Engenharia Elétrica
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Navegando Engenharia Elétrica por Assunto "Algoritmo de controle"
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Estudo de Caso Acesso aberto Cancelamento Ativo de Ruído de Áudio(2023-05-05) MIRANDA DA SILVA, PAULOEste trabalho é um estudo experimental de métodos utilizados para realizar o controle ativo de ruído de áudio e buscou atender aos objetivos propostos de apresentar um sistema de controle ou cancelamento ativo de ruído, utilizando pesquisas anteriores e simulações aplicadas; conhecer a evolução histórica dos sistemas de cancelamento de ruídos; compreender e analisar os princípios relacionados ao funcionamento de sistemas utilizados para o cancelamento de ruídos; descrever os sistemas adaptativos de controle de ruídos apresentando os resultados da simulação realizada. Para a simulação dos algoritmos foram utilizados o dSPACE®, projetados a partir de diagrama de blocos construído no Simulink®. O experimento verificou a superposição de dois sons e o cancelamento entre eles, realizando o controle do ruído ativo em ambiente virtual, estimando os caminhos secundários e analisando o controle em tempo real. A partir do conceito de filtros adaptativos foram propostos os sistemas para controle acústico de ruído ativo e teoricamente o algoritmo Filtered-X LMS corresponde ao controle para experimentos realizados em ambiente virtual, em que os parâmetros são satisfatórios considerando que o modelo do caminho secundário é estacionário, mas impactados pela acústica do ambiente. Os resultados relativos à modelagem do caminho secundário apontam que para o modo off-line a estratégia híbrida é mais eficiente e estável que as técnicas feedforward e feedback. Na modelagem on-line utilizou-se o método de Eriksson que demonstrou ser mais robusto e eficiente, para controladores feedforward e híbrido.