Especialização em Design de Produto na Era Digital
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Design de Produto na Era Digital por Assunto "Educação a distância"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Design Thinking para a formação de autores na educação a distância(2018) Andrade, Andréa de OliveiraDevido à explosão do acesso à informação com a internet, torna-se importante a reflexão sobre a construção de materiais didáticos na Educação a Distância (EaD). Através de uma metodologia ativa, esse processo pode favorecer o crescimento da interação entre o autor-leitor. Muitos conteudistas utilizam como recurso para seus projetos pedagógicos, buscadores de conteúdos viabilizados pela internet, levando-os a diversas fontes, podendo ser confiável ou não. É importante frisar que, na EaD o material didático, também conhecido como instrucional, organiza a dinâmica de todo o processo de ensino-aprendizagem. Os profissionais que pretendem atuar nessa modalidade precisam construir materiais mais dinâmicos e reflexivos, pois estamos em uma era totalmente conectada e informada. Essa construção pode ser feita com o apoio do Design Thinking, metodologia ativa que aborda a inovação e criatividade centrada no trabalho colaborativo, no usuário e na resolução de problemas. Este artigo descreve o quão pode ser eficiente utilizar a metodologia do Design Thinking na Formação de Autores para Educação a Distância (EaD).Artigo Científico Acesso embargado Simulação de atividades práticas por meio de laboratórios virtuais(2018) Mesquita, Noemia SouzaO presente artigo aborda o conceito de laboratórios virtuais para práticas e simulação de atividades, onde a aprendizagem é mediada por meio de tecnologias em um ambiente controlado para o desenvolvimento de práticas experimentais que auxiliam o meio pedagógico a transmitir conhecimentos variados. Neste contexto será explorado o tema da realidade virtual, onde há simulação de um ambiente educacional, empresarial e profissional para a imersão do usuário. Um laboratório de aprendizagem tem como objetivo principal complementar a construção do conhecimento do estudante, por meio do reconhecimento explícito dos processos envolvidos na atividade de ensino. O artigo visa ainda situar como uma prática laboratorial de experimentação pode ser simulada/construída por meio de tecnologias atuais para auxiliar alunos/usuários a testarem seus conhecimentos e auxiliarem os processos de ensino-aprendizagem.