Especialização Gestão de Trânsito

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    A educação no trânsito no município de Santa Rosa/RS
    (2020) Bin, Neida Maria Tuzzin
    O presente texto traz uma descrição de trabalho de pesquisa envolvendo a implanta-ção de projeto de educação no trânsito na cidade de Santa Rosa, RS que consiste na realização de aulas teóricas com palestras e vídeos nas escolas do município de todos os níveis, ou seja, da pré-escola ao ensino superior. As aulas práticas são realizadas com escolinha de trânsito composta de sinalização, semáforos, lombadas eletrônicas, faixa de pedestres e bicicletas. Du-rante o recesso escolar são trabalhadas entidades como associações de bairros, terceira idade, pelotão mirim e associações beneficentes. O tema é educação no trânsito; o objetivo é verifi-car se a educação no trânsito apresenta resultados e se são satisfatórios; o método é o uso de questionários sobre o tema; o assunto abordado é a educação no trânsito no município de San-ta Rosa/RS, os resultados foram amplamente satisfatórios. Assim a pesquisa foi feita com en-trevistas a duas pessoas envolvidas diretamente com a gestão do trânsito no município, e três integrantes da Brigada Militar, entre os dias 20 e 26 de junho de 2019. Percebeu-se que o trânsito na cidade melhorou muito após a implantação do projeto de educação de trânsito que é realizado basicamente com estudantes das escolas na cidade. O trabalho alcançou o objetivo proposto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O processo educacional e sua contribuição para a segurança no trânsito no município de São José dos Campos/ SP
    (2019) Brito, Andrea Giovanelli de
    This paper deals with school education in elementary school and its contribution to the formation of citizens who assume themselves as part of the traffic safety process. The objective was to understand how traffic education in the school environment can improve personal growth and citizenship awareness in students, pedestrians and in future drivers. The methodology involved bibliographic research and project presentation based on the assumptions presented. Constructivism is observed to be an approach in education that states that humans build knowledge on their own, but learning is a social advance that involves language, real-world situations, and interaction and collaboration among students, considered as a central element in the learning process. It is concluded that some teachers still have some difficulties in using the technological instruments in the classroom. For these educators to be able to improve themselves in the digital age, it is necessary for the public authorities to show greater interest in training these professionals through courses, flexible hours lectures so that they can meet the highest possible demand.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação de trânsito: a necessidade premente de um trânsito mais altruísta
    (2019) Araujo, Delcides
    The aim of this study was to present the urgent need for a more altruistic traffic, and that, for such, through action in the area of education, it is necessary to disseminate through the municipal executive traffic entities about the value of avoiding infractions due to the benefits achieved, and not as an instrument to evade any punishment as culturally occurs. For the elaboration of the research, the deductive method was used, that is, from the general to the private, with a qualitative approach since a questionnaire was applied to the target audience and later it was performed to verify the obtained results.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    As diretrizes do plano de mobilidade urbana do município de Ribeirão Preto - SP: a análise da importância da promoção do transporte coletivo e dos modos não motorizados
    (2019) Rosa, Cleverson Michel
    Urban mobility is hampered by the lack of planning in the development of cities. As a result, the increase in the number of vehicles, especially automobiles and motorcycles, shows the preferences of traveling by individual and motorized mode. In the municipality of Ribeirão Preto - SP is not different, the total number of vehicle fleet has grown more than the number of inhabitants in recent years. Thus, the National Urban Mobility Policy (Federal Law No. 12.587/12) establishes the Urban Mobility Plan as a tool, aiming at the sustainable development of cities, the equity of citizens' access to transportation and the use of public space. Ribeirão Preto - SP, in 2012, prepared its Urban Mobility Plan, however, few projects were executed, only some preferred corridors, 600 meters of exclusive corridors and some bike paths. Thus, despite the Plan attesting priority to public and non-motorized transportation, the municipality has not yet been able to implement the projects to meet these guidelines.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Mobilidade urbana no município de Ipiaú-BA
    (2019) Souza, Clesio da Silva
    This study aimed to analyze the importance of sustainable urban mobility for the population of the municipality of Ipiaú-BA. The study is justified by its social and scientific relevance, as it is essential to promote sustainable urban mobility in the city of Ipiaú, but for this it is necessary to adopt measures aimed at improving the quality of urban life, which should have a positive impact on sustainable mobility of the city. This study can serve as a scientific support for the creation of strategies in this research area. How can the problem of sustainable urban mobility be mitigated in the municipality of Ipiaú? The methodology used of bibliographical researches and in the planning was chosen by the method of empirical research. It is concluded that in order to achieve sustainable urban mobility in the aforementioned municipality it is necessary to define strategies and also to have a procedure or instrument of analysis that can evaluate the possible implications of the measures implemented in the search for sustainable urban mobility.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Estudo sobre o uso de valores não convencionais em placas de regulamentação de velocidade máxima permitida
    (2018) Sperandio, Dennis Claudio
    Speeding in Brazilian traffic routes is a problem that affects both road safety and public health. Considering that signaling boards aim to establish a limit to the maximum speed developed in vehicles and that their perception is directly related to the attention of the driver, we can question whether a change in the form of establishing such speed could bring a benefit in regard to the attention focused to these maximum speed boards for a particular route. The present article sought to analyze and evaluate the level of driver perception through a qualitative research. The results show that the adoption of a signaling board with unconventional values can be an alternative to improve the perception of drivers in a road scenario as chaotic as Brazil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicativos de transporte de passageiros como Uber e 99 em Belo Horizonte: uso e características dessas plataformas
    (2018) Rocha, Paulo Sérgio Borba
    This article analyzes the characteristics of transport applications (such as Uber and 99) used in the municipality of Belo Horizonte (MG), as well as the experiences of users of these platforms during the travel, in order to point out the reasons for the increased use of this technology. Other points examined include the development and the expansion of these platforms. Collecting and analyzing the data made it possible to understand all this process. The level of security during the usage of the service was one of the best-evaluated factors by the users. Lastly, through the conducted research, especially through the information supplied by users of transport applications, the motivations and advantages that led such passengers to use this service in certain periods are highlighted.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O trânsito de Chapecó/SC: análise das políticas públicas na integração modal e viária de novos loteamentos
    (2018) Hermes, André Carlos
    As cidades de uma maneira geral e em especialmente Chapecó – SC, crescem de forma acelerada. Em muitos casos, este crescimento não aconteceu ou não acontece de forma racional e projetada, ou seja, os interesses alheios ou as dificuldades externas são causas que afetam diretamente a condução das políticas voltadas ao planejamento urbano, e em especial a mobilidade urbana e sistema viário atual. Este estudo busca apresentar como os novos loteamentos da cidade, na sua grande maioria implantados por investidores locais, se integram no contexto do plano de mobilidade urbana, bem como, verificar de que forma as políticas públicas veem contribuindo para que novos modais passem a ser uma realidade no contexto do planejamento urbano local, com vistas a demanda futura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação para o trânsito: a necessidade de uma maior atuação por parte dos componentes do Sistema Nacional de Trânsito
    (2018) Rodrigues, Alesandro Moreira
    The present study is intended to present the need for a greater performance by the components of the National Transit System, in relation to Traffic Education, mainly with planned actions aimed at children in the initial grades of elementary school. For the elaboration of the research, the inductive method was used, through an exploratory research with a quantitative as well as a qualitative approach, once a questionnaire was applied to the target audience and afterwards, the questionnaire was analyzed to verify the results obtained in field.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudos do comportamento humano dentro da psicologia no trânsito: caminhos para uma melhor formação de novos condutores
    (2018) Vergueiro, Filipe Neves Castro
    The present study aims to analyze the perception of the main agents of the traffic, drivers and learning drivers concerning to the traffic and its learning process which goal is to evaluate elements that can allow a better behavior in the traffic in Poços de Caldas - MG. A study about behavior in traffic was developed besides a survey with learning drivers to relate the environmental and its influence in the learning process, providing some points and conclusions to improve the traffic in Poços de Caldas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do plano diretor participativo do município de Criciúma/SC: planejamento urbano sustentável e mobilidade urbana
    (2018) Gerônimo, Joice Martignago de Medeiros
    Este trabalho buscou analisar o Plano Diretor do Município de Criciúma/SC, com base nas políticas de Mobilidade Urbana Sustentável, estabelecidas pelas Leis Federais nº10.257/2001 e nº12.587/2012, Estatuto das Cidades e Lei da Mobilidade Urbana, respectivamente. A mobilidade urbana tem sido destacada no debate da sociedade e alçada a um plano prioritário para a minimização de seus impactos por ser determinante para todas as atividades humanas, promover o desenvolvimento econômico, aumentar a qualidade de vida da população e promover a inclusão social. As cidades têm um importante papel de proporcionar uma máxima eficiência na troca de bens, serviços, cultura e conhecimentos entre seus habitantes, por isso que, para um município com mais de 200 mil habitantes se faz necessário estabelecer diretrizes para o acompanhamento da Mobilidade Urbana.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O juizado especial de trânsito como facilitador na resolução de conflitos nos acidentes de trânsito
    (2017) Souza, Valmiré de
    This article has as premise to analyze the performance of the Special Traffic Courts and their conciliators when the occurrence of traffic accidents without victim in the urban area of the city of Criciúma / SC. It also seeks to verify the obstacles encountered in all phases of this process, as well as seek solutions from the Judicial Brunch and the Militar police to improve the service of this modality with societ.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Transporte público complementar: integração que gera mobilidade
    (2017) Oliveira, Alexandro de
    Este artigo tem por objetivo apresentar os traços que marcam um dos importantes meio que compõe o modal de transporte coletivo, a integração do transporte público complementar. Diante da considerável demanda de usuários desse serviço no município de Taubaté, buscou-se identificar os fatores que geraram a necessidade de regulamentação, as ações fiscalizadoras como sendo da responsabilidade do poder público, e ainda de como poderá ser realizada a integração no transporte público com a necessária capacitação dos profissionais do sistema. Como resultado da pesquisa, verificou-se que esse tipo de integração com a participação do transporte público complementar poderá resultar em um serviço com mais qualidade, conforto e segurança. O surgimento de normas para essa integração poderá resultar em um novo conceito na prestação de serviço público, priorizando a dignidade do ser humano e da sociedade como um todo.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Mobilidade urbana: avaliação do sistema de Chapecó-SC
    (2017) Reginatto, Rudimar
    O crescimento constante da população na área urbana tem causado problemas as pessoas e ao meio ambiente, acarretando o aumento expressivo de deslocamentos em vias urbanas através de automóveis, caminhões, transporte urbano, motocicletas, esse deslocamento abre pautas para estudo sobre deslocamentos alternativos, como, bicicletas, caminhadas. O aumento dos deslocamentos individuais, diminui o uso do transporte público, gerando transtornos no trânsito, sejam eles, congestionamentos, poluição, ou os incontáveis acidentes. Na busca por alternativas de desenvolvimento sustentável, que atendam as demandas do trânsito, este trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental e da pesquisa de campo, destacando-se o plano de mobilidade e acessibilidade urbana como uma das ferramentas de gestão mais importantes para impulsionar o crescimento urbano e planejar o crescimento futuro. Por meio desta análise, observou-se que Chapecó necessita de mudanças urgentes no sentido de desenvolver alternativas viáveis ao deslocamento da população melhorando-se a qualidade de vida e preservando-se a qualidade ambiental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Educação para o trânsito: uma questão social
    (2017) Zambon, Leandro
    O objetivo deste estudo é verificar quais os conteúdos que devem compor o estudo da Educação para o Trânsito voltada aos jovens do Ensino Médio. Como forma de demonstrar os conteúdos a partir de conhecimentos prévios sobre o tema, buscou-se analisar as percepções sobre o trânsito dos jovens estudantes do Ensino Médio. Estende-se que compreender as percepções dos alunos sobre o trânsito contribuirá para que os projetos de Educação para o Trânsito desenvolvidos nas escolas dialoguem com seus interesses. Como justificativa para este estudo, é importante considerar que os jovens entre 11 e 20 anos de idade estão envolvidos em uma porcentagem considerável de aproximadamente 9% do número de óbitos por acidentes de trânsito (DETRAN, 2014). Países que investiram em Educação para o Trânsito, como por exemplo, Suécia e Japão que sofriam estatísticas parecidas com as do Brasil, obtiveram excelentes resultados, servindo de referência de trânsito seguro no mundo. (SONALY, 2011).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A educação na década de ação pela segurança no trânsito
    (2017) Riger, Christian Anderson
    O presente artigo apresenta o trânsito como um compartilhamento de espaço em que a eficiência e segurança são baseadas em um tripé sustentado pela Educação, Engenharia e Esforço Legal. Levando em consideração o pacto assumido por ocasião da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, são analisados os encaminhamentos brasileiros em comparação a fundamentos teóricos que evidenciam a importância da Educação para o trânsito, dados estatísticos da corrente década e pesquisa realizada com instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), com o intuito de verificar se os encaminhamentos adotados na prática, pelo Estado Brasileiro, tem gerado resultados que efetivem a cumprimento da meta objetivada no referido pacto.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A capacitação do agente público e a condução de veículos de emergência
    (2017) Favero, Altamiro de Oliveira
    Tem o presente artigo o objetivo de demonstrar os contornos que circundam uma importante modalidade da prestação de serviço público, a condução de veículos de emergência pelo agente público, sem desconsiderar que o particular também atua em referida condução. Em face da grande quantidade de acidentes de trânsito envolvendo essa atividade, buscou-se verificar a existência de normas que disciplinem o exercício deste mister, a obrigatoriedade à frequência em cursos de capacitação para os profissionais que atuam na área, bem como as ações do poder público, no sentido de oferecer cursos específicos na temática, além de realizar as devidas fiscalizações ao cumprimento das normas. Referida preparação tem um viés multidisciplinar, em que se busca qualificação sobre direção defensiva, primeiros socorros, relacionamento interpessoal no trânsito e questões psicológicas, que primam, sempre, pela observância do direito a um trânsito seguro.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Municipalização do trânsito em Taubaté/SP
    (2017) Mello, Flávio Rodrigues
    This study is based on two central axes: a theoretical and a practical one. In the theoretical axis, it is tried to present the current situation of the municipalization of transit in Brazil and of the city of Taubaté/SP, in order to understand how such municipalization occurred. The main authors are Gildo Andrade Filho, Gisele Hendges, Wilson Santos and Sildomar Souza who theoretically guide this research. It also aims to conceptualize the difficulties in interaction and communication between the population and the municipal transit executive body. The second axis turns to the exploratory research, of a deductive nature, because through a general situation a specific situation was analyzed having as object of research the specialized courses for drivers and course for instructors of transit. Through quantitative research, it is sought to verify how much the students of these courses know about the municipalization of transit and what its relation of satisfaction and improvements to the traffic management. From this research, through the analysis and interpretation of the data, it can be concluded that the students of the specialized courses for drivers and of the course of transit instructor, mostly, know the existence of the transit body. However, they do not know the process that municipalized of transit in Taubaté and still only, a small portion had contact with the transit agency, without taking into account the fines processes. In addition to demonstrating dissatisfaction about the process of interaction and communication between the transit body and the population, thus proposing some solutions and tools for such a situation.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conflitos principiológicos e a edição da Lei nº 12.760/2012
    (2017) Valerius, Maximino
    O presente trabalho tem como objetivo principal o estudo sobre a alteração da infração administrativa de embriaguez no volante, prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, sob a ótica trazida pela Lei 11.705/2008 e Lei nº 12.760/2012, examinando os artigos que sofreram as alterações e comparando-os com a legislação anterior. A chamada “Lei Seca” surgiu com a finalidade de inovar a legislação de trânsito no que se refere à embriaguez no volante, estabelecendo a alcoolemia 0 (zero) e impondo penalidades mais severas para o condutor que dirigir sob influência do álcool, com o objetivo de trazer mais segurança ao trânsito diante do crescente número de condutores embriagados que se envolvem em acidentes. Estas alterações legislativas, por consequência, provocaram posicionamentos diferentes da comunidade jurídica, quanto à caracterização do estado de embriaguez e a respectiva colheita de provas no que se refere à comprovação da infração na esfera administrativa. Através deste trabalho de pesquisa, ficou demonstrado que a mudança legislativa no que se refere a infração administrativa de embriaguez no volante visou principalmente a proteção da vida e da segurança viária, e que o legislador ordinário não teve a intenção de transgredir nenhum princípio constitucional, com criação desta lei, mas sim, instituir uma legislação visando estabelecer a tolerância zero no combate daqueles que utilizam de seu direito à liberdade em detrimento do direito à vida de outrem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso de bicicletas como modal para a mobilidade urbana no município de Castanhal, estado do Pará
    (2017) Silva, Mário Sérgio Silva da
    O uso de bicicletas como meio de transporte constitui-se uma realidade muito comum em todas as partes do mundo. Independentemente da visão acerca desse modal, faz-se necessário que haja sua integração ao sistema viário, de modo que colabore com o bem-estar e a segurança de todos no trânsito da cidade. O Município de Castanhal/PA não foge a esta realidade. Embora tenha tido um crescimento considerável na frota de veículos automotores, o uso de modais não poluentes, especialmente bicicletas, ainda é muito comum na cidade, sobretudo pelos que se deslocam para o trabalho e escola. Assim, o presente Artigo tem por objetivo apresentar a análise realizada sobre as políticas públicas elaboradas pelo poder público municipal de Castanhal/PA para atendimento dessa demanda e quais os planejamentos a serem executados. Apresenta também o ponto de vista dos que utilizam esse modal, fazendo as devidas considerações sobre o problema, além de propor soluções e/ou melhorias para os problemas identificados a partir da análise das informações.