentes macroeconômicos. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo o estudo dos ciclos econômicos brasileiros, a partir da datação cronológica feita pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE), procurando compreender o papel desempenhado pelas políticas públicas na fase descendente dos ciclos. Através da exposição da conjuntura brasileira, busca-se identificar as possíveis causas e quais variáveis econômicas tiveram contribuições para as nove crises e recessões datadas entre 1980 a 2020.
  • Monografia Acesso aberto
    Obsolescência programada e percebida
    (2021-12-03) Ribeiro, Gustavo; Santos, Caio
    O sistema capitalista utiliza-se do modelo de obsolescência programada e percebida para que haja consumo para toda a produção gerada; para isso, a geração de produtos obsoletos, ou seja, de produtos frágeis, com vida útil determinada com uma constante atualização em seus designs e evolução tecnológica são características utilizadas nesses produtos para que, induzam o consumidor a estar sempre consumindo esses produtos, dentro de um ciclo de modo imperceptível e para que as pessoas possam fazer parte de tribos sociais. Após mais de cem anos de uso desse modelo de obsolescência, as consequências geradas tanto para a sociedade ao ponto de acumulação de bens e problemas de saúde mental quanto para a natureza referente a grande geração de resíduos em conjunto com a destruição ambiental são as problemáticas que necessitam da mudança para melhor destinação a produtos descartados, diminuição do consumo excessivo e conscientização para preservação da fauna e da flora.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Abenomics: a falácia monetária e fiscal de Tóquio
    (2021-12-03) Watanabe, Paulo Daniel
    Há quase trinta anos, a economia japonesa vem sendo desafiada por uma insistente estagnação econômica. O país, que antes era visto como o precursor econômico do mundo, hoje é visto como uma economia problemática, apesar de desenvolvida. Mesmo situando-se na terceira posição no ranking mundial de PIB, a economia japonesa causa preocupações em relação ao futuro. Sua estagnação, aliada ao fraco consumo doméstico, à baixa taxa de natalidade e aos altos índices de envelhecimento populacional, constitui um desafio ao governo japonês. Em 2013, o popular primeiro ministro Shinzo Abe lançou um conjunto de medidas econômicas conhecidas como Abenomics, com a promessa de revitalizar a economia, gerando investimentos, a fim de aumentar a taxa inflacionária. Para isso, Abe fez uso de medidas monetárias e fiscais ousadas, projetando um crescimento a longo prazo. O objetivo do presente artigo é apresentar um panorama e os resultados macroeconômicos e políticos da agenda Abenomics.