Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Assunto "Adoção"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso embargado As motivações que contribuem para a decisão de mulheres em adotar uma criança(2019) Pires, Luiza BernardinoEsta pesquisa teve como objetivo compreender as motivações que contribuem para a decisão de mulheres em adotar uma criança. Ressalta-se que a adoção é um fenômeno complexo que existe no Brasil desde o colonialismo, com uma prática que tinha por influência a religião católica. Como instrumentos metodológicos desta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com a construção de categorias analíticas através da Análise de Conteúdo. As categorias foram nomeadas como: razões para adotar, concepção de família relacionada a motivação para adotar, concepção de maternidade e parentalidade no contexto da escolha pela adoção e concepção de feminilidade e a motivação pela adoção. Os resultados obtidos foram: a incidência de infertilidade em apenas uma das entrevistadas, destoando das altas taxas de infertilidade para busca pela adoção e uma perspectiva de gênero empregada na escolha dos perfis das crianças. Algumas mulheres justificaram o desejo de ter uma criança do sexo feminino para que esta exercesse o papel de cuidadora, papel este cristalizado em nossa sociedade. Ao final, o estudo reforça uma necessidade de desconstruir visões instintivas do feminino, associadas aos cuidados, à delicadeza, à vaidade relacionadas à motivação para adotar, e apresenta diferentes motivações para adotar em mulheres.Artigo Científico Acesso embargado As representações sociais de universitários sobre o processo de adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional(2020) Mattos, Marília Silva deAtualmente no Brasil, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (2020) existem 36.597 postulantes à adoção cadastrados, sendo que apenas 2,7 % dos pretendentes aceitam adotar crianças e adolescentes acima da faixa etária de 10 anos de idade. Por outro lado, encontram-se aptos juridicamente para serem adotados 4.995 crianças e adolescentes, desses 83% têm idades acima de 10 anos. A compreensão das crenças, atitudes e dos significados atribuídos socialmente ao processo de adoção tem sido alvo de pesquisas no campo da Teoria das Representações Sociais. Tais estudos podem contribuir para a compreensão do fenômeno da adoção, uma vez que as representações sociais são formas de entender determinados fenômenos relacionados aos seus contextos histórico-sociais, sendo essas concepções construídas por meio das comunicações compartilhadas por grupos de pessoas em sua dinâmica social. Esse trabalho partiu da compreensão de que a obtenção do conhecimento acerca das representações sociais da adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional possibilita o entendimento sobre o modo como os sujeitos elaboram imagens, crenças e valores sobre este fenômeno social, permitindo compreender de que forma o conhecimento do senso comum organiza tais informações e guia as ações dos indivíduos. A presente pesquisa é justificada por proporcionar subsídios ao poder público e às instituições implicadas com o tema da adoção, para que possam elaborar e contribuir com campanhas de conscientização sobre este fenômeno, assim como tencionar e estimular a construção de políticas públicas sobre o tema. O objetivo geral da pesquisa foi descrever as representações sociais de universitários sobre o processo de adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Participaram da pesquisa 39 pessoas com mais de 18 anos, regularmente matriculadas nos cursos de Psicologia, Direito ou Serviço Social, de instituições localizadas no Sul do Brasil. Quanto ao método empregado a pesquisa possui natureza qualitativa, baseada em um estudo de corte transversal. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário compartilhado via web, com perguntas abertas e fechadas com o objetivo de identificar atitudes, informações e possíveis elementos do núcleo central e periférico acerca da adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Os dados coletados a partir das questões abertas foram analisados com o auxílio do software IRAMUTEQ, software livre que permitiu o processamento de análises estatísticas sobre os textos produzidos. Para este estudo foram utilizadas as técnicas de análise lexicográficas simples, nuvem de palavras, análise de similitude e análise prototípica. Para análise dos dados quantitativos, foi utilizado o software JAMOVI, que permitiu realizar a análise estatística descritiva dos dados coletados das questões fechadas. A partir dos resultados deste estudo, foi possível observar que existe uma diferença quanto à compreensão dos participantes em relação à adoção de crianças e de adolescentes. Observou-se que a adoção de crianças é mais associada à dimensão afetiva, enquanto a adoção de adolescentes é mais focada nas questões relacionadas à responsabilidade, com grande centralidade na ideia de que a adoção de adolescentes é sinônimo de dificuldade.Artigo Científico Acesso embargado "Ser mãe" a partir da escolha de adoção monoparental(2021-11-30) Horn Meira Leonel, BrunaEste estudo retrata uma pesquisa qualitativa e exploratória que teve como objetivo compreender as vivências da monoparentalidade feminina decorrentes de uma adoção. Foram entrevistadas quatro mulheres, mães, que optaram pela adoção monoparental, com idades entre quarenta e quatro e sessenta e dois anos. A presente pesquisa se baseou no método biográfico progressivo-regressivo de Sartre para a análise dos dados coletados. Através dos seus relatos foi possível perceber possibilidades e desafios relacionados à história de cada uma das mulheres, ao processo de adoção e às vivências da maternidade. Assim, foram analisados dados referentes à espera do processo de adoção, suas motivações, o significado de “ser mãe” para elas, assim como as suas experiências com a maternidade, bem como os principais desafios a ela relacionados.