Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Cultura"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Danças culturais quilombolas da cidade de Senhor do Bonfim - BA: uma proposta para sua inserção na Educação Física Escolar(2021) SILVA, Roberta Taíze EvangelistaA pesquisa teve como objetivo analisar as danças culturais Quilombolas da Cidade de Senhor do Bonfim- BA, como conteúdo fundamental para transformação educacional nas escolas, tendo como base as contribuições de Isabel Marques, a partir da obra de Laban “Domínio do movimento” (1978), além de artigos nacionais da área de Educação Física que trazem o tema da dança como referência. A partir desses, identificamos diversas contribuições que a dança pode beneficiar no âmbito escolar, tornando-se instrumento de socialização para construção de cidadãos críticos, comunicativos e conscientes, sendo ela uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e diálogo, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que favorecerá no processo de ensino aprendizagem.Artigo Científico Acesso aberto Influência de jogos e brinquedos na coordenação motora fina e global: o que é viável e praticável na educação física escolar(2021-12-14) SANTOS FERREIRA, MAICON; BIRNE DA SILVA, WALLISON; SILVA SANTANA, MARIA VITÓRIAO presente artigo traz discussões a respeito da influência de jogos e brinquedos culturais na coordenação motora fina e global, para a Educação Física essa temática tem um grande peso, pois a mesma prioriza o desenvolvimento como um todo (corpo e mente), respeitando a biodiversidade, singularidade e particularidade de cada indivíduo. Todavia, é sabido que fatores intrínsecos e extrínsecos influência no desenvolvimento humano. O artigo traz por objetivo os desafios na inclusão de jogos e brinquedos culturais nas aulas de Educação Física escolar, aliado a visão do professor, o que seria viável para tornar o ambiente mais agradável, e quais ferramentas o auxiliaria durante o decorrer da aula. Tem por metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo sobre questões referentes ao desenvolvimento da Educação e Educação Física no Brasil. Entendemos que esta pesquisa auxilia na compreensão básica dos educadores, mediante a importância e a necessidade dessa metodologia de ensino.