Educação Física - Licenciatura
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Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Atividade Física"
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Monografia Acesso aberto Benefícios das práticas de atividades físicas em crianças no âmbito escolar(2021) Sátiro, Renan da SilvaRESUMO No âmbito escolar existem várias disciplinas distintas, dentre elas, a Educação Física, definida pela área do conhecimento humano ligada às práticas corporais e atuação do profissional, que indica o conjunto de atividades e exercícios físicos não competitivos. O professor de Educação Física é importante neste contexto, pois ele disponibiliza às crianças o maior número de possibilidades, através dos desafios corporais que envolvem ações cognitivas, afetivas e motoras de maneira conjunta, tendo o corpo como entrada para o avanço de outras habilidades. O movimento na infância precisa ser trabalhado de maneira que desenvolva o indivíduo integralmente, e a criança possa conhecer a si própria, testar seus limites, modificar seus gestos, criar e compreender a função de cada movimento em busca de superar dificuldades. A prática de atividades e exercícios físicos no âmbito escolar traz benefícios ao rendimento acadêmico dos alunos, pois trabalha o físico, mental e social, e pode levar a melhores aproveitamentos nos processos de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, reunir e discutir os benefícios trazidos pela inserção das práticas de atividades e exercícios físicos nas escolas para crianças em desenvolvimento, além de expor os tipos e fatores relacionados a estes benefícios, com ênfase no rendimento acadêmico. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, que utilizou os seguintes descritores para coletar informações de artigos, livros e dissertações: “benefícios e atividade física”, “educação física escolar”, “aspectos cognitivos” e “desempenho acadêmico”. Dos resultados observados, conclui-se que as atividades e exercícios físicos dentro da Educação Física escolar possibilitam sensações de bem-estar físico e emocional, além disso, parecem interferir no desempenho acadêmico de crianças. Por fim, acredita-se que existem muitos estudos acerca dos benefícios provenientes da prática da atividade física, mas que os profissionais da área necessitam apropriarem-se destes resultados a fim de fortalecer a Educação Física escolar e divulgar as múltiplas facetas desta disciplina.Monografia Acesso aberto Os impactos da prática de atividade física nas funções motoras dos alunos idosos da educação para jovens e adultos.(2021) Souza de Santana, JosellanO corrente trabalho tem a intenção de discutir os benefícios que a prática da Atividade Física proporciona para a saúde, autonomia, bem estar e qualidade de vida dos alunos idosos da Educação para Jovens e Adultos. Nesse sentido, foram elencados alguns benefícios extraídos da literatura científica, que podem ser adquiridos pelos estudantes da terceira idade, diante da adoção de uma vida próativa e menos sedentária. O objetivo geral é pautado em identificar os principais impactos positivos que a prática de atividade física pode promover nas funções motoras dos alunos idosos da EJA. A ferramenta metodológica utilizada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou a análise de estudos científicos os quais evidenciaram que os indivíduos que praticam atividade física apresentam menos limitações físicas nas fases mais avançadas da vida, ou seja, na velhice. Assim, a prática de atividade física apresenta efeitos potenciais para diminuir a ocorrência de doenças crônicas e degenerativas e atua na redução do comprometimento emocional comuns aos idosos como em quadros de isolamento social e depressão. Além disso, sabe-se que as habilidades motoras costumam limitar e comprometer a saúde de idosos, especialmente daqueles sedentários cuja baixa mobilidade acarreta na falta de autonomia, na redução da qualidade de vida e bem estar e, posteriormente, proporciona o encurtamento da vida. Desta forma, a prática de atividade física também se mostra favorável para melhorar este quadro. Por tudo isso, compreende-se que a Atividade Física merece ter o mesmo espaço dado às demais disciplinas na grade curricular da EJA, com professores capacitados e formados na área que possam orientar e instruir os estudantes idosos ou não nos cuidados com o corpo e, principalmente, com a saúde.Monografia Acesso aberto Implicações da Educação Física escolar para o desenvolvimento cognitivo(2021) Santos, Rayara Thaise SoaresA atividade física é bastante conhecida pelos seus efeitos benéficos em relação à saúde, no entanto, é pouco discutido acerca dos seus benefícios sobre o aspecto cognitivo de crianças. Ao que tudo indica a atividade física pode influenciar a cognição propiciando a melhora do desempenho de várias capacidades cognitivas. Dessa forma, no presente trabalho tem-se como objetivo discutir de que forma a atividade física modifica características relacionadas à aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.Os materiais de apoio para a presente pesquisa têm como base artigos científicos nacionais e internacionais indexados em bases de dados. Duas principais bases de dados consideradas para a pesquisa, a saber: Scielo e Google acadêmico. Para selecionar os artigos que foram utilizados na pesquisa, foram aplicadas as seguintes combinações de palavras-chave: memória, aprendizagem, atividade física, aspecto cognitivo. Por fim, ao que parece, de fato a atividade física é um instrumento que pode influenciar de maneira positiva no aspecto cognitivo e aprendizagem de escolares, podendo ser observado por meio do desempenho escolar. E torna-se necessário o prosseguimento de mais medidas de avaliar o desempenho cognitivo, com o intuito de transformar o conhecimento acerca do tema mais conceituado e atuante.