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Artigo Científico Acesso aberto Sintomas de disfunções sexuais femininas após o período puerperal(2018) Kliemann, Barbarella de Souza Ribeiro de AraujoFemale sexual dysfunctions can occur at any time in the woman's life, but there is a high prevalence of these symptoms after the birth of the child (ren). The period after the birth of the child (ren) is known as puerperium or puerperal period, defined in the literature between 45 and 60 days after delivery, during which time more female sexual dysfunctions are diagnosed. However, studies indicate that approximately 45 to 55% of women remain or present some symptom of sexual dysfunction after the puerperal period. In order to investigate how women perceive symptoms of sexual dysfunctions after the puerperal period, and how they deal with them, this research was developed by conducting semi-structured interviews focusing on the narrative and discourse of 5 women residing in the Grande Florianópolis / SC, all of which reported some type of sexual dysfunction symptom (genital-pelvic pain disorder, sexual interest disorder and orgasm disorder), as well as changes in their sexual behavior after the birth of the child (s) ). Although all women have noticed some symptoms of sexual dysfunction and / or changes in their sexual behavior, not all of them have developed strategies and none have had the advice of a health professional to better cope with it.Artigo Científico Acesso aberto A construção do corpo feminino: uma análise discursiva sobre práticas alimentares, ideais de beleza e saúde veiculados em uma revista direcionada às mulheres(2018) Souza, Camila Fonseca deNeste artigo foram analisados os discursos sobre corpo e práticas alimentares veiculados em uma revista direcionada ao público feminino. Para alcançar este objetivo, foram analisadas as publicações da sessão “Nutrição” da revista Women's Health Brasil, em um recorte temporal de onze meses. Os textos selecionados foram analisados a partir da metodologia de análise de conteúdo, tal como proposta por Bardin. A partir do material selecionado, foram analisadas as relações entre “biopolítica, saúde e corpos femininos”, bem como as articulações entre “saúde, estética e mídia”. Os resultados obtidos demonstraram que a revista veicula discursos disciplinadores e normalizadores direcionados aos corpos femininos. Os discursos prescritivos em relação às práticas alimentares são pautados em noções de “saúde” e “risco” baseadas na retórica da ciência e nas opiniões dos especialistas. Observa-se uma associação direta e linear entre “saúde” e “padrão estético corporal”, de modo que a “perda de peso” passa a ser entendida como uma responsabilidade individual das mulheres. Os discursos enfatizam uma autorregulação e uma auto-vigília do corpo, indicando um regime de subjetivação típico das sociedades de controle.Artigo Científico Acesso aberto Características da avaliação psicológica realizada com pilotos e tripulantes policiais militares de Santa Catarina(2018) Gonçalves, Ana CarolinaPor meio de um processo de Avaliação Psicológica cabe ao psicólogo avaliar aspectos de personalidade, atenção, raciocínio, memória, entre outros de acordo com as exigências da avaliação, levando em conta as particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. A presente pesquisa buscou caracterizar e analisar o processo de Avaliação Psicológica realizada com pilotos e tripulantes da Polícia Militar de Santa Catarina. Para tal identificou-se a demanda, os procedimentos utilizados e os indicadores que determinam a conclusão do processo. Para dar início ao processo de Avaliação Psicológica destaca-se a importância da definição clara e objetiva da demanda da avaliação, para que a mesma se torne mais assertiva. Durante a Avaliação Psicológica é possível dizer que todas as etapas são de suma importância, mas que devem ser utilizadas cada qual para sua função, não se restringindo apenas a uma delas para tomada de decisão do processo e determinação da conclusão pela aptidão ou inaptidão do candidato. Referente aos resultados da pesquisa, é possível dizer que através da significativa amostra analisada os resultados demonstram a realidade dos processos de Avaliações Psicológicas de Pilotos e Tripulantes da Polícia Militar de Santa Catarina, resultados esses que apontam erros de elaboração dos laudos provenientes dessas avaliações.Artigo Científico Acesso fechado Percepção de pais e mães sobre o impacto do nascimento do segundo filho nas relações da família nuclear(2018) Goldschmidt, Bibiana UghiniAs famílias passam por diversos ciclos de vida que podem apresentar mudanças e demandar adaptações, sendo a inserção de um novo membro no contexto familiar uma delas. No presente estudo foram investigados os impactos do nascimento do segundo filho nas relações familiares, focalizando no contato genitores-primogênito, relação conjugal, impacto no próprio filho mais velho e nos genitores. Para isso foram realizadas entrevistas com três casais que atendiam aos requisitos da pesquisa. Na análise de conteúdo pode-se identificar alguns aspectos como o afastamento dos casais em relação a atividades a dois, porém sem apresentar insatisfação conjugal. Além disso, o comportamento mais frequente demonstrado pelo primogênito foi de chamar a atenção dos pais para ele. Pode-se notar que há uma aproximação dos pais em relação ao filho mais velho, e as mães sentem uma necessidade maior de organização com a chegada do segundo filho. Por fim, as estratégias de manejo mais apresentadas foram de contar com a rede de apoio, principalmente com os avós maternos, para auxiliar nos cuidados às crianças, e investir no diálogo com o primogênito nesse momento de mudança do contexto familiar a fim de explicar as situações do dia-a-dia. Os aspectos mais presentes na literatura tiveram relação com o impacto no filho mais velho, sendo pouco abordadas questões como o impacto nos genitores e na relação conjugal.Artigo Científico Acesso aberto Você tem fome de quê? A percepção de adolescentes bulimicas acerca de seu transtorno alimentar(2018) Stern, Lourdes Ferreira AraujoO transtorno alimentar bulímico pode ser entendido como patologia associada à insatisfação corporal e ao medo de engordar. Esse fenômeno tido como patológico decorre especialmente da propagação, pela mídia, pelo consumo, pela sociedade e pela cultura de um padrão de corpo ideal, muitas vezes inatingível. E como os adolescentes estão na fase intermediária da vida, na qual se busca a construção de uma identidade, eles constituem um grupo muito vulnerável e propenso ao desenvolvimento da bulimia. Nesse contexto, a presente pesquisa procurou caracterizar a percepção de adolescentes bulímicas acerca de seu transtorno alimentar. Os objetivos específicos da pesquisa pretendiam: a) identificar o significado atribuído ao transtorno alimentar bulímico pelas adolescentes bulímicas; b) caracterizar estratégias utilizadas por adolescentes bulímicas para promoção da imagem corporal idealizada c) identificar a percepção de adolescentes bulímicas acerca de sua imagem corporal; d) identificar motivos para comportamento bulímico de adolescentes bulímicas, e; e) identificar a percepção de adolescentes bulímicas acerca das consequências do comportamento bulímico. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, descritiva e transversal. As participantes foram 22 adolescentes que se encontravam entre a faixa etária de 18 e 19 anos e que utilizavam redes sociais. Elas responderam um questionário online gerado pela plataforma Google Forms.. Como resultado da pesquisa, foi possível verificar que as adolescentes alteram sua rotina alimentar. Também se constatou que as adolescentes se encontram insatisfeitas com o próprio corpo e que a insatisfação corporal é o principal fator contributivo para o desenvolvimento e manutenção do transtorno alimentar bulímico. Observou-se, ademais, que as adolescentes não acreditam que a bulimia pode lhes causar graves consequências, atribuem ao transtorno apenas o benefício do emagrecimento. Nesse contexto pode-se concluir que a imagem corporal preconizada pela sociedade contribui como fator desencadeante e mantenedor da bulimia nas adolescentes.Artigo Científico Acesso aberto Marcha das Vadias: movimento de resistência à cultura patriarcal expresso na corporeidade das mulheres brasileiras contemporâneas(2018) Ceni, Vivyane MariaThe present article had as objective to know the performance of the resistance movement "Marcha das Vadias", in the constitution of the corporeity of contemporary Brazilian women. This is a bibliographical research, whose themes are: Marcha das Vadias; Patriarchal Culture; Female Corporeity. In the face of the literature presented, it is possible to consider that the "Marcha das Vadias" as a resistance movement, represents new and daring feminist activist movements, in turn, free from traditional organizations and party politics, as an act that drives the search for female freedom. On the other hand, while this movement is seen as a potential bearer capable of giving voice to demands, women's struggles for genderequal relations still face limits in capitalist societyArtigo Científico Acesso aberto Sentidos e significados atribuídos por policiais militares à experiência de transição entre a atividade e a inatividade profissional(2018) Graziano, Rosana Ferreira de SouzaA aposentadoria dos policiais militares é um benefício conquistado após cumprirem o tempo de serviço regulamentado. Contudo, nem sempre esse direito à aposentadoria é percebido igualmente entre os Policiais Militares de Santa Catarina. Muitos são os sentimentos que envolvem esse momento de transição da vida ativa para a vida inativa do policial. Esse artigo tem o objetivo de apresentar diferentes sentidos e significados experimentados por Policiais Militares de Santa Catarina e seus conhecimentos acerca de políticas institucionais de apoio para a transição da atividade para a inatividade. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e anotações colhidas durante o estágio acadêmico obrigatório efetivado. Foi constatado que a maioria dos policiais que estão na reserva e na reforma não conhecem, e não participaram do Programa de Preparação para a Reserva e Aposentadoria, oferecido pela instituição; também percebe-se que os sentimentos e significados atribuídos à aposentadoria diferem de acordo com a carreira dos policiais (oficiais e praças) e são influenciados pelos comportamentos da sociedade, da época histórica, da vida socioeconômica vigentes no momento da passagem para a inatividade e ainda em função do estilo de vida pessoal do policial. A totalidade dos sujeitos entrevistados nutre um bom sentimento pela instituição Polícia Militar de Santa Catarina, reconhecem a importância da corporação para o Estado, se sentem gratificados por pertencerem, ou por terem pertencido a essa instituição centenária, mas vêem a aposentadoria como uma fase da vida em que vão poder viver mais à vontade, sem tantas regras e horários. Reconhecem, entretanto, que seria importante uma melhor preparação para essa etapa da vida.Artigo Científico Acesso fechado Infâncias, gêneros e sexualidades: um panorama bibliográfico de pesquisas com crianças(2018) Brandão, Ana Luisa LinsO presente artigo analisa os pontos de vista de crianças brasileiras sobre questões de gênero e sexualidade retratados em publicações científicas, que tiveram por base pesquisa de campo em que as crianças foram as fontes principais do estudo. Foram selecionados alguns periódicos científicos no campo interdisciplinar voltados para discussões de gênero, sexualidade e feminismo, bem como anais eletrônicos de três edições do evento internacional “Fazendo Gênero”, resultando na identificação de em um total de vinte e cinco artigos científicos que versavam sobre a temática. A análise dos artigos permitiu que alguns pontos analíticos fossem levantados, entre eles a questão das brincadeiras e brinquedos infantis, que são fortemente atravessadas por estereótipos de gênero e podem ser caracterizadas como “de meninos”, “de meninas” e “mistas”; a intensa regulação e vigilância dos corpos masculinos, por conta da supervalorização da masculinidade hegemônica no meio social; a potência dos recursos lúdicos para discutir gênero e sexualidade com o público infantil, como a leitura e discussão de obras infantis e propostas de produções textuais e artísticas com as crianças, visto que se mostram como meios facilitadores para estas se expressarem e assim compreendê-las. A partir disso, percebeu-se que as temáticas gênero e sexualidade estão muito presentes nas vidas das crianças participantes das pesquisas, visto que expressam isso das mais diversas maneiras e não somente quando indagadas a respeito. Por fim, considera-se fundamental discutir as temáticas com estas para ampliarem seus repertórios e conhecimentos sobre as mesmas e, assim, contribuírem para o respeito e a tolerância à diversidade de gênero e sexual e (re)ssignificarem suas constituições como sujeitos.Artigo Científico Acesso aberto Política de afetos no trabalho: sentidos atribuídos por profissionais de uma maternidade da região metropolitana da grande Florianópolis(2018) Dal Moro, FlaviaO presente estudo se propõe avaliar as práticas organizacionais em consonância com a teoria dos afetos, abordada por Espinosa, renomado teórico racionalista no século XVII. Espinosa considera a afetividade como um fator gerador da orientação para a ação dos indivíduos em todos os âmbitos de sua vida, o que torna possível afirmar que também está presente nas relações de trabalho. O objetivo central da pesquisa foi identificar o sentido que os profissionais de uma maternidade da Região Metropolitana da Grande Florianópolis atribuem à afetividade nas relações de trabalho. A abordagem do estudo utilizou-se de técnicas quantitativas e qualificativas. O instrumento de coleta foi realizado a partir de um questionário, formulado com perguntas fechadas, contudo possui duas perguntas abertas, nas quais os entrevistados tiveram liberdade para expressar suas respostas. Os resultados obtidos evidenciaram que as relações de trabalho para os trabalhadores geram poderosos afetos e comportam diferentes visões conforme a experiência profissional e as expectativas pessoais. O sentimento da afetividade nas relações de trabalho é de extrema relevância entre os participantes, pois eles não revelaram apenas uma visão de trabalho vinculada a remuneração, mas também relacionada a construção de relações sociais, e criação de vínculos emocionais, aspectos que pode tornar o mundo corporativo mais potente, agradável e produtivo.Artigo Científico Acesso embargado Percepção de professores da educação básica acerca de estratégias utilizadas para a promoção de sua saúde no contexto de trabalho(2018) Klein, Débora ThaisAo trabalho pode ser atribuída a origem de prazer ou de adoecimento, tendo influência do contexto em que se desenvolve. No trabalho docente os professores contam com grande volume de trabalho, alta carga horária, estrutura precária das escolas, desvalorização da função desempenhada, tornando a atividade de trabalho altamente desgastante. Na avaliação dos docentes o trabalho dificulta que estejam saudáveis, sendo atribuída à categoria grandes índices de adoecimento e afastamento do trabalho. Para que os profissionais, reféns desse sistema precário de trabalho, possam se manter saudáveis na atividade laboral e visando contribuir para a redução do índice de adoecimento dos professores buscou-se, à luz da análise do comportamento, caracterizar a percepção de professores da educação básica acerca de estratégias utilizadas para a promoção de sua saúde no contexto de trabalho. Foram realizadas entrevistas com sete professores da rede básica de ensino de Florianópolis, de duas instituições públicas de ensino. Foi possível avaliar que em busca de sua saúde os docentes costumam praticar atividades físicas regularmente e cuidar da alimentação. No trabalho as estratégias utilizadas são de manter um bom relacionamento com os alunos e planejar as aulas utilizando estratégias de ensino diferentes, buscando promover sua saúde e uma maior participação dos alunos nas aulas. Quando as estratégias que utilizam no trabalho não são suficientes para a manutenção da saúde, os professores buscam afastar-se do ambiente de trabalho e buscar atendimento especializado. Pode-se considerar que as estratégias utilizadas estão contribuindo para o aumento da saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Porém, ainda não são suficientes, tendo em vista que a maioria dos profissionais não consideram-se saudáveis.Artigo Científico Acesso aberto Vida acadêmica e depressão: um olhar psicológico para os fatores de risco(2018) Rocha, Suély Moiale da RosaA depressão tem atingido cada vez mais os estudantes de Ensino Superior, além das altas taxas de suicídio que acometem estes grupos. Os sintomas depressivos podem surgir de forma sutil na vida de muitos estudantes, através de diferentes fatores. O objetivo exploratório desta pesquisa foi comparar os fatores que contribuem para a ocorrência de sinais depressivos em estudantes da área de Exatas e em estudantes da área de Humanas. O desenho deste estudo foi quantitativo, através de levantamento (survey), com corte transversal, onde foram analisados os dados de 833 estudantes de Ensino Superior de todo o Brasil. Os participantes da pesquisa foram homens e mulheres, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, maiores de 18 anos, residentes em qualquer estado do Brasil, matriculados em instituições de ensino públicas, privadas e comunitárias, cursando qualquer fase de um dos cursos das áreas de Humanas e Exatas. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online e anônimo por meio da plataforma Online Pesquisa. A análise dos dados foi realizada através de um cálculo de média geral, bem como média para o grupo de Humanas e o grupo de Exatas, a fim de verificar a Frequência de Ocorrência das respostas. Além disso, foram realizados também testes estatísticos: Teste t de Student e de Mann-Whitney para comparar as médias entre os grupos de estudantes de Humanas e de Exatas. Para isto, foram criados dois grandes eixos de análise: Incômodos e desconfortos durante a formação acadêmica e Sintomas de depressão sentidos pelos estudantes, os quais contaram com algumas categorias de análise, criadas a partir do questionário. Os dados indicaram que os incômodos, desconfortos e sintomas depressivos sentidos durante a vida acadêmica são um pouco diferentes entre estudantes de Humanas e de Exatas. A pesquisa apontou que fatores como “carga de leituras”, “carga de provas”, “insônia ou muito sono”, alteração do apetite e dificuldade para encontrar emprego/estágio, são sentidos de forma diferente entre os estudantes de Humanas e Exatas. Além disso, a pesquisa concluiu que há um índice alto de sintomas depressivos entre os acadêmicos das áreas de Exatas e de Humanas.Artigo Científico Acesso aberto A eficácia da lei ambiental em fomentar o comportamento sustentável(2018) Ramos, Ana Luisa SchmidtA lei ambiental, e suas prescrições sancionadoras, tanto na esfera penal quanto administrativa, é eficaz em fomentar o comportamento sustentável? Para responder a esse problema de pesquisa, buscou-se ainda identificar a lei ambiental para fomentar o comportamento sustentável e identificar as decorrências da lei ambiental sobre o comportamento. A pesquisa, qualitativa e exploratória, teve delineamento documental. Procurou-se, inicialmente, os dados constantes do programa de fiscalização ambiental denominado Operação Araucária, desenvolvido pela FATMA, na região Oeste de Santa Catarina. Na sequência, foram analisadas as normas penais e administrativas efetivamente violadas e sua correlação com os números obtidos naquele procedimento. A lei, segundo Skinner é uma regra que especifica as consequências das ações que, por sua vez, regem o comportamento. Contudo, a lei ambiental não traz regra sobre o que fazer, mas a descrição do comportamento indesejado com a respectiva sanção. Também não descreve a consequência natural do comportamento – os efeitos para o meio ambiente –, e sim a consequência arbitrária. O fato é que no programa de fiscalização realizado, constatou-se irregularidades em 92% das propriedades auditadas, circunstância que leva à conclusão de que a lei ambiental é ineficaz em fomentar o comportamento sustentável.Artigo Científico Acesso aberto Percepção de profissionais de psicologia que trabalham em CAPS ad acerca da relação entre sua atuação profissional e as regulamentações do Ministério da Saúde para atendimento a usuários de álcool e outras drogas(2018) Costa, JéssykaA redução de danos é compreendida como uma estratégia que visa minimizar os prejuízos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas. Todas as políticas públicas vigentes até final de 2017 eram norteadas com base na estratégia de redução de danos para o tratamento de usuários. Contudo, a Resolução 01/2018 do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD) orienta, não mais para a redução de danos mas, para a abstinência como política pública de tratamento ao uso de álcool e outras drogas. A fim de estabelecer a relação entre a atuação dos profissionais de psicologia nos CAPS álcool e outras drogas (CAPS ad) e as recomendações das legislações buscou-se caracterizar as estratégias de cuidado utilizadas por profissionais de psicologia que atuam em CAPS ad decorrente das regulamentações do Ministério da Saúde para o atendimento a usuários de álcool e outras drogas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais de psicologia que atuam em dois CAPS ad da Grande Florianópolis. As estratégias utilizadas pelos profissionais pautam-se principalmente na redução de danos, mas também em algumas situações na abstinência. Além disso, houveram divergências decorrente das práticas exercidas e o discursos sobre redução de danos. As principais atividades realizadas por estes profissionais são em processos grupais. Pode-se constatar ainda que, os profissionais compreendem as políticas públicas como fundamentais e que, as dificuldades da implementação para que essas políticas sejam efetivas ocorrem em função das gestões governamentais de instancias Federais, Estaduais e Municipais.Artigo Científico Acesso aberto Eles querem ver da gente não é o que a gente é: sobre a juventude e o protagonismo em uma escola pública.(2019) Silva, Amanda Bessa daEste trabalho teve como objetivo central analisar se os jovens identificam a escola como potencializadora de protagonismo. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo de campo, do tipo exploratória e com corte transversal. Os dados para análise foram concedidos a partir de um grupo focal, que ocorreu mediante quatro encontros realizados com jovens de uma escola pública da Região Metropolitana de Florianópolis. Por intermédio de uma análise de conteúdo, foi possível identificar a relação que os jovens estabeleciam com a escola, com os professores e com as coordenadoras. E também quanto à juventude, a forma como as relações se dispõe nesse contexto, e como os jovens conseguem agir enquanto protagonistas. Logo, os resultados encontrados demonstram que a questão geracional influência nas relações dentro da escola, na forma como os jovens atuam como protagonistas dentro do contexto escolar. Outro ponto a ser destacado é a interseccionalidade versus a imparcialidade dentro do ambiente escolar, e a necessidade de ter um espaço mais afetivo. Quando os jovens aprenderem a protagonizarem, tiverem suas falas validadas, os ambientes pelos quais atuam será mais efetivo em propiciar a aprendizagem e formar vínculos para sua participação.Artigo Científico Acesso embargado As motivações que contribuem para a decisão de mulheres em adotar uma criança(2019) Pires, Luiza BernardinoEsta pesquisa teve como objetivo compreender as motivações que contribuem para a decisão de mulheres em adotar uma criança. Ressalta-se que a adoção é um fenômeno complexo que existe no Brasil desde o colonialismo, com uma prática que tinha por influência a religião católica. Como instrumentos metodológicos desta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com a construção de categorias analíticas através da Análise de Conteúdo. As categorias foram nomeadas como: razões para adotar, concepção de família relacionada a motivação para adotar, concepção de maternidade e parentalidade no contexto da escolha pela adoção e concepção de feminilidade e a motivação pela adoção. Os resultados obtidos foram: a incidência de infertilidade em apenas uma das entrevistadas, destoando das altas taxas de infertilidade para busca pela adoção e uma perspectiva de gênero empregada na escolha dos perfis das crianças. Algumas mulheres justificaram o desejo de ter uma criança do sexo feminino para que esta exercesse o papel de cuidadora, papel este cristalizado em nossa sociedade. Ao final, o estudo reforça uma necessidade de desconstruir visões instintivas do feminino, associadas aos cuidados, à delicadeza, à vaidade relacionadas à motivação para adotar, e apresenta diferentes motivações para adotar em mulheres.Artigo Científico Acesso embargado Escuta psicológica nas organizações: acolher, orientar e encaminhar(2019) Lapolli, Cibele Aparecida RigoniO objetivo deste estudo foi caracterizar o fenômeno da escuta psicológica no contexto organizacional. Foram entrevistados seis psicólogos organizacionais e do trabalho, que responderam a um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado sobre escuta psicológica nas organizações, atribuições do psicólogo organizacional e procedimentos utilizados para a prática da escuta psicológica. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A partir dos relatos dos entrevistados, concluiu-se que a escuta psicológica se caracteriza como uma escuta empática, a serviço do outro e inerente à prática da Psicologia. Observou-se também que a escuta psicológica é praticada na íntegra pelos profissionais entrevistados, produz mudanças benéficas ao trabalhador e tem como finalidade, conforme as demandas, acolher, orientar e encaminhar. Nesse sentido, percebe-se a importância da escuta psicológica como ferramenta de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho na compreensão das implicações do trabalho na saúde mental do trabalhador.Artigo Científico Acesso fechado O Diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e seus efeitos de subjetivação: uma análise das trajetórias escolares de jovens universitários(2019) Lima, Heliane deO objetivo deste artigo foi analisar a trajetória escolar de jovens universitários diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e os efeitos de subjetivação decorrentes da experiência e apropriação desse diagnóstico. Foram entrevistados três estudantes de uma universidade da Grande Florianópolis (SC). A análise do material foi realizada a partir da perspectiva teórico- metodológica “análise de práticas discursivas e de produção de sentidos”, tal como proposta por Spink e Medrado (2013). As análises estão focadas nos efeitos de subjetivação dos processos de patologização e medicalização, com ênfase nas trajetórias escolares. Para fins de análise, as narrativas foram divididas em quatro categorias: 1) a construção do diagnóstico do TDAH;; 2) trajetória escolar: o tempo pré-diagnóstico;; 3) trajetória escolar: o tempo pós-diagnóstico;; e 4) o efeito “zumbi” nos processos de subjetivação. Após as análises, concluímos ser de extrema relevância a problematização dos efeitos da medicalização e da patologização da vida nas trajetórias escolares de estudantes universitários. Tais reflexões podem contribuir com profissionais da área da saúde e da educação, de modo a construir um posicionamento mais coerente, critico e criterioso frente a uma demanda cada vez maior no contexto universitário. Considera-se que, por se tratar de uma questão controversa e polêmica, faz-se necessário mais pesquisas sobre este tema no contexto acadêmico.Artigo Científico Acesso aberto A percepção dos trabalhadores de call center sobre os fatores do contexto de trabalho que intervém em seu sofrimento psiquico.(2019) Luize, BárbaraResumo: O sofrimento psíquico decorrente do contexto de trabalho dos trabalhadores de Call Centers é um tema muito complexo de se estudar, pelo fato de se tratar de um objeto subjetivo que não temos como mensurar, sendo assim foi percebido a necessidade de uma pesquisa a respeito desse tema. O presente estudo teve como objetivo caracterizar os fatores do contexto de trabalho que relaciona o sofrimento psíquico, a partir da percepção dos trabalhadores de Call Center, além de identificar os fatores: organizacionais do trabalho, as condições de trabalho e as relações socioprofissionais que relaciona o sofrimento psíquico do trabalhador de Call Center. Para isso foi realizado uma pesquisa exploratória e descritiva sendo assim a natureza da pesquisa será qualitativa de estudo de caso, visto que irá permitir o conhecimento detalhado dos fatores do contexto de trabalho dos Call Centers que estão relacionados com o seu respectivo sofrimento psíquico. Para isso foi realizada uma entrevista semiestruturada com cinco trabalhadoras de Call Centers para coletar os dados e após isso foi feito a Análise de Conteúdo para a organização e tratamento dos dados. Os resultados da pesquisa mostraram a presença de estresse, frustação, medo, ansiedade, dificuldade de execução das atividades, assédio moral, problemas na voz, dores musculares e até mesmo inflamações na bexiga como sofrimentos decorrentes das pressões da organização do trabalho, cumprimento de metas, da má ergonomia dos seus respectivos ambientes de trabalho e das relações com seus chefes de trabalho.Com isso foi possível perceber também a articulação desses três fatores, ou seja, não aparecem isoladamente no sofrimento de cada trabalhador de Call Center, só é apropriado de maneira diferente por cada sujeito.Artigo Científico Acesso aberto O que os videntes não veem: os sentidos atribuídos à experiência de formar-se psicólogo no contexto da deficiência visual(2019) Santos, Augusto César dosO objetivo desta pesquisa foi caracterizar a formação em Psicologia de estudantes com deficiência visual, no contexto de uma Instituição de Ensino Superior não Pública da Grande Florianópolis – Santa Catarina. O método adotado é de caráter qualitativo, a partir da análise de conteúdo das falas dos participantes. Participaram da pesquisa seis estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão) maiores de 18 anos. As entrevistas semiestruturadas tiveram duração aproximada de uma hora e quinze minutos. Com base nos objetivos foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado com vinte e três perguntas que compreendeu cinco eixos: a acessibilidade arquitetônica de uma Instituição de Ensino Superior não pública - IES, as estratégias utilizadas no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual, as relações sociais entre estudantes com deficiência visual e os colegas de curso, as relações sociais entre os estudantes com deficiência visual e os docentes e as condições de ensino disponíveis à formação em Psicologia na percepção de estudantes com deficiência visual. Constatou-se a necessidade da promoção da inclusão no ambiente acadêmico e do diálogo entre a comunidade acadêmica, professores e estudantes, bem como a capacitação e qualificação destes no que tange ao processo de ensino e aprendizagem no contexto da deficiência visual. A inclusão educacional no ensino superior depende sobremaneira do rompimento das barreiras comunicacionais, atitudinais e arquitetônicas, além do incentivo a novos estudos que investiguem as possibilidades de efetivação da educação inclusiva nos cursos de Psicologia.Artigo Científico Acesso aberto Percepção de profissionais de empresas de base tecnológica acerca da qualidade de vida no trabalho a partir do modelo de Richard Walton(2019) Santos, Daniella SantanaThe theme of Quality of Life at Work is gaining more and more visibility in its studies and discussions. In the current context of economic and technological transformations, where the lives of individuals suffer major impacts, there is a need for workers and companies awareness about the importance of this subject. Considering the increase of Technology-Based Companies (EBTs) in recent decades, which play an important role in the social and economic development of the country, it is necessary to think about the quality of life of these employees. Thus, the present study aimed to evaluate the Quality of Work Life of employees of technology-based companies. A structured questionnaire containing twenty-seven questions covering the eight dimensions of the QWL model defined by Richard E. Walton was used as a data collection instrument. The questionnaire was answered by fifty employees from different companies located in Greater Florianópolis, allowing a quantitative analysis of the data. It can be concluded from the results that, in general, employees expressed satisfaction with their Quality of Life at Work. It was found that the question related to health in the workplace had the highest satisfaction rate or high satisfaction, totaling 86%, then the “relationship with colleagues and bosses” and “workers rights” obtained both 80 % of satisfied or very satisfied answers. In turn, the question related to tiredness caused by work, obtained the highest index of dissatisfaction or much dissatisfaction, the responses together totaled 52%. There was a need to pay attention to tiredness and work overload, thus avoiding stress or any disease-generating factor, which may negatively affect the Quality of Life at Work. Thus, it is up to the psychologist equipped with the various possibilities of acting either through organizational, social, clinical psychology, to understand the human and social problems within organizations and contribute to the increase in the quality of life at work of employees.