Especialização Gestão de Trânsito
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Navegando Especialização Gestão de Trânsito por Assunto "Educação"
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Artigo Científico Acesso aberto Educação de trânsito: a necessidade premente de um trânsito mais altruísta(2019) Araujo, DelcidesThe aim of this study was to present the urgent need for a more altruistic traffic, and that, for such, through action in the area of education, it is necessary to disseminate through the municipal executive traffic entities about the value of avoiding infractions due to the benefits achieved, and not as an instrument to evade any punishment as culturally occurs. For the elaboration of the research, the deductive method was used, that is, from the general to the private, with a qualitative approach since a questionnaire was applied to the target audience and later it was performed to verify the obtained results.Artigo Científico Acesso aberto A educação na década de ação pela segurança no trânsito(2017) Riger, Christian AndersonO presente artigo apresenta o trânsito como um compartilhamento de espaço em que a eficiência e segurança são baseadas em um tripé sustentado pela Educação, Engenharia e Esforço Legal. Levando em consideração o pacto assumido por ocasião da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, são analisados os encaminhamentos brasileiros em comparação a fundamentos teóricos que evidenciam a importância da Educação para o trânsito, dados estatísticos da corrente década e pesquisa realizada com instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), com o intuito de verificar se os encaminhamentos adotados na prática, pelo Estado Brasileiro, tem gerado resultados que efetivem a cumprimento da meta objetivada no referido pacto.Artigo Científico Acesso aberto A educação no trânsito no município de Santa Rosa/RS(2020) Bin, Neida Maria TuzzinO presente texto traz uma descrição de trabalho de pesquisa envolvendo a implanta-ção de projeto de educação no trânsito na cidade de Santa Rosa, RS que consiste na realização de aulas teóricas com palestras e vídeos nas escolas do município de todos os níveis, ou seja, da pré-escola ao ensino superior. As aulas práticas são realizadas com escolinha de trânsito composta de sinalização, semáforos, lombadas eletrônicas, faixa de pedestres e bicicletas. Du-rante o recesso escolar são trabalhadas entidades como associações de bairros, terceira idade, pelotão mirim e associações beneficentes. O tema é educação no trânsito; o objetivo é verifi-car se a educação no trânsito apresenta resultados e se são satisfatórios; o método é o uso de questionários sobre o tema; o assunto abordado é a educação no trânsito no município de San-ta Rosa/RS, os resultados foram amplamente satisfatórios. Assim a pesquisa foi feita com en-trevistas a duas pessoas envolvidas diretamente com a gestão do trânsito no município, e três integrantes da Brigada Militar, entre os dias 20 e 26 de junho de 2019. Percebeu-se que o trânsito na cidade melhorou muito após a implantação do projeto de educação de trânsito que é realizado basicamente com estudantes das escolas na cidade. O trabalho alcançou o objetivo proposto.Artigo Científico Acesso aberto Educação para o trânsito: a necessidade de uma maior atuação por parte dos componentes do Sistema Nacional de Trânsito(2018) Rodrigues, Alesandro MoreiraThe present study is intended to present the need for a greater performance by the components of the National Transit System, in relation to Traffic Education, mainly with planned actions aimed at children in the initial grades of elementary school. For the elaboration of the research, the inductive method was used, through an exploratory research with a quantitative as well as a qualitative approach, once a questionnaire was applied to the target audience and afterwards, the questionnaire was analyzed to verify the results obtained in field.Artigo Científico Acesso aberto Educação para o trânsito: uma questão social(2017) Zambon, LeandroO objetivo deste estudo é verificar quais os conteúdos que devem compor o estudo da Educação para o Trânsito voltada aos jovens do Ensino Médio. Como forma de demonstrar os conteúdos a partir de conhecimentos prévios sobre o tema, buscou-se analisar as percepções sobre o trânsito dos jovens estudantes do Ensino Médio. Estende-se que compreender as percepções dos alunos sobre o trânsito contribuirá para que os projetos de Educação para o Trânsito desenvolvidos nas escolas dialoguem com seus interesses. Como justificativa para este estudo, é importante considerar que os jovens entre 11 e 20 anos de idade estão envolvidos em uma porcentagem considerável de aproximadamente 9% do número de óbitos por acidentes de trânsito (DETRAN, 2014). Países que investiram em Educação para o Trânsito, como por exemplo, Suécia e Japão que sofriam estatísticas parecidas com as do Brasil, obtiveram excelentes resultados, servindo de referência de trânsito seguro no mundo. (SONALY, 2011).