Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Acessibilidade"
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Artigo Científico Acesso embargado Desafios enfrentados pela pessoa surda no acesso à saúde pública(2022-12-15) Barreto, Patrícia Antônio FortunatoEm toda a história da comunidade surda, diversos paradigmas de relação pautaram a exclusão e, posteriormente, a inclusão dessa população na sociedade. O acesso universal à saúde é compreendido pela Constituição Federal como um direito que abrange a todas as pessoas nas diversas camadas de promoção, proteção e recuperação da saúde, normatizado pela Lei 8080/90 e regulamentado através do Decreto 5.626/05 que estipula a inclusão plena das pessoas surdas na assistência à saúde em todas as esferas. No entanto, o cenário atual ainda apresenta lacunas importantes de acessibilidade dentro do Sistema Único de Saúde que inviabilizam o cuidado à pessoa surda e, portanto, incoerentes com seus princípios e diretrizes. O objetivo dessa pesquisa foi caracterizar a percepção de usuários surdos que se comunicam exclusivamente por Libras acerca dos desafios no acesso ao SUS, na região da Grande Florianópolis. O método de pesquisa se enquadra em estudo de campo por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada, realizada através de um roteiro com 12 questões, abordando: (a) aspectos sociodemográficos; (c) aspectos de comunicação no SUS; (d) aspectos de tecnologia; e (e) intersetorialidade das políticas públicas. Esse roteiro foi aplicado com cinco participantes surdas adultas (20-35 anos de idade), com surdez total, usuárias do SUS e que se comunicam exclusiva ou majoritariamente por Libras, algumas em processo de alfabetização no idioma. Foi possível identificar que a barreira em comunicação é transversal à experiência da pessoa surda nos serviços em saúde e, embora não seja o único, é representada como o principal fator de exclusão desse público.Artigo Científico Acesso embargado As percepções de estudantes universitários com deficiência visual sobre a acessibilidade aos materiais acadêmicos e as repercussões desse acesso sobre suas trajetórias acadêmicas(2021-12-16) Ferro, Kelio acesso aos materiais didáticos acessíveis é uma condição fundamental para que os estudantes com deficiência visual consigam desenvolver suas atividades acadêmicas. A pesquisa teve o objetivo de caracterizar as percepções de estudantes universitários com deficiência visual sobre a acessibilidade aos materiais acadêmicos e as repercussões desse acesso sobre suas trajetórias acadêmicas. Foram entrevistadas seis pessoas com deficiência visual, residentes na Grande Florianópolis, que cursaram ou cursam graduação. A técnica de coleta de dados utilizada foi uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram gravadas e transcritas pela estudante com o uso do programa Transkriptor. A análise de dados foi realizada juntando os conteúdos das entrevistas a partir de três temas relacionados com os objetivos da pesquisa: o conhecimento dos estudantes sobre acessibilidade, a percepção dos estudantes sobre como ocorre a oferta dos recursos acessíveis e a relação entre a oferta de materiais didáticos acessíveis e a percepção da própria aprendizagem do estudante com deficiência visual. As falas dos estudantes indicaram que as instituições de ensino superior ainda não suprem as necessidades de inclusão dos estudantes. Os problemas encontrados para o acesso aos materiais prejudicam a aprendizagem dos estudantes e mobiliza emoções negativas.