Educação Física - Licenciatura
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Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Educação Física"
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Monografia Acesso aberto A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física.(2021) Lopes, Rosane FerreiraCom um número cada vez mais crescente de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas, aumentou o impacto nos resultados da mobilização da sociedade brasileira, que procura a cada dia os seus direitos. Diante desta realidade, pretendeu-se com esta monografia analisar e compreender as possibilidades de a inclusão escolar contribuir de forma eficaz para o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, e conceituar e analisar o significado dela no que se refere à postura pedagógica do professor de forma que garanta uma aprendizagem significativa. Para obtenção dos resultados foram analisados dados através da pesquisa bibliográfica que buscou fundamentação em aportes teóricos como LDB (1996), Constituição Federal (1988), Declaração de Salamanca (1994), Mazzotta (1993), PCNs (1998), Melo (2007), Demo(1999), Vygotsky(1996), Valle(2007), e outros. Os resultados estão de acordo com outros estudos realizados. Conclui-se que os desafios da inclusão dos alunos autistas na sala de aula são evidentes, como a falta de material de apoio adequado, falta de capacitação dos professores, entre outros, por isso é de fundamental importância que os professores tenham uma formação continuada específica para o ensino de qualidade.Artigo Científico Acesso aberto O lúdico como ferramenta de ensino da educação física na educação infantil e fundamental II: um relato de experiencia(2023-12) SNATOS, Pedro Henrique FreitasO exercício esportivo é um privilégio universal, destacando-se o papel fundamental do esporte na formação completa dos indivíduos, conforme estipulado na Constituição Federal de 1988 e nas diretrizes educacionais. Nesses termos, é importante integrar a Educação Física desde a educação infantil, seguindo as etapas educacionais definidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Base Nacional Comum Curricular. O objetivo do presente trabalho foi relatar as experiências referentes ao desenvolvimento das aulas de Educação Física no ensino infantil e fundamental II. O estudo possui caráter qualitativa, em que o relato de experiência foi inferido partindo dos conceitos apresentados por Marconi e Lakatos. Foi utilizando um diário de campo juntamente com pesquisa de materiais acadêmicos nas plataformas Google Acadêmico e SciELO para fundamentar o estudo. Durante as intervenções realizados nas escolas José Barreto Filho do dia 13 de abril de 2023 a 02 de maio de 2023 e Dr. Luiz Viana Filho do dia 26 de maio de 2023 a dia 9 de junho de 2023., foram realizadas experiências por meio de questionários com os professores, gestores e alunos, aulas teóricas e práticas, como os jogos "coelhinho sai da toca", "pegar o cone", "amarelinha das emoções" e vôlei adaptado (com cones). Ficou evidente que a abordagem lúdica na Educação Física é crucial para estimular a excitação dos alunos durante as aulas. Mesmo diante das limitações de recursos, o professor de Educação Física consegue transmitir conhecimento e consolidar o aprendizado dos alunos.Artigo Científico Acesso aberto O uso da TICs na Educação física escolar durante a pandemia(2021-12-13) Marques, Emanuella Regis da Silva; Matias, Bruno Barbosa; Silva, Joffeson dos Santos; Amorim, Abimael Ribeiro; Motta, Edson PereiraPensando na Educação física e os desafios da educação durante a pandemia, bem como no retorno gradual das aulas, organizamos esta exposição que busca discutir as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física durante uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como estratégias para sua utilização nas aulas, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Considerando que estas tecnologias foram inseridas no âmbito escolar com o intuito de auxiliar professores e estudantes nas suas atividades, em meio às dificuldades geradas pela COVID-19, entendemos o período pandêmico como uma crise necessária para a educação, despertando os educadores para novos saberes.