Comunicação Social Jornalismo
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Navegando Comunicação Social Jornalismo por Assunto "Comunicação social"
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Monografia Acesso aberto A análise discursiva do programa Profissão Repórter(2009) Rodrigues, Tamires da RosaCom ênfase no meio televisivo e no dispositivo teórico, essa pesquisa analisa as interpretações dos sujeitos e os atravessamentos discursivos do programa Profissão Repórter. Utiliza-se como corpus uma edição do mês de maio deste ano. Sendo que este corpus esta em recortes para que possamos verificar como se da os sujeitos leitores no programa televisivo. Ao longo das analisesconcluímos que o programa possui vários atravessamentos discursivos, tornando assim o programa superficial, sem matérias cativantes e aprofundadas.Monografia Acesso aberto Análise do discurso jornalístico na sua formulação de sentidos sobre a implantação do rádio digital em Florianópolis(2009) Oliveira, Evita deA presente monografia é um estudo sobre a implantação do sistema de rádio digital em Florianópolis. A partir da perspectiva Teórica da Analise do Discurso, linha francesa (Pêcheux 1975/1969, Orlandi 1996/1999), buscamos analisar a textualidade discursiva e seus entrelaçamentos nas matérias publicadas no jornal Diário Catarinense, publicadas entre os anos de 2003 a 2008. Especificamente, busca-se conhecer o não-dito presentes nessas matérias, já que por trás do dito existe também um dizer que está silenciado. Ao longo das edições analisadas concluímos que os discursos são heterogêneos, resultados do atravessamento de diferentes discursos que se constituem a partir do contexto social e ideológico de cada indivíduo.Monografia Acesso aberto Análise ética discursiva da cobertura da imprensa no caso da máfia do apito(2009) Silva, Marcelo SantosEm setembro de 2005, um suposto esquema de manipulação de resultados no futebol era denunciado pela imprensa brasileira. Um árbitro do quadro da FIFA, junto com alguns empresários, foi o protagonista daquilo que ficou conhecido como a "Máfia do Apito". O presente trabalho faz uma análise discursiva e ética da cobertura da imprensa sobre os fatos acontecidos. No processo, são discutidos os fatores econômicos e sociológicos que envolvem o futebol e a mídia no Brasil, trazendo à tona jogos de interesses e disputas por poder, ressaltando elementos já impregnados na sociedade brasileira. Com a ajuda de autores da Sociologia, da Linguística, da Comunicação e da Ética, é mostrado como uma reportagem pode criar uma realidade distorcida para a populaçãoMonografia Acesso aberto A construção de sentidos sobre a mulher na revista masculina Trip(2009) Bortoli, Penélope de OliveiraEste trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o jornalismo produzido pela revista masculina TRIP buscando compreender como o homem, que é o sujeito leitor dessa revista, produz sentidos sobre a mulher. Para isso tomamos como base teórica e metodológica a Análise do Discurso (Pêcheux, 1969 e 1975).Monografia Acesso aberto A estratégia de marca própria e a relação entre signo (marca) e objeto (produto)(2009) Demétrio, Paulo SergioEste trabalho tem como objetivo geral a realização de um estudo mais aprofundado acerca da relação entre produto, marca e consumidor, considerando como este último concebe os dois primeiros. Para isso, teremos como foco principal deste trabalho uma estratégia específica de gerenciamento de marca chamada marca própria. Esta estratégia coloca em evidência a relação em questão, pois evidencia a separação entre fabricante do produto e gerenciador da marca, deixando evidente que, em nossa sociedade, cada vez mais acontece o descolamento entre marca e produto, levando a certo desinteresse sobre a verdadeira origem do último. Mas, para que isso se torne possível, temos que ter em mente a concretização dos seguintes objetivos específicos: definição de marca própria e sua importância para o comercio varejista; observação da modalidade de consumo ligada especificamente a marca própria, identificando a percepção, o comportamento e o interesse e/ou desinteresse do consumidor pela origem dos produtos. Por fim, buscaremos utilizar as ferramentas teóricas da semiótica na relação entre marca própria e produto, percebendo a relação entre signo e objeto.Monografia Acesso aberto O fazer jornalístico no jornal O Estado(2009) Rodrigues, Natalia ParisO Presente trabalho tem como objetivo compreender o fazer jornalístico no jornal O Estado, a partir de distintos momentos do seu processo produtivo, que auxiliou na construção da imprensa catarinense, e, sobre tudo, de Florianópolis da década de 50 até a década de 90. Para isso, foi estabelecida uma relação entre o político e o local, que se valendo da Teoria da Análise do Discurso, ajudou a entender os mecanismos que envolveram a imprensa catarinense nesse período e o desenvolvimento do jornal O Estado como um dos principais veículos de comunicação impressa do Estado de Santa Catarina.Monografia Acesso aberto Uma parte no latifúndio branco(2009) Faraco, Raphael AntunesTrata-se de pesquisa monográfica realizada sobre o discurso jornalístico e aimplementação do sistema de cotas na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com o objetivo geral de realizar uma abordagem crítica do discurso jornalístico sobre a implementação do sistema de cotas na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no período entre 2006 a 2008, através do estudo de algumas reportagens que analisaram o tema na época. Os objetivos específicos consistem no estudo dos aspectos gerais do discurso jornalístico; na análise do sistema de cotas na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e, por fim, na realização de uma abordagem crítica do discurso jornalístico sobre o tema. As políticas afirmativas de caráter compensatório ou de reparação é um tema bastante polêmico que divide opiniões. Segundo a corrente de oposição às cotas, a medida é inadequada ao passo que fomenta a divisão da população em raças. De outro lado, encontra-se a corrente favorável que sustenta ser a política de cotas uma medida emergencial e necessária para o ingresso dos negros no ensino superior brasileiro público e de qualidade. Na análise dos textos verificou-se a parcialidade e o poder de persuasão do discurso jornalístico, considerando a presença de elementos caracterizadores de opiniões, com clara intenção de influenciar o leitor a posicionarse contra a política de cotas da UFSC.Monografia Acesso aberto A violência no sorriso de Isabella(2009) Diniz, DeniseA morte da menina Isabella no dia 29 de março de 2008 transformou-se em um fenômeno e mídia extraordinário. A repercussão foi gerada a partir do momento em que os principais suspeitos do crime passaram a ser o pai da criança, Alexandre Nardoni e a madrasta, Anna Carolina Jatobá. Este trabalho busca aprofundar o conhecimento sobre a produção sensacionalista de notícias, investigando a exploração do imaginário que envolveu o crime e propondo uma leitura simbólica da sua repercussão. A análise da cobertura da mídia enfoca, sobretudo a representação da menina, do pai e da madrasta, a partir das edições 2055 e 2057 da revista Veja. Traçam-se analogias com os contos de fada, narrativas mitológicas e significados simbólicos socialmente construídos em relação a esses três papéis