Comunicação Social Jornalismo
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Navegando Comunicação Social Jornalismo por Assunto "Comunicação de massa"
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Monografia Acesso aberto Análise discursiva do programa Ondas da Ciência, da Rádio UDESC FM(2007) Gastaldi, KalinaEste trabalho monográfico tem como questão norteadora analisar o discurso do programa Ondas da Ciência, na Rádio Udesc FM, nos meses de março e abril de 2007. Para a análise ser possível, apoiei-me na corrente francesa de Michel Pêcheux referente à Análise do Discurso. O trabalho completo faz uma retomada as teorias da Análise do Discurso, passando pelo Jornalismo Radiofônico, discorrendo sobre o Discurso da Ciência e sobre o Jornalismo Científico presente no programa Ondas da Ciência. Apresento uma síntese do programa da Rádio Udesc Fm, para os leitores que aqui seguem terem o conhecimento do meu objeto de estudo, finalizando com a Análise e Interpretação dos Dados e com a conclusão.Monografia Acesso aberto 'Bonecas de luxo'(2010) Bosquetti, Alinne KühlkampA presente monografia propõe mostrar uma análise do conteúdo editado pela revista Vogue no Brasil, predominantemente destinado ao público feminino e, nessa perspectiva, verificar quais mensagens são passadas ao público e de que maneira são construídas representações da beleza feminina, respeitando as características desse meio de comunicação de massa - a revista, ao tempo em que evidencia os padrões de beleza ditados na contemporaneidade. "Bonecas de luxo": análise da beleza feminina presente na revista Vogue pretende pesquisar, através das fotos, conteúdo editorial e reportagens, como a beleza feminina é apresentada para as leitoras e quais artifícios e mecanismos a Vogue utiliza para determinar o padrão de beleza a ser consumido pelas mulheresMonografia Acesso aberto Os caminhos do grande irmão(2007) Moraes, Karin Helena Antunes deO reality show é um gênero televisivo que vem se expandindo em todo o mundo. No Brasil, um dos programas de maior sucesso de audiência é o Big Brother Brasil produzido na Holanda em 1999 pela Endemol. O programa consiste em confinar em uma casa luxuosa e vigiada por câmeras 24 horas por dia, um determinado número de pessoas (a primeira edição contou com 12 participantes passando para 14 na terceira e 16 na sétima) que não se conhecem e não são conhecidas do grande público. A cada semana dois participantes se enfrentam no "paredão", o mais votado pelo público deixa a disputa pelo prêmio de R$ 1 milhão de reais. O vencedor sai do último "paredão" onde o público vota em quem deve ser o ganhador. O trabalho aborda a apropriação do nome Big Brother (Grande Irmão) criado em 1948 pelo escritor inglês George Orwell em seu clássico 1984 que se constitui em um marco da literatura política mundial.Monografia Acesso aberto Os discursos possíveis na comunicação rural(2010) Pezente, Regiane NiehuesEste trabalho monográfico tem como questão norteadora analisar quais os discursos e atravessamentos possíveis evidenciados no vídeo "Terrinha e Zé Veneno", produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI. Para esta pesquisa, será utilizada a teoria da Análise do Discurso constituída por Michael Pêcheux e Eni Orlani. O trabalho retoma as teorias de discursos pedagógico, lúdico e de divulgação científica, que formulam a hipótese desta análiseMonografia Acesso aberto Entre marketing e responsabilidade social(2007) Oliveira, Aline Daniele Silva deEste trabalho considera a Responsabilidade Social um mito criado por uma necessidade de vender, por parte de empresas, e de consumir, por parte da população. Partindo deste princípio, os objetivos do trabalho são questionar as teorias de marketing social e repensar seu uso como uma estratégia a fim de conquistar o suposto título de Responsabilidade Social. Para isso, foram buscados o estudo e a análise da campanha social: "O Amor é a Melhor Herança. Cuide das Crianças", criada pelo Grupo RBS de comunicação. Entretanto, este trabalho centralizou os questionamentos em um dos veículos cuja publicação da campanha teve grande ênfase: o jornal Diário Catarinense. A fim de questionar a Responsabilidade Social, buscou-se fundamentação teórica em pensamentos de autores que possibilitaram uma outra interpretação para as clássicas definições da "boa ação social" definidas pelo marketing.Monografia Acesso aberto A imprensa e os acidentes aéreos(2007) Simões, Déborah Garcia ResendeEsta monografia tem como objetivo estudar e entender o comportamento da imprensa quando ocorrem tragédias aéreas como as que aconteceram nos vôos 402 e 3054 da TAM que aconteceram em 31/10/1996 e 17/07/2007 respectivamente. A importância do tema está no fato de que os jornalistas agem impulsivamente diante de uma tragédia e nesse momento a ética ao escolher a forma de se divulgar as notícias fica comprometida. Realizado em duas partes, na primeira consta um estudo conceitual e a segunda a análise do conteúdo. A metodologia aplicada foi a qualitativa analisando as reportagens publicadas nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, e nas revistas Veja e Isto É. Assim, este estudo tem como objetivo mostrar os exageros cometidos pela imprensa naquelas ocasiões e as conseqüências da forma irresponsável, com que informações, não checadas e divulgadas no calor das emoções e dos sentimentos vivenciados nos momentos em que tragédias como essas podem acarretar. Analisando as reportagens publicadas nos dias posteriores ao acidente, percebe-se que os meios de comunicação se precipitaram, fazendo uma cobertura emocional, preocupada apenas em dar "furos de reportagem" e em transformar matérias em um produto voltado para satisfazer os piores instintos do consumidor. Com efeito, a mídia impressa abusou do sensacionalismo, das especulações e da busca precipitada de culpados.Monografia Acesso aberto Micro-jornalismo(2007) Luz, Ângela Cristina Miranda daEste trabalho tem por objetivo buscar a micro-história no jornalismo, não deixando também de observar este fator entre micro-história e o documentário cinematográfico e a micro- história e o estilo literário. Dando início a este projeto, encontra-se a inspiração do movimento micro-história: a Escola dos Annales e suas gerações, que são estudadas rapidamente para que se estabeleça um contexto histórico. O foco principal é a micro-história, em suas relações com o jornalismo e como eles podem de certa forma manter uma ligação. Ou seja, como se pode apresentar as notícias a partir de uma outra visão, um outro olhar, que seja alternativo à visão macro que alguns tipos de jornalismo empreendem com força de um espetáculo midiático. Uma discussão sobre este ponto é de fundamental importância, mostrando os moldes da nossa sociedade atual, que é a sociedade do espetáculo e buscando uma forma diferente do jornalismo apresentar as notícias e informações. Para mostrar como o jornalismo e a micro-história podem estabelecer uma relação, é utilizado o caso 174 visto de diferentes ângulos: as matérias elaboradas pelo Folha Online, que fazem parte da grande mídia, portanto, dificilmente conseguirão contar uma micro-história; a cobertura feita pelo Jornal Nacional, que fez uma abordagem macro, o documentário Ônibus 174, que utiliza o micro e o macro na sua construção, e a possibilidade de uma biografia construída com base no documentário, que recebe o nome de micro-jornalismo.Monografia Acesso aberto A notícia como espetáculo(2007) Silveira, KarineEsta pesquisa tem por objetivo apurar e aprofundar o conhecimento sobre a produção de programas e telejornais policiais, também, em alguns casos, chamados de sensacionalistas. É objetivo analisar como são apresentados e o que veiculam para atrair mais telespectadores. Procura entender melhor o que justifica a opção por esse tipo de programa. Mostrará índices de audiência que provam que o interesse não é mais exercer a função social do jornalismo e sim atrair anunciantes. Inicialmente irá tratar de conceituar notícia e sensacionalismo. Será comentado sobre alguns programas populares, e o precursor desse segmento. Falará também sobre as características desses telejornais bem como a aceitação dos telespectadores. Esta monografia tem com objeto de pesquisa o telejornal SBT Meio Dia da REDE SC, afiliada do SBT em Santa Catarina. O telejornal é exclusivamente policial e está no ar há 10 anos.Monografia Acesso aberto Televisão comunitária em Florianópolis(2007) Spohr, JulianaEste estudo tem o propósito de compreender a relação entre o conteúdo oferecido pela única emissora comunitária do Estado de Santa Catarina, a TV Floripa, e o dispositivo teórico da Análise do Discurso. Com o intuito de tornar visíveis os atravessamentos discursivos presentes em sua programação e também avaliar se a emissora comunitária realmente está cumprindo o seu papel especificado na legislação brasileira. Ao concluir os estudos é possível perceber que existem programas realmente com enfoque comunitário, que envolvem a população local em sua produção, mas grande parte da programação da emissora não tem vínculo com a comunidade a que se destina. Isso se deve às dificuldades de produção da emissora local, que acaba por completar a sua grade com programas de distribuição gratuita, produzidos fora do Estado.