Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Assunto "Adolescentes"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso embargado "A beleza dóis" os efeitos dos padrões de beleza hegemônicos na percepção de adolescentes do ensino médio de uma escola pública de Florianópolis/SC(2019) Falcão, Francine De La VegaA adolescência é um período marcado por intensas transformações na vida dos sujeitos, principalmente no que diz respeito às mudanças em seus corpos. Este processo acaba sendo impactado pelos padrões de beleza presentes na sociedade. A partir desse contexto, este estudo teve como objetivo compreender os efeitos dos padrões de beleza hegemônicos na subjetividade de adolescentes do ensino médio de uma escola pública de Florianópolis/SC. Participaram da pesquisa 7 alunos meninos e meninas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório. Como ferramenta para coleta de dados, foram realizadas oficinas e os dados foram registrados a partir de diários de campo. No total foram realizados 4 encontros de 45 minutos cada no pátio externo da escola, durante as oficinas foram realizados debates e atividades em grupo. Os dados coletados foram analisados e discutidos a partir da análise de conteúdo, sendo assim, foram definidas três categorias temáticas: (a) O Padrão de beleza hegemônico na percepção de adolescentes (b) Imagem corporal e padrões de beleza (c) Os Aspectos da Subjetividade de Adolescentes Impactados pelos Padrões de Beleza. Concluiu-se que este padrão tem causado diversos efeitos na vida de adolescentes, prejudicando sua saúde física e psicológica, além disso, foi possível perceber que há necessidade de trabalhar esta temática no contexto escolar tendo em vista que muitos sujeitos que estão inseridos nesses ambientes têm apresentado insatisfação com a sua imagem corporal.Artigo Científico Acesso aberto A percepção dos pais sobre o uso de celular na adolescência de seus filhos: contribuições da perspectiva sistêmica(2022-12-07) Steinmetz, BárbaraSabemos que desde cedo, o contato com as tecnologias digitais cruza o caminho de muitas crianças. Portanto, o uso de celulares na adolescência pode se tornar uma ameaça ou um impulsionador no desenvolvimento dos jovens. Afinal, por que esses aparelhos fazem tanto sucesso entre esse público? Esta pesquisa fez parte do trabalho de conclusão do curso de graduação em Psicologia e teve como objetivo geral analisar a percepção dos pais sobre o uso de celular na adolescência de seus filhos. Participaram desta pesquisa, 60 pais de adolescentes de 12 a 18 anos. Quanto ao método empregado, a pesquisa possui uma uma abordagem qualiquantitativa, de delineamento do tipo levantamento não-probabilístico. A coleta de dados, foi realizada por meio de um questionário online com perguntas abertas e fechadas, auto-aplicado de forma individual, hospedado no Google Forms. Os dados coletados a partir das questões abertas foram analisados com o auxílio do software livre IRAMUTEQ, que permitiu o processamento de análises estatísticas sobre textos. Para este estudo foi utilizada a técnica de análise prototípica. Para análise dos dados quantitativos, foi utilizado o software JAMOVI, que permitiu realizar a análise estatística descritiva dos dados coletados das questões fechadas. A partir dos resultados deste estudo, foi possível observar que o celular por si só, não pode ser considerado um instrumento positivo ou negativo. Logo os pais dos adolescentes devem atentar-se a qualidade do tempo de uso e aos conteúdos acessados, de modo a promover um uso adequado e evitar o uso prejudicial de tal aparelho.Monografia Acesso embargado Redes sociais digitais na perspectiva da juventude(2021-12-03) Da Cunha, Osmar LopesAs influências das redes sociais digitais vêm crescendo constantemente, sendo fundamental compreender as relações que os jovens estabelecem com elas. Os jovens configuram os principais usuários das redes sociais, sendo estas um importante elemento da constituição das subjetividades contemporâneas. O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi compreender como os jovens se relacionam com as redes sociais na contemporaneidade. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico a partir de publicações científicas que versassem sobre o tema e que apresentassem estudos de campos em que os jovens foram o foco de estudo. O recorte temporal desse levantamento foi de janeiro de 2010 a outubro de 2021, através de artigos publicados nas bases de dados SCIELO, PePSIC, BVS e Portal do Capes. Ficou evidente que o tema estudado é pouco presente nas pesquisas e publicações de diversas áreas, onde o número de publicações mesmo abordadas no campo da psicologia é reduzido. Através de uma análise de conteúdo, foi possível criar duas categorias de análise que são: ‘O “Eu” Online”, que aborda como os jovens constroem sua imagem nas redes sociais, e “Presenças na Rede’, que se refere aos efeitos na subjetividade a partir da interação com as redes digitais, em especial a extensão dos corpos via publicações. Constatou-se a preocupação dos jovens em construir seus corpos digitais, pois por meio deles tentam assegurar novas relações dentro e fora das redes sociais, possibilitando a quebra da necessidade física de se relacionar e a construção de novas dinâmicas relacionais entre jovens e seus familiares.Artigo Científico Acesso embargado As representações sociais de universitários sobre o processo de adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional(2020) Mattos, Marília Silva deAtualmente no Brasil, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (2020) existem 36.597 postulantes à adoção cadastrados, sendo que apenas 2,7 % dos pretendentes aceitam adotar crianças e adolescentes acima da faixa etária de 10 anos de idade. Por outro lado, encontram-se aptos juridicamente para serem adotados 4.995 crianças e adolescentes, desses 83% têm idades acima de 10 anos. A compreensão das crenças, atitudes e dos significados atribuídos socialmente ao processo de adoção tem sido alvo de pesquisas no campo da Teoria das Representações Sociais. Tais estudos podem contribuir para a compreensão do fenômeno da adoção, uma vez que as representações sociais são formas de entender determinados fenômenos relacionados aos seus contextos histórico-sociais, sendo essas concepções construídas por meio das comunicações compartilhadas por grupos de pessoas em sua dinâmica social. Esse trabalho partiu da compreensão de que a obtenção do conhecimento acerca das representações sociais da adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional possibilita o entendimento sobre o modo como os sujeitos elaboram imagens, crenças e valores sobre este fenômeno social, permitindo compreender de que forma o conhecimento do senso comum organiza tais informações e guia as ações dos indivíduos. A presente pesquisa é justificada por proporcionar subsídios ao poder público e às instituições implicadas com o tema da adoção, para que possam elaborar e contribuir com campanhas de conscientização sobre este fenômeno, assim como tencionar e estimular a construção de políticas públicas sobre o tema. O objetivo geral da pesquisa foi descrever as representações sociais de universitários sobre o processo de adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Participaram da pesquisa 39 pessoas com mais de 18 anos, regularmente matriculadas nos cursos de Psicologia, Direito ou Serviço Social, de instituições localizadas no Sul do Brasil. Quanto ao método empregado a pesquisa possui natureza qualitativa, baseada em um estudo de corte transversal. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário compartilhado via web, com perguntas abertas e fechadas com o objetivo de identificar atitudes, informações e possíveis elementos do núcleo central e periférico acerca da adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Os dados coletados a partir das questões abertas foram analisados com o auxílio do software IRAMUTEQ, software livre que permitiu o processamento de análises estatísticas sobre os textos produzidos. Para este estudo foram utilizadas as técnicas de análise lexicográficas simples, nuvem de palavras, análise de similitude e análise prototípica. Para análise dos dados quantitativos, foi utilizado o software JAMOVI, que permitiu realizar a análise estatística descritiva dos dados coletados das questões fechadas. A partir dos resultados deste estudo, foi possível observar que existe uma diferença quanto à compreensão dos participantes em relação à adoção de crianças e de adolescentes. Observou-se que a adoção de crianças é mais associada à dimensão afetiva, enquanto a adoção de adolescentes é mais focada nas questões relacionadas à responsabilidade, com grande centralidade na ideia de que a adoção de adolescentes é sinônimo de dificuldade.