Psicologia
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Artigo Científico Acesso aberto Conhecendo a morte através do livro infantil: “Pode chorar, coração, mas fique inteiro”(2023-06-07) Tironi, Karina ZulaufParece haver a necessidade de esconder, de “superar” a morte o mais rápido possível. E se já é algo tão complicado para os adultos, como pode ser para as crianças? São essas questões que norteiam este trabalho que possui como objetivo principal analisar o livro infantil do autor dinamarques Glenn Ringtved, “Pode chorar, coração, mas fique inteiro”, partindo da perspectiva do luto vivenciado por crianças. E, como objetivos específicos: a) Descrever as diversas perspectivas do luto para a psicologia; b) Apresentar a obra “Pode chorar, coração, mas fique inteiro”do autor Glenn Ringtved; c) Analisar como o processo do luto infantil é desenvolvido nesta obra e d) Compreender como o livro de Glenn Ringtved pode ser utilizado no manejo de psicólogos/as. Para tanto, esta pesquisa baseia-se no método de pesquisas exploratórias e revisão bibliográfica de artigos e livros para a posterior análise do livro infantil de Glenn Ringtved. Os objetivos são elaborados e estudados com base em autores conhecidos por suas obras com temáticas de morte e luto, como Maria Júlia Kovács, Elisabeth Kübler-Ross, John Bowlby, entre outros, e também livros e artigos que tratam do luto infantil e o aprendizado lúdico das crianças. Por fim, uma análise sobre o potencial do livro de Glenn Ringtved para psicólogos ao se tratar de um momento e tema tão difícil quanto a morte.Artigo Científico Acesso aberto Do quintal para o sofá: vivências e desafios de crianças e adolescentes durante a pandemia(2023-12) HARBS, Alexia Adriana de Oliveira; ROSA, Grazieli Georgi; OLIVEIRA, Luiza Cristiane deA presente pesquisa teve como objetivo geral discorrer sobre os efeitos experimentados por crianças e adolescentes ao longo do período da pandemia da Covid-19. O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica seguindo o formato de revisão integrativa da literatura, foram selecionados 20 artigos para compor essa revisão, publicados entre o período de 2020 a 2023, nas bases de dados SciELO, PePSIC, Periódicos CAPES e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), os termos utilizados para essa pesquisa foram “Pandemia da Covid-19”, “Saúde Mental” “Psicologia” e “ Crianças e Adolescentes”. Os resultados da pesquisa apontaram a prevalência de estudos publicados na região do Sul e Sudeste do Brasil. A discussão do presente artigo procurou salientar as principais dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes brasileiros durante o período da pandemia, sejam essas dificuldades de cunho psicológico, como o desenvolvimento ou agravamento de transtornos como o de ansiedade generalizada, transtorno depressivo e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), dificuldades no âmbito social como pobreza extrema, insegurança alimentar e a falta de acesso à internet e dispositivos eletrônicos adequados para participação de atividades escolares, que acarretaram em desafios significativos para crianças e adolescentes. Assim como, dificuldades educacionais, que além das limitações previamente mencionadas, notou-se que um grande número de crianças e adolescentes brasileiros abandonaram atividades lúdicas, recreativas e até mesmo suas responsabilidades escolares para ingressarem precocemente no mercado de trabalho, a fim de contribuírem com o sustento de seus lares. Além do aumento alarmante de atos de violência durante a pandemia da Covid-19 contra esses indivíduos, englobando violência física, sexual, psicológica e o trabalho infantil.